SaaS (Software as a Service)

Serviço disponível na internet que oferece softwares que permitem realizar atividades como verificar e-mails, armazenar fotos e compartilhar arquivos.

Categoria de Tecnologia

Postado em 01 abril 2022

Atualizado em 12 janeiro 2023

Palavras-chave: saas,service,software,serviço,nuvem,internet,armazenamento,compartilhamento,arquivo,nota,paas,iaas

Visualizações: 1318

O acesso a internet mais veloz e eficiente trouxe oportunidades para serviços em nuvem.

Hoje, podemos fazer negócios, transações e divulgação de conteúdo utilizando serviços disponíveis na internet.

Isso revolucionou o modo de fazer negócio online, com isso empresas de tecnologia começaram a distribuir serviços de nuvem, tornando a navegação dos usuários ainda mais conveniente.

Um serviço bastante útil e bastante utilizado é o SaaS. A maioria das pessoas já usam aplicativos SaaS mesmo não sabendo.

O que é SaaS?

Saas é a sigla para “Software as a Service”, em português, “Software como serviço”.

O SaaS é um serviço que pode ser acessado através da internet com um navegador web. Tarefas como segurança, manutenção, atualização e hospedagem de software são responsabilidade do fornecedor do serviço, deixando o usuário isento de tais tarefas.

O serviço é hospedado em servidores remotos para possibilitar o acesso dos usuários de qualquer lugar do mundo. Porém, podem não ser gratuitos.

Geralmente, o sistema de pagamento adotado por SaaS não gratuitos é através de assinaturas mensais ou anuais de planos que melhor atendem as exigências de cada usuário. O pagamento pode ser feito através de cartões de débito, crédito ou boleto bancário. Porém, mais formas de pagamento online tem sido implementados.

Existem diversos tipos de SaaS com diferentes objetivos, como aplicativos que auxiliam na produtividade, gerenciamento e armazenamento de arquivos, análise de dados, comunicação e gerenciamento de projetos. Exemplos famosos de SaaS são:

  • Gmail (Verificação de e-mails)
  • Dropbox (Armazenamento de arquivos)
  • Google Photos (Armazenamento de fotos)
  • Evernote (Anotações)

saas

Vantagens de usar SaaS

Aplicativos SaaS podem ser usados em qualquer lugar a qualquer momento apenas tendo acesso à internet. Não há necessidade de compra de infraestrutura ou instalação de softwares, trazendo grandes vantagens para o consumidor em vários aspectos. Algumas vantagens são:

  • Não há gastos iniciais
  • Fácil acesso (Apenas tendo acesso a internet)
  • Integração (Capacidade de integrar com outros aplicativos)
  • Não há custos de manutenção
  • Não há necessidade de atualizações de software

Desvantagens de usar SaaS

Na maioria das vezes os aplicativos SaaS são gratuitos, porém possuem opções que podem não ser gratuitas, sendo sob demanda. Exemplos dessas opções são:

  • Mais espaço de armazenamento
  • Funcionalidades mais sofisticadas como estatística
  • Aumento da capacidade de acesso de múltiplos usuários

Conclusão

Graças aos aplicativos SaaS podemos usufruir de diversos aplicativos que ajudam na nossa produtividade. Além do mais, você só utiliza o que é necessário, cortando custos desnecessários.

O SaaS pode ser vantajoso para empresas de pequeno porte, porém quanto mais uma empresa cresce, mais caro o serviço pode se tornar. Uma empresa dependente de um software pode trazer alguns problemas como incapacidade de realizar tarefas caso o serviço se torne indisponível. Por isso, nem sempre o SaaS poderá ser a melhor opção para empresas.

Projetos práticos

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Veja também

Estar antenado pode te salvar de cair em algum golpe

A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..

A biometria digital é uma grande promessa ao futuro da tecnologia

Muitos serviços já utilizam a autenticação biométrica integrada com a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, além de melhorar a segurança.

VPN Rede virtual privada

A VPN permite a transferência de dados de modo privado e seguro em uma rede pública sem a utilização de infraestrutura adicional.

RAT Remote Access Trojan

O RAT é um malware que tipicamente infecta o computador da vítima por um cavalo de tróia. Uma vez detectado, não é muito difícil sua remoção.

Web Marketing

O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.

Virtualização

A virtualização é a criação de um ou mais ambientes virtuais em uma mesma máquina física, com o intuito de cumprir o mesmo papel de um computador físico.