Inteligência Artificial

Inteligência artificial é a criação de máquinas que podem pensar, aprender, sentir ou tomar decisões conforme o ambiente ao seu redor.

Categoria de Tecnologia

Postado em 31 março 2022

Atualizado em 11 janeiro 2023

Palavras-chave: ai,ia,inteligência,artificial,intelligence,superinteligência,superintelligence,narrow,limita,geral,ficção,cient,máquina,computador,machine,deep,learning

Visualizações: 1615

O aumento da utilização de meios digitais para realização de tarefas, trouxe um grande número de vagas de emprego para desenvolvedores. Para a máquina saber como realizar suas tarefas, ela precisa ter um algoritmo programado por um ou mais programadores. Porém, algoritmos programados por humanos podem gerar vulnerabilidades em sistemas com extrema importância, como em sistemas de Fintech ou sistemas automobilísticos. A inteligência artificial é uma solução para esse problema.

O que é a inteligência artificial?

Inteligência artificial é um sistema de computador que possui inteligência semelhante a inteligência humana para a realização de tarefas complexas. É utilizada para fazer com que máquinas tenham capacidade de substituir humanos em tarefas que só humanos podiam realizar anteriormente.

Além de substituir os humanos em alguns postos de trabalho, a inteligência artificial consegue ter um um empenho superior aos humanos devido ao poderosos níveis de armazenamento e processamento dos computadores modernos. Além disso, a facilidade de integração da inteligência artificial com outras tecnologias como IoT, Indústria 4.0 e chatbots, traz uma série de vantagens para sua implementação, pois ela tende a se ajustar automaticamente.

O aprendizado da máquina é um campo de inteligência artificial, responsável pelos métodos que fazem com que a máquina aprenda e atue conforme as exigências. Na fase de aprendizagem, a máquina precisa de um grande volume de dados para ter efetividade no seu treinamento. Assim como os humanos, as máquinas aprendem com os acertos e os erros, ou seja, baseada na sua própria experiência de aprendizagem.

Em outras palavras, o termo “inteligência artificial” representa a substituição da inteligência humana pela inteligência artificial para raciocinar, aprender e tomar decisões sem a presença humana.

inteligencia artificial

Aprendizado da máquina

O aprendizado da máquina é um tipo de habilidade que permite a máquina aprender e melhorar seu desempenho em relação a tarefa na qual ela foi programada a realizar. Porém, é necessário a presença de um humano para “ensinar” a máquina a realizar essa tarefa da forma correta.

Geralmente, esse “ensinamento” é feito com uma grande quantidade de dados e análises frequentes, para regular o aprendizado da máquina de modo que ela não se “perca durante o caminho” e avance para o caminho errado.

Aprendizagem profunda

A aprendizagem profunda é uma técnica inspirada no funcionamento do cérebro humano. A aprendizagem profunda permite a máquina a aprender de modo autônomo, sem a presença de um humano. Em alguns casos, trazendo resultados superiores a um humano em relação a soluções.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Diferente do que muitas pessoas pensam, a inteligência artificial não se limita apenas em robôs físicos que podem ouvir, conversar e andar. Na verdade, a inteligência artificial é um software que pode ser independente. Inclusive se encontra disponível para a utilização através de serviços SaaS. Além disso, a inteligência artificial pode ser fragmentada, com intuito de atender apenas os requerimentos específicos de serviços.

Entre os tipos de inteligência artificial estão:

  • Inteligência artificial limitada (ANI)
  • Inteligência artificial geral (AGI)
  • Superinteligência artificial (ASI)

Inteligência artificial limitada (ANI)

ANI é a sigla para “Artificial Narrow Intelligence”. Tipo de inteligência artificial especializada em apenas uma função.

Habilidades como aprendizado de máquina e aprendizagem profunda fazem parte desse tipo de inteligência, podendo aprender e melhorar em relação a sua função, mas não podendo aprender novas tarefas diferentes na qual ela foi programada.

Exemplos dessa inteligência são:

  • Computador que joga xadrez
  • Identificador de imagens
  • Piloto automático
  • Assistentes virtuais
  • Chatbot

Inteligência artificial geral (AGI)

“Artificial General Intelligence” é a forma completa da sigla AGI. São robôs que podem realizar múltiplas tarefas como falar, andar e pular. Porém ainda não chegam no nível humano.

Esse é o tipo de inteligência que vemos nos filmes de ficção científica, onde robôs podem se comunicar com humanos e tomar decisões levando em consideração o ambiente ao seu redor.

Exemplos desses robôs são utilizados em países como o Japão, como:

  • Recepcionista de hotel
  • Assistente de banco
  • Garçom de churrascarias

Superinteligência artificial (ASI)

ASI é a sigla para “Artificial Super Intelligence”. Por enquanto essa inteligência só existe na teoria.

Um robô considerado uma superinteligência artificial seria capaz de fazer múltiplas atividades melhor do que um ser humano, podendo ter emoções, relações e habilidade de fabricar mais robôs.

Vantagens da inteligência artificial

A maior parte da inteligência artificial utilizada hoje com eficiência, é a limitada.

Superior ao humano em tarefas específicas

Apesar de conseguir realizar apenas uma função, ela é capaz de executar essa função com mais eficiência do que um humano.

Hoje em dia, a digitalização de informação gerou uma grande quantidade de dados que podem ser processados com precisão, velocidade e eficiência por robôs. Um humano não é capaz de processar e armazenar grande quantidade de dados como uma máquina. A capacidade das máquinas em gerar dados é muito maior do que antigamente. Esse grande volume de dados pode ser usado de forma estratégica por robôs com inteligência artificial para melhorar negócios, fazer descobertas ou melhorias em processos industriais.

Não necessita de atualizações escritas por um programador

Nem sempre é possível ter o mesmo programador disponível para implementar ou atualizar o algoritmo de uma máquina. Fatores como entrada e saída frequente de programadores no projeto, pode prejudicar a qualidade do algoritmo conforme atualizações vão sendo feitas. Com a inteligência artificial, não é necessário um programador responsável por fazer atualizações frequentes, uma vez que a máquina tem habilidade de aprender sozinha, baseando-se em dados passados. Isso permite técnicas para a substituição de algoritmos por inteligência artificial em alguns sistemas ou a criação de algoritmos realizadas pela máquina.

Conclusão

O futuro da inteligência artificial ainda é muito imprevisível. Sem dúvidas, as máquinas irão continuar a ajudar os humanos a fazer cada vez mais descobertas e avanços na história. Com as descobertas da inteligência artificial quem sabe um dia nos tornamos uma civilização capaz de aproveitar toda a energia do nosso planeta.

Projetos práticos

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Veja também

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

O usuário malicioso joga a isca e espera a vítima pacientemente

Phishing tem esse nome pois a vítima se torna só mais um peixe na rede. Ter conhecimento de phishing é o melhor jeito de evitar ser um desses peixes

IAM Identity and access manager

O gerenciamento de identidades e acesso é um recurso da AWS usado para atribuir permissões para usuários e recursos na AWS.

Endereço MAC

Usado como identificador em uma rede local. Possui 48bits e mais de 280 trilhões de variações que podem ser atribuídas aos dispositivos.

Indústria 4.0

Também conhecida como quarta revolução industrial, utiliza tecnologias modernas para automatizar processos. Iniciou-se em 2011, na Alemanha.

Os 5 principais componentes do computador

Os 5 principais componentes do computador são a unidade de controle, unidade aritmética e lógica, memória, dispositivo de entrada e dispositivo de saída.