Aquisição verde

Seus objetivos são bem parecidos com os do CSR (Responsabilidade social corporativa), que visam em contribuir com a sociedade de alguma forma.

Categoria de Management

Postado em 22 março 2022

Atualizado em 04 agosto 2022

Visualizações: 639

As responsabilidades de uma empresa vai muito além de gerar lucros e empregos. Políticas como responsabilidade social corporativa visam em combater problemas que a sociedade enfrenta hoje em dia, como racismo, desmatamento e a fome.

Adotando políticas que contribuem para a sociedade trazem uma boa reputação para empresa, prevenindo risco reputacional e trazendo mais funcionários buscando por oportunidades.

Empresas tem um impacto muito grande em atividades como, por exemplo, fabricação de produtos. Por mais que esses produtos sejam necessários para a sociedade, eles também podem trazer um impacto negativo para o meio ambiente.

Países fortemente industrializados podem sofrer sérias consequências se medidas não forem tomadas para controlar problemas como emissão de gases poluentes ou extremo gasto de energia.

Por essa razão políticas de proteção ao meio ambiente foram implementadas judicialmente em vários países. A aquisição verde é uma delas, sendo bastante comum em empresas famosas como IKEA e Starbucks.

O que é aquisição verde?

Aquisição verde, ou aquisição sustentável vem do inglês sustainable procurement.

A aquisição verde é uma política voltada ao meio ambiente com o intuito de diminuir a poluição, desmatamento e desperdícios de recursos.

Essa política é utilizada por empresas podendo ser aplicada em processos como fabricação de produtos, optando por recursos menos prejudiciais para a natureza.

Exemplo de aquisição verde

A substituição do plástico por papel é um exemplo de aquisição verde.

Em alguns países, empresas trocam canudos de plástico por canudos de papel, pelo fato de serem renováveis e recicláveis.

A aquisição verde visa no uso de recursos recicláveis ou não-poluentes nos processos de fabricação de seus produtos.

Qual é o objetivo da aquisição verde?

A aquisição verde tem como objetivo proteger o meio ambiente de materiais prejudiciais a natureza, trocando por materiais recicláveis.

Essa troca de materiais trazem oportunidades para empresas na inovação, estimulando a competição entre empresas.

aquisição verde

Mesmo empresas que compram recursos prontos de fornecedoras precisam estar atentos de como esses recursos foram fabricados, evitando assim possíveis críticas de ambientalistas. Além disso, a empresa compradora também pode fazer um requerimento de aquisição verde às suas fornecedoras como condição para a realização de negócios.

Vantagens da aquisição verde

Pelo fato de usar produtos recicláveis, ou seja, produtos reaproveitados, é possível cortar custos de fabricação do mesmo, consequentemente trazendo lucros consideráveis para a empresa.

Além disso, ganho de credibilidade social também é um grande ganho que pode ser obtido com essa prática. Apenas focar no lucro da empresa hoje em dia não é o suficiente no mercado. Adotar práticas bem aceitas pela sociedade, também é um fator importantíssimo para ter ter compradores que amam esse produto, resultando em uma valorização maior na marca da empresa.

Conclusão

Aquisição verde também é uma política de compliance. Poluição e desperdício de recursos naturais jamais serão bem vistos pela sociedade. Uma vez que essa empresa não esteja adotando esses métodos, ela pode ser fortemente criticada, resultando em desvalorização no valor de sua marca, consequentemente perdendo clientes para as empresas concorrentes.

Veja também

Afinal, vale a pena gastar tempo com web marketing?

Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...

A manutenção de softwares é o maior pesadelo de um programador quando o código parece um campo minado

Existe muitos programadores que escrevem algoritmos mal planejados. Essa falta de planejamento dificulta a manutenção do aplicativo e aumenta a probabilidade de novos bugs.

CSR Corporate Social Responsibility

CSR é a sigla para responsabilidade social corporativa. Essa expressão descreve práticas que contribuem para o bem da sociedade.

Atuadores

Converte um tipo de energia em movimento físico, interagindo-se com o ambiente ao seu redor. É usado para realizar tarefas específicas.

Engenharia social

A engenharia social é qualquer técnica na qual o agressor tenta enganar a vítima para obter dados sensíveis, como senha e cartão de crédito.