Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 06 abril 2022
Atualizado em 19 julho 2022
Palavras-chave: fintech,financiamento,technology,banco,pix,nubank,online,financeira
Visualizações: 1589
A digitalização trouxe grandes oportunidades para o mercado moderno. Hoje, podemos resolver muitos problemas apenas utilizando o nosso smartphone.
Se os cuidados necessários serem tomados, a internet pode ser considerado um local extremamente seguro. Graças a técnicas como criptografia, informações sensíveis não podem ser lidas mesmo quando espiadas por usuários maliciosos.
Toda essa confiabilidade permitiu que a digitalização chegasse nos bancos e na bolsa de valores. Juntando tecnologia com financiamento, a fintech revolucionou o mercado financeiro.
A expressão fintech vem da junção das palavras “Financial” e “Technology”.
Fintech é o uso da tecnologia para criar soluções inovadoras no mercado financeiro. Soluções de fintech podem ser, por exemplo aplicativos que automatizam processos que até então eram feitos de modo manual.
Integrando tecnologias de inteligência artificial, big data e computação em nuvem, um fintech pode trazer informações extremamente úteis para utilizadores.
O fintech tem como objetivo competir com o modelo tradicional, como bancos e casas de investimentos.
Quando falamos de modelo tradicional financeiro, nos referimos à serviços como:
A maioria dos serviços acima podem ser oferecidos por bancos.
Um banco tradicional é realizado de forma analógica, ou seja, por humanos. Isso pode aumentar o tempo de espera, tornando a experiência do cliente não muitos agradável.
Além disso, taxas cobradas pelo trabalho manual são cobradas, tornando o modelo tradicional muito menos atraente no ponto de vista do cliente.
Com o aparecimento da fintech não é mais necessário esperar nas filas de bancos e pagar taxas tão elevadas. Cartões de crédito que também possuem juros altíssimos, estão sendo substituídos pela fintech.
Aplicativos como nubank e pix são grandes exemplos de fintech. Tendo algum desses aplicativos instalados no seu smartphone, não há mais a necessidade de carregar dinheiro em espécie. Não só pagamentos, mas transferências bancárias também tornam-se possíveis virtualmente.
Aplicativos de investimento na bolsa também podem ser instalados no smartphone, não havendo mais a necessidade de ir na corretora investir na bolsa de valores.
A desburocratização também gerou uma grande popularidade em relação ao fintech, pois tornou-se possível fazer movimentação de dinheiro sem sair de casa.
A criptomoeda é um grande exemplo de fintech. Qualquer aplicativo que envolva dinheiro pode ser considerada um fintech.
Um aplicativo fintech é seguro. Porém não é imune a ciberataques. A popularidade desses aplicativos também atrai muitos indivíduos com más intenções.
Além disso, fraudes e golpes também existem. Porém isso não é falha do aplicativo e sim do usuário enganado.
Os aplicativos de fintech são vigiados pelo governo do país. Para uma empresa criar um aplicativo de fintech regras super rigorosas terão que ser seguidas.
Graças a tecnologia não há mais necessidade de entrar em filas de bancos ou pagar altíssimas taxas de seviços bancários.
As transações financeiras virtuais só tem aumentado nesses últimos anos e a previsão é que continue crescendo mais.
Projetos práticos
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...
Muitos serviços já utilizam a autenticação biométrica integrada com a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, além de melhorar a segurança.
O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.
Sistema desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, capaz de fazer movimentações financeiras entre duas contas bancárias em segundos.
A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.
BSC é uma sigla para Balanced ScoreCard. Em português, indicadores balanceados de desempenho. BSC analisa o desempenho da empresa de 4 perspectivas: