Fintech

Fintech é o uso da tecnologia para criar soluções inovadoras no mercado financeiro, facilitando a vida das pessoas em movimentar dinheiro virtualmente.

Categoria de Tecnologia

Postado em 06 abril 2022

Atualizado em 19 julho 2022

Palavras-chave: fintech,financiamento,technology,banco,pix,nubank,online,financeira

Visualizações: 998

A digitalização trouxe grandes oportunidades para o mercado moderno. Hoje, podemos resolver muitos problemas apenas utilizando o nosso smartphone.

Se os cuidados necessários serem tomados, a internet pode ser considerado um local extremamente seguro. Graças a técnicas como criptografia, informações sensíveis não podem ser lidas mesmo quando espiadas por usuários maliciosos.

Toda essa confiabilidade permitiu que a digitalização chegasse nos bancos e na bolsa de valores. Juntando tecnologia com financiamento, a fintech revolucionou o mercado financeiro.

O que é Fintech?

A expressão fintech vem da junção das palavras “Financial” e “Technology”.

Fintech é o uso da tecnologia para criar soluções inovadoras no mercado financeiro. Soluções de fintech podem ser, por exemplo aplicativos que automatizam processos que até então eram feitos de modo manual.

fintech

Integrando tecnologias de inteligência artificial, big data e computação em nuvem, um fintech pode trazer informações extremamente úteis para utilizadores.

O fintech tem como objetivo competir com o modelo tradicional, como bancos e casas de investimentos.

Desvantagens do modelo tradicional financeiro

Quando falamos de modelo tradicional financeiro, nos referimos à serviços como:

  • Investimentos na bolsa de valores
  • Pagamentos
  • Transferências ou depósitos bancários
  • Extrato bancário

A maioria dos serviços acima podem ser oferecidos por bancos.

Um banco tradicional é realizado de forma analógica, ou seja, por humanos. Isso pode aumentar o tempo de espera, tornando a experiência do cliente não muitos agradável.

Além disso, taxas cobradas pelo trabalho manual são cobradas, tornando o modelo tradicional muito menos atraente no ponto de vista do cliente.

Vantagens da fintech

Com o aparecimento da fintech não é mais necessário esperar nas filas de bancos e pagar taxas tão elevadas. Cartões de crédito que também possuem juros altíssimos, estão sendo substituídos pela fintech.

Aplicativos como nubank e pix são grandes exemplos de fintech. Tendo algum desses aplicativos instalados no seu smartphone, não há mais a necessidade de carregar dinheiro em espécie. Não só pagamentos, mas transferências bancárias também tornam-se possíveis virtualmente.

Aplicativos de investimento na bolsa também podem ser instalados no smartphone, não havendo mais a necessidade de ir na corretora investir na bolsa de valores.

A desburocratização também gerou uma grande popularidade em relação ao fintech, pois tornou-se possível fazer movimentação de dinheiro sem sair de casa.

Exemplos de fintech

A criptomoeda é um grande exemplo de fintech. Qualquer aplicativo que envolva dinheiro pode ser considerada um fintech.

  • Pagamentos online
  • Seguro online
  • Dicas de robôs de inteligência artificial para a previsão de bolsa
  • Banco online

Fintech é seguro?

Um aplicativo fintech é seguro. Porém não é imune a ciberataques. A popularidade desses aplicativos também atrai muitos indivíduos com más intenções.

Além disso, fraudes e golpes também existem. Porém isso não é falha do aplicativo e sim do usuário enganado.

Os aplicativos de fintech são vigiados pelo governo do país. Para uma empresa criar um aplicativo de fintech regras super rigorosas terão que ser seguidas.

Conclusão

Graças a tecnologia não há mais necessidade de entrar em filas de bancos ou pagar altíssimas taxas de seviços bancários.

As transações financeiras virtuais só tem aumentado nesses últimos anos e a previsão é que continue crescendo mais.

Projetos práticos

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Veja também

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

A biometria digital é uma grande promessa ao futuro da tecnologia

Muitos serviços já utilizam a autenticação biométrica integrada com a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, além de melhorar a segurança.

Demonstração financeira

Conjunto de relatórios com o objetivo de fornecer informações úteis para o governo, sócios, acionistas, investidores e outros usuários.

DB Banco de dados

Um banco de dados é um conjunto de tabelas com dados armazenados de uma forma estruturada, possibilitando a gestão de dados de uma forma organizada.

Financiamento coletivo

Foca principalmente em projetos com potencial e projetos que despertam o interesse de investidores, não sendo necessariamente focado na carência.

BSC Balanced ScoreCard

BSC é uma sigla para Balanced ScoreCard. Em português, indicadores balanceados de desempenho. BSC analisa o desempenho da empresa de 4 perspectivas: