Algoritmo

O algoritmo é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.

Categoria de Tecnologia

Postado em 21 agosto 2022

Atualizado em 21 agosto 2022

Palavras-chave: algoritmo,programacao,programming,solution,problem,big,ozao,tecnologia

Visualizações: 2038



A ciência da computação tem crescido consideravelmente nos últimos anos, porém qualquer dispositivo eletrônico ainda é totalmente dependente de humanos.

Aparelhos como televisões, microondas e máquinas de lavar roupa são exemplos de objetos com um microcomputador embutido, programado para funcionar corretamente.

Funcionar corretamente significa operar da forma como o consumidor ordenou. Por exemplo, ao apertar o botão de ligar da televisão, ela deve ligar, assim como a máquina de lavar roupa deve começar a lavar quando apertamos o botão de início.

Além dessas operações básicas, essas máquinas também estão programadas para funcionar de muitas outras formas, como em caso de excessões, causadas por ordens inesperadas do consumidor.

Todos esses cenários devem ser analisados com cuidado, pois no pior dos casos, podem até trazer riscos ao próprio consumidor.

Todas essas instruções são escritas por um programador, através de um algoritmo.

O que é um algoritmo?

Algoritmo é um conjunto de instruções com o intuito de solucionar um problema ou obter um resultado já esperado. Para esses resultados poderem ser obtidos, o algoritmo precisa ser um processo finito.

Para um algoritmo ter sucesso, as instruções devem ser executadas na mesma ordem como foram escritas de forma precisa e sem pular etapas.

Uma vez que etapas são negligenciadas, o algoritmo perde a sua eficiência trazendo resultados inesperados.

Algoritmo em outras áreas

A expressão “algoritmo” não se limita apenas a ciência da computação, podendo ser usada em outros contextos.

Por exemplo, quando perguntamos para uma pessoa na rua como chegar em um determinado destino, essa pessoa irá oferecer uma série de instruções para resolvermos o problema de como chegar nesse local.

Dependendo da pessoa, essas instruções podem variar, podendo ter sua eficiência afetada negativamente ou positivamente.

O que é o algoritmo na ciência da computação?

O algoritmo na ciência da computação funciona da mesma forma como explicado acima, porém a grande diferença é que as instruções escritas no algoritmo vão ser operadas pela máquina.

algoritmo flowchart

Para um algoritmo poder ser implementado é necessário o uso de uma linguagem de programação.

Atualmente, existem linguagens com vantagens específicas para desenvolvimento web, aplicativos e jogos.

A importância do algoritmo na ciência de computação

Diferente de um humano, a máquina possui muito mais velocidade de execução, podendo executar milhões de instruções por segundo.

Mesmo possuindo essa velocidade de execução, a máquina pode ter seu desempenho afetado devido a um algoritmo mal-escrito.

O avanço da tecnologia permitiu que uma grande quantidade de dados possam ser executados pelo CPU, porém algoritmos ineficientes podem trazer falhas ao sistema, que pode deixar de responder em um cenário pessimista.

Como medir a eficiência de um algoritmo?

As linguagens de programação trazem diversas funcionalidades que facilitam o desenvolvimento de software.

Processos de repetição (loop), condições (if) e estrutura de dados (array) são exemplos desse tipo de funcionalidade.

Porém, práticas como força bruta na programação não é algo recomendável em cenários que utilizam uma grande quantidade de dados de entrada.

Um modo de medir a eficiência de um algoritmo pode ser efetuado através do método da notação do O grande.

Analisando o algoritmo no pior dos cenários é essencial para avaliar se o software atende os requerimentos mínimos de operação.

Conclusão

O algoritmo na ciência da computação é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.

Um algoritmo pode ter seu desempenho afetado, dependendo das técnicas utilizadas pelo desenvolvedor.

Uma boa forma de avaliar o tempo de processamento de um algoritmo é através do método big-O.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Veja também

Os robôs estão aprendendo por conta própria?

Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...

Afinal, vale a pena gastar tempo com web marketing?

Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...

Busca binária

A busca binária usa o método de divisão de conquista que visa em dividir os problemas em pequenos problemas até que eles se resolvam sozinhos.

Deep Learning (Aprendizagem profunda)

Subcampo da inteligência artificial inspirado no sistema de neurônios de seres inteligentes como o dos humanos, permitindo com que as máquinas aprendam.

RPA Automação robótica de processos

Automatiza tarefas repetitivas no lugar de humanos, podendo ser integradas com os softwares e serviços que são utilizados para a realização de tarefas.

Método scrum

Tem como objetivo entregar o projeto com velocidade e satisfazer as necessidades dos clientes entregando cada funcionalidade do software separadamente.