IaaS (Infrastructure as a Service)

Computador virtual. Fornece infraestrutura de computação básica distribuída em vários locais, oferecendo mais flexibilidade e escalabilidade.

Categoria de Tecnologia

Postado em 02 abril 2022

Atualizado em 17 janeiro 2023

Palavras-chave: saas,iaas,paas,service,serviço,computador,servidor,computação,nuvem,infraestrutura,infrastructure

Visualizações: 1846

Computação em nuvem inovou o mercado digital com serviços de extrema utilidade. O SaaS é indispensável para empresas que não tem especialidade no ramo da tecnologia, trazendo o software pronto para o uso imediato. Porém, o SaaS pode trazer algumas limitações. Por essa razão, muitas empresas desenvolvem o seu próprio software para implantar no PaaS.

O PaaS fornece a plataforma necessária para um software funcionar. O cliente pode modificar e ajustar o seu software como bem entender, trazendo uma boa flexibilidade. Porém, em alguns casos, a plataforma pode não ser suficiente. Assim, alguns optam pelo IaaS.

O que é IaaS?

IaaS é a sigla para “Infrastructure as a Service”, em português, pode ser traduzido para “Infraestrutura como serviço”. O IaaS fornece o acesso à computadores com uma ampla possibilidade de utilidades. Em outras palavras, é um computador virtual.

A grande diferença do IaaS para um computador físico, é que a infraestrutura do IaaS é distribuída em vários locais. Além disso, o gerenciamento da infraestrutura desses servidores e da rede é de responsabilidade do provedor do serviço. Ferramentas de gerenciamento e automação são disponibilizadas pelo serviço, auxiliando o usuário.

Geralmente, para utilizar o serviço, o usuário deve fazer o cadastro e realizar o pagamento. Uma vez que essa etapa é finalizada, a máquina virtual pode ser configurada com os interesses do usuário. O acesso ao serviço pode ser feito pelo usuário com a interface do usuário através do navegador, API ou terminal, usando o protocolo SSH.

Assim como todos os outros serviços em nuvem, a infraestrutura do IaaS é altamente escalável. Por isso, os custos são proporcionais à quantidade de uso.

A grande diferença entre o PaaS e o IaaS, é que o PaaS oferece a plataforma necessária para implantação de um software, enquanto o IaaS fornece infraestrutura de computação básica.

iaas

Vantagens do IaaS

Espaço físico

Diferente de um computador físico, não ocupa espaço, não gasta energia e não precisa de gerenciamento do ambiente como temperatura e ventilação.

Diversas opções para atender os requerimentos

Sempre há a possibilidade de aumentar as especificações de acordo com as necessidades. Como memória, espaço de armazenamento e até largura de banda.

Manutenção de infraestrutura

Por usar servidores virtuais, não há a necessidade de executar a manutenção periódica das máquinas e nem adquirir novos servidores para substituir os servidores velhos com o tempo.

Desvantagens do IaaS

Mais responsabilidades

Apesar de possuir múltiplas ferramentas de automação, algumas tarefas devem ser realizadas pelo usuário. Como o gerenciamento de sistemas operacionais, segurança e cópia de segurança.

Dependência da internet

Para ter acesso aos recursos IaaS é necessário ter acesso à internet.

Exemplos de provedores de IaaS

  • DigitalOcean
  • Rackspace
  • Amazon Web Services
  • Microsoft Azure
  • Google Compute Engine

Conclusão

O IaaS possui grande flexibilidade, possibilitando escolha de sistemas operacionais de servidores para o aluguel sob demanda de modo totalmente virtual. Aplicativos que necessitam uma infraestrutura mais específica podem optar pelo IaaS para suprir os seus requerimentos de forma satisfatória.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

SaaS (Software as a Service)

Serviço disponível na internet que oferece softwares que permitem realizar atividades como verificar e-mails, armazenar fotos e compartilhar arquivos.

Armazenamento de imagens

O armazenamento de imagens é realizado com o sistema de numeração binária. A imagem é composta por um conjunto de pixels e cada pixel representa uma cor.

LAN

Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.

IAM Identity and access manager

O gerenciamento de identidades e acesso é um recurso da AWS usado para atribuir permissões para usuários e recursos na AWS.