Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 01 abril 2022
Atualizado em 12 janeiro 2023
Visualizações: 878
O acesso a internet mais veloz e eficiente trouxe oportunidades para serviços em nuvem.
Hoje, podemos fazer negócios, transações e divulgação de conteúdo utilizando serviços disponíveis na internet.
Isso revolucionou o modo de fazer negócio online, com isso empresas de tecnologia começaram a distribuir serviços de nuvem, tornando a navegação dos usuários ainda mais conveniente.
Um serviço bastante útil e bastante utilizado é o SaaS. A maioria das pessoas já usam aplicativos SaaS mesmo não sabendo.
Saas é a sigla para “Software as a Service”, em português, “Software como serviço”.
O SaaS é um serviço que pode ser acessado através da internet com um navegador web. Tarefas como segurança, manutenção, atualização e hospedagem de software são responsabilidade do fornecedor do serviço, deixando o usuário isento de tais tarefas.
O serviço é hospedado em servidores remotos para possibilitar o acesso dos usuários de qualquer lugar do mundo. Porém, podem não ser gratuitos.
Geralmente, o sistema de pagamento adotado por SaaS não gratuitos é através de assinaturas mensais ou anuais de planos que melhor atendem as exigências de cada usuário. O pagamento pode ser feito através de cartões de débito, crédito ou boleto bancário. Porém, mais formas de pagamento online tem sido implementados.
Existem diversos tipos de SaaS com diferentes objetivos, como aplicativos que auxiliam na produtividade, gerenciamento e armazenamento de arquivos, análise de dados, comunicação e gerenciamento de projetos. Exemplos famosos de SaaS são:
Aplicativos SaaS podem ser usados em qualquer lugar a qualquer momento apenas tendo acesso à internet. Não há necessidade de compra de infraestrutura ou instalação de softwares, trazendo grandes vantagens para o consumidor em vários aspectos. Algumas vantagens são:
Na maioria das vezes os aplicativos SaaS são gratuitos, porém possuem opções que podem não ser gratuitas, sendo sob demanda. Exemplos dessas opções são:
Graças aos aplicativos SaaS podemos usufruir de diversos aplicativos que ajudam na nossa produtividade. Além do mais, você só utiliza o que é necessário, cortando custos desnecessários.
O SaaS pode ser vantajoso para empresas de pequeno porte, porém quanto mais uma empresa cresce, mais caro o serviço pode se tornar. Uma empresa dependente de um software pode trazer alguns problemas como incapacidade de realizar tarefas caso o serviço se torne indisponível. Por isso, nem sempre o SaaS poderá ser a melhor opção para empresas.
Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa
Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.
Modelo tradicional de desenvolvimento de software, cada etapa do projeto deve seguir a ordem dos processos sem retroceder para as etapas anteriores.
O servidor DNS são vários conjuntos de servidores que se comunicam entre si, para retornar o endereço IP que estamos procurando.
Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.
O servidor é um computador responsável por disponibilizar serviços aos clientes dentro de uma rede interna ou para a internet toda