Algoritmo

O algoritmo é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.

Categoria de Tecnologia

Postado em 21 agosto 2022

Atualizado em 21 agosto 2022

Palavras-chave: algoritmo,programacao,programming,solution,problem,big,ozao,tecnologia

Visualizações: 1949



A ciência da computação tem crescido consideravelmente nos últimos anos, porém qualquer dispositivo eletrônico ainda é totalmente dependente de humanos.

Aparelhos como televisões, microondas e máquinas de lavar roupa são exemplos de objetos com um microcomputador embutido, programado para funcionar corretamente.

Funcionar corretamente significa operar da forma como o consumidor ordenou. Por exemplo, ao apertar o botão de ligar da televisão, ela deve ligar, assim como a máquina de lavar roupa deve começar a lavar quando apertamos o botão de início.

Além dessas operações básicas, essas máquinas também estão programadas para funcionar de muitas outras formas, como em caso de excessões, causadas por ordens inesperadas do consumidor.

Todos esses cenários devem ser analisados com cuidado, pois no pior dos casos, podem até trazer riscos ao próprio consumidor.

Todas essas instruções são escritas por um programador, através de um algoritmo.

O que é um algoritmo?

Algoritmo é um conjunto de instruções com o intuito de solucionar um problema ou obter um resultado já esperado. Para esses resultados poderem ser obtidos, o algoritmo precisa ser um processo finito.

Para um algoritmo ter sucesso, as instruções devem ser executadas na mesma ordem como foram escritas de forma precisa e sem pular etapas.

Uma vez que etapas são negligenciadas, o algoritmo perde a sua eficiência trazendo resultados inesperados.

Algoritmo em outras áreas

A expressão “algoritmo” não se limita apenas a ciência da computação, podendo ser usada em outros contextos.

Por exemplo, quando perguntamos para uma pessoa na rua como chegar em um determinado destino, essa pessoa irá oferecer uma série de instruções para resolvermos o problema de como chegar nesse local.

Dependendo da pessoa, essas instruções podem variar, podendo ter sua eficiência afetada negativamente ou positivamente.

O que é o algoritmo na ciência da computação?

O algoritmo na ciência da computação funciona da mesma forma como explicado acima, porém a grande diferença é que as instruções escritas no algoritmo vão ser operadas pela máquina.

algoritmo flowchart

Para um algoritmo poder ser implementado é necessário o uso de uma linguagem de programação.

Atualmente, existem linguagens com vantagens específicas para desenvolvimento web, aplicativos e jogos.

A importância do algoritmo na ciência de computação

Diferente de um humano, a máquina possui muito mais velocidade de execução, podendo executar milhões de instruções por segundo.

Mesmo possuindo essa velocidade de execução, a máquina pode ter seu desempenho afetado devido a um algoritmo mal-escrito.

O avanço da tecnologia permitiu que uma grande quantidade de dados possam ser executados pelo CPU, porém algoritmos ineficientes podem trazer falhas ao sistema, que pode deixar de responder em um cenário pessimista.

Como medir a eficiência de um algoritmo?

As linguagens de programação trazem diversas funcionalidades que facilitam o desenvolvimento de software.

Processos de repetição (loop), condições (if) e estrutura de dados (array) são exemplos desse tipo de funcionalidade.

Porém, práticas como força bruta na programação não é algo recomendável em cenários que utilizam uma grande quantidade de dados de entrada.

Um modo de medir a eficiência de um algoritmo pode ser efetuado através do método da notação do O grande.

Analisando o algoritmo no pior dos cenários é essencial para avaliar se o software atende os requerimentos mínimos de operação.

Conclusão

O algoritmo na ciência da computação é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.

Um algoritmo pode ter seu desempenho afetado, dependendo das técnicas utilizadas pelo desenvolvedor.

Uma boa forma de avaliar o tempo de processamento de um algoritmo é através do método big-O.

Projetos práticos

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

Nunca se sabe quando tem alguém nos espionando no nosso computador

Um computador conectado à internet está exposto a diversos perigos. O spyware é um deles e é esse malware responsável por roubar contas de redes sociais.

Já pensou ser redirecionado para um site de banco falso?

O envenenamento de cache DNS redireciona o usuário para um site falso, mesmo digitando um URL legítimo. Como isso é possível??!!

CPU Unidade central de processamento

O CPU é considerado o cérebro do computador, responsável por tarefas como gerenciar instruções de dispositivos de entrada e fazer cálculos.

Linguagem de programação

A linguagem de programação é um conjunto de instruções que possuem um padrão de escritas, sendo um intermediário entre o programador humano e a máquina.

Busca binária

A busca binária usa o método de divisão de conquista que visa em dividir os problemas em pequenos problemas até que eles se resolvam sozinhos.

Variáveis na programação

As variáveis são elementos responsáveis por armazenar informações temporariamente ou perpetuamente durante a execução de um programa ou algoritmo.