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Categoria de Tecnologia
Postado em 28 fevereiro 2022
Atualizado em 04 julho 2022
Palavras-chave: iot,internet,of,thing,de,coisa,dispositivo,dispositive
Visualizações: 1876
A automatização de trabalhos manuais não é mais novidade nos dias de hoje. Os responsáveis pela automatização são os robôs, que são constituídos de vários componentes, seja hardwares e softwares.
Além da automatização, os robôs também trazem muitas outras vantagens, como velocidade, precisão de análises e corte de custos para os empresários. Outro fator importante é que robôs não precisam de salário e trabalham 24 horas por dia.
Todas essas vantagens tem um impacto no produto final, consequentemente beneficiando os compradores na hora do pagamento.
Um exemplo disso é a utilização de máquinas em campos agrícolas. Análises informativos sobre a umidade do solo, horário de colheita e monitoramento remoto são possíveis graças aos robôs.
A internet das coisas (internet of things) é o que torna tudo isso possível.
Iot é qualquer dispositivo que se conecta com a internet. Esse dispositivo pode ser composto por múltiplos componentes como captadores, atuadores e componentes de transmissão.
A comunicação de um dispositivo IoT é feito de forma binária, ou seja de modo digital.
O IoT capta informação e envia para alguma máquina que irá processar esses dados, realizando análises e decisões.
Além de enviar informações, um dispositivo IoT também pode receber instruções, que serão executadas pelos atuadores.
Seu computador e smartphone não são considerados IoT, pois possuem componentes suficientes para serem “independentes”.
Um dispositivo IoT em si, não possui muitos componentes pelo fato que isso gasta muita energia. Em outras palavras, uma coisa da internet é modelada para durar mais, diminuindo o desperdício de energia.
Um exemplo disso é o LPWA, que pode se comunicar por longas distâncias usando pouca energia.
IoT são principalmente utilizados por empresas que precisam fazer transferência ou recebimento de dados remotamente. Isso é, troca de dados através da internet de modo automático.
Por exemplo, imagens de uma casa com câmeras de segurança podem ser visualizadas através de uma tela de computador ou smartphone graças a internet das coisas.
Essas câmeras possuem uma memória de armazenamento permanente que permite a visualização desses dados através da internet. Essas câmeras de segurança são consideradas dispositivos de IoT.
Pelo fato de ter um dispositivo conectado na internet, podemos nos desfrutar com recursos que a internet oferece.
Voltando ao exemplo das câmeras de segurança, poderíamos fazer uma integração das imagens captadas por câmera com inteligência artificial.
A inteligência artificial é capaz de fazer reconhecimento de faces. Uma vez que as câmeras captam uma face desconhecida nas câmeras internas dessa casa, o dono irá receber um alerta para tomar a decisão final do que deve ser feito. Isso se chama automatização.
Empresas que trabalham com terabytes de dados podem salvar tempo e dinheiro usando esses recursos de automatização.
E isso é o que está acontecendo de fato. Graças aos dispositivos IoT já estamos na quarta revolução industrial da história.
Um IoT só tem um simples objetivo, coletar dados e enviar para um servidor ou computador. Já o computador tem vários recursos como fazer contas, rodar jogos, criar documentos, rodar vídeos, etc.
Além disso, IoT são muito mais baratos do que um computador pois geralmente não necessitam de processadores, monitores, placas de vídeos, etc.
Geralmente, os dispositivos de IoT tem um sistema central, que é o computador.
Esse computador pode estar perto (Edge Computing) ou pode estar longe desses dispositivos.
A maioria desses dispositivos podem ser usados em automóveis, hortas, câmeras de segurança, etc.
IoT são dispositivos que se conectam com a internet e não realizam tarefas muito complexas, como o computador.
São extremamente baratos e pode ajudar na automatização de processos manuais.
Projetos práticos
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa
A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.
BCP são planos formulados para prevenir perda de dados ou inatividade de serviços em caso de algum desastre como incêndio, terremoto ou ataque terrorista.
Interface dedicada ao desenvolvedor ou especialista da computação para executar comandos ao computador sem a presença de um mouse.
Em português, gestão de portofólio de produto. É uma estratégia de análise utilizada para a distribuição de recursos para um produto ou serviço.
A virtualização é a criação de um ou mais ambientes virtuais em uma mesma máquina física, com o intuito de cumprir o mesmo papel de um computador físico.