Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 11 abril 2022
Atualizado em 20 março 2023
Palavras-chave: ai,ia,inteligência,artificial,intelligence,chat,bot,machine,learning,deep,learning
Visualizações: 1786
A produtividade tem um papel importante nos resultados de um negócio. A produtividade pode ser atrapalhada de várias formas, prejudicando a qualidade de trabalho dos funcionários. Por exemplo, se um padeiro ter que ficar atendendo o telefone em média 6 vezes por hora, ele poderá ter sua produtividade afetada. Para diminuir essa interferência na produtividade, a automatização de processos ou melhor divulgação de informação podem ser uma boa solução. Criar sites para divulgação das informações mais questionadas pode ser uma boa solução. Porém, nem sempre o usuário tem tempo para procurar essa informação. Nessas horas, o chatbot pode ser a melhor solução para esse problema.
Chatbot é um bate-papo automatizado, podendo se comunicar com o usuário através de um chat para resolver desde pequenos até grandes problemas. O bot pode usar linguagem natural para fornecer informações através do chat, facilitando o uso para pessoas leigas e contribuindo com a diversidade. O robô, ou assistente virtual, pode fazer perguntas, responder e receber ordens pelo chat.
O chatbot pode ser programado para responder um escopo limitado de perguntas, retornando apenas respostas programadas pelo desenvolvedor, fazendo com que a conversa não saia do contexto da área.
Ultimamente, a implementação de inteligência artificial em chats para interagir com o usuário tem sido uma novidade. Tecnologias como chatGPT e Bing AI chat podem responder a qualquer pergunta do usuário com precisão e ainda informar a referência da resposta.
Os chatbots podem substituir os assistentes humanos, podendo cortar custos em larga escala. A velocidade das respostas é instantânea e precisa, trazendo eficiência. O usuário pode encontrar informações básicas com extrema facilidade sem a necessidade de fazer telefonemas ou enviar emails diretamente para obter informações, consequentemente trazendo melhor produtividade para funcionários do negócio, uma vez que eles podem se concentrar totalmente no trabalho.
A integração do chatbot usando inteligência artificial pode realizar tarefas positivas para um negócio, podendo ser programada para fazer campanhas de marketing ou até mesmo a recomendação de produtos. O chatbot é disponível 24 horas por dia e pode lidar com milhares de conversas (dependendo da eficiência do servidor) em uma única vez.
Um grande exemplo de chatbot tradicional é aquele que vemos em alguns sites, que aparecem numa janelinha no canto da tela (pop up) perguntando:
Posso ajudar?
Se nos comunicarmos com o chatbot citado acima, teremos um chat parecido com o abaixo:
Apesar da pergunta do exemplo acima ser uma pergunta simples, é muito comum vermos pessoas ligando para lojas para fazer perguntas como:
O tempo total gasto que seria gasto para responder as perguntas acima por telefone, poderia ser o bastante para influenciar na produtividade da equipe.
Usuários que precisam de uma resposta imediata, podem obter retorno rapidamente através do chatbot. Ás vezes, procurar informações por um site muito extenso pode ser uma tarefa que demore muito tempo. O chatbot pode responder rapidamente à pergunta do usuário, enviando-lhe o link para aquela página. O chatbot, pode ser considerado “um atalho” para aquela informação que estamos procurando.
Existem dois tipos de chatbot. O simples e o mais complexo que usa inteligência artificial.
Não consegue responder perguntas complexas. Geralmente responde ao usuário baseando-se no FAQ do site, tendo um escopo limitado de perguntas e respostas.
Integra tecnologias de inteligência artificial para responder perguntas complexas. Também possui a habilidade de aprender como dialogar da melhor forma, usando métodos de aprendizagem profunda.
Assim como um humano possui uma opinião que pode influenciar a resposta, o bot também tem um parâmetro chamado bias. O bias se refere a um desvio dos algoritmos de inteligência artificial que podem fazer com que o bot tome decisões erradas ou injustas. O bias está fortemente ligado à forma de como os dados são coletados, seu conteúdo e a forma como são interpretados. Porém, a inteligência artificial continua evoluindo para suprir essas desvantagens.
Hoje já existem bancos que usam chatbot.
No chat acima, usar robôs no lugar dos humanos pode aumentar relativamente a segurança dos dados pessoais, pois não estarão sob o domínio de um humano. Com robôs podemos fazer uma integração que poderá ser realizada da seguinte maneira:
Uma vez que o chatbot é introduzido, é possível ter acesso à informação de modo automatizado. Geralmente funcionando 24 horas.
O chatbot é interface que interage com o usuário respondendo perguntas. Geralmente, as respostas são efetuadas de forma precisa e instantânea, sendo melhor em muitos aspectos em comparação ao assistente humano. Recentemente, tecnologias de chatbot como chatGPT, integram métodos de inteligência artificial para melhorar a qualidade das respostas.
Projetos práticos
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...
Muitos serviços já utilizam a autenticação biométrica integrada com a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, além de melhorar a segurança.
Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída
Realiza a transmissão de dados entre o roteador e os dispositivos da LAN usando ondas de rádio. As bandas de frequência utilizadas podem ser 2,4GHz e 5Ghz.
Proporciona uma vista mais ampla do negócio em uma única superfície, possibilitando também a relação entre cada componente necessário para o análise.
A engenharia social é qualquer técnica na qual o agressor tenta enganar a vítima para obter dados sensíveis, como senha e cartão de crédito.