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Categoria de Tecnologia
Postado em 21 agosto 2022
Atualizado em 21 agosto 2022
Palavras-chave: algoritmo,programacao,programming,solution,problem,big,ozao,tecnologia
Visualizações: 3731
A ciência da computação tem crescido consideravelmente nos últimos anos, porém qualquer dispositivo eletrônico ainda é totalmente dependente de humanos.
Aparelhos como televisões, microondas e máquinas de lavar roupa são exemplos de objetos com um microcomputador embutido, programado para funcionar corretamente.
Funcionar corretamente significa operar da forma como o consumidor ordenou. Por exemplo, ao apertar o botão de ligar da televisão, ela deve ligar, assim como a máquina de lavar roupa deve começar a lavar quando apertamos o botão de início.
Além dessas operações básicas, essas máquinas também estão programadas para funcionar de muitas outras formas, como em caso de excessões, causadas por ordens inesperadas do consumidor.
Todos esses cenários devem ser analisados com cuidado, pois no pior dos casos, podem até trazer riscos ao próprio consumidor.
Todas essas instruções são escritas por um programador, através de um algoritmo.
Algoritmo é um conjunto de instruções com o intuito de solucionar um problema ou obter um resultado já esperado. Para esses resultados poderem ser obtidos, o algoritmo precisa ser um processo finito.
Para um algoritmo ter sucesso, as instruções devem ser executadas na mesma ordem como foram escritas de forma precisa e sem pular etapas.
Uma vez que etapas são negligenciadas, o algoritmo perde a sua eficiência trazendo resultados inesperados.
A expressão “algoritmo” não se limita apenas a ciência da computação, podendo ser usada em outros contextos.
Por exemplo, quando perguntamos para uma pessoa na rua como chegar em um determinado destino, essa pessoa irá oferecer uma série de instruções para resolvermos o problema de como chegar nesse local.
Dependendo da pessoa, essas instruções podem variar, podendo ter sua eficiência afetada negativamente ou positivamente.
O algoritmo na ciência da computação funciona da mesma forma como explicado acima, porém a grande diferença é que as instruções escritas no algoritmo vão ser operadas pela máquina.
Para um algoritmo poder ser implementado é necessário o uso de uma linguagem de programação.
Atualmente, existem linguagens com vantagens específicas para desenvolvimento web, aplicativos e jogos.
Diferente de um humano, a máquina possui muito mais velocidade de execução, podendo executar milhões de instruções por segundo.
Mesmo possuindo essa velocidade de execução, a máquina pode ter seu desempenho afetado devido a um algoritmo mal-escrito.
O avanço da tecnologia permitiu que uma grande quantidade de dados possam ser executados pelo CPU, porém algoritmos ineficientes podem trazer falhas ao sistema, que pode deixar de responder em um cenário pessimista.
As linguagens de programação trazem diversas funcionalidades que facilitam o desenvolvimento de software.
Processos de repetição (loop), condições (if) e estrutura de dados (array) são exemplos desse tipo de funcionalidade.
Porém, práticas como força bruta na programação não é algo recomendável em cenários que utilizam uma grande quantidade de dados de entrada.
Um modo de medir a eficiência de um algoritmo pode ser efetuado através do método da notação do O grande.
Analisando o algoritmo no pior dos cenários é essencial para avaliar se o software atende os requerimentos mínimos de operação.
O algoritmo na ciência da computação é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.
Um algoritmo pode ter seu desempenho afetado, dependendo das técnicas utilizadas pelo desenvolvedor.
Uma boa forma de avaliar o tempo de processamento de um algoritmo é através do método big-O.
Projetos práticos
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
A quantidade de programadores só tende a aumentar com o tempo. Porém, muitos programadores ainda não conhecem os três pilares de segurança da informação.
A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.
Pilha e fila são tipos de estrutura de dados que contribuem para um gerenciamento de dados mais inteligente e eficaz na programação
Conjunto de códigos prontos para a utilização no desenvolvimento de softwares, eliminando processos como planejamento de arquitetura de classes.
Tem como objetivo entregar o projeto com velocidade e satisfazer as necessidades dos clientes entregando cada funcionalidade do software separadamente.
A programação orientada a objetos possui um contexto bastante semelhante com a vida real, facilitando a sua implementação e interpretação.