Terminal

Interface dedicada ao desenvolvedor ou especialista da computação para executar comandos ao computador sem a presença de um mouse.

Categoria de Tecnologia

Postado em 03 outubro 2022

Atualizado em 03 outubro 2022

Palavras-chave: terminal,command,prompt,computador,desevolvimento,interface,programacao

Visualizações: 1919



Computadores no passado, não eram tão amigáveis aos usuários como são hoje. Seu uso poderia ser complicado, necessitando de especialistas da área para a sua utilização, mesmo quando para fazer um simples cálculo.

Conforme o tempo passa, computadores vão ganhando uma interface mais amigável em questão de interatividade. Isso atraiu muitos usuários, procurando por softwares que possam melhorar a qualidade e agilidade do trabalho.

Hoje, temos os 5 principais componentes, indispensáveis para o fácil manuseio do computador, incluindo usuários que possuem mais dificuldade na sua utilização.

Porém, muitos desenvolvedores não necessitam esses componentes, pois podem usar o terminal de comandos.

O que é o terminal de comandos?

O terminal é uma interface utilizada por desenvolvedores para executar comandos através da escrita. Por ser uma linguagem de escrita, o terminal não necessita de um mouse para executar instruções para o computador, necessitando apenas de um teclado.

Essa interface esta disponível em qualquer computador, tendo nomes diferentes dependendo do sistema operacional. Alguns nomes comuns são:

  • Command prompt (windows)
  • Terminal (Mac e Linux)

Geralmente, os usuários interagem com o computador através da interface que a grande maioria dos usuários já está acostumada. Qualquer usuário é capaz de copiar, excluir e executar determinados arquivos usando o mouse. No terminal, essas mesmas tarefas podem ser executadas sem maiores problemas, caso o usuário esteja acostumado.

terminal computador

Para que serve o terminal?

Além dos computadores convencionais, existem muitas máquinas que são usadas como servidores. Esses servidores sempre estarão conectados com a internet apenas para fornecer e armazenar informações, dispensando o uso de teclado, caixa de som e mouse.

Também é muito comum o acesso remoto em servidores usando o comando ssh, ferramenta usada para acessar o terminal de outro computador através da porta 22.

O terminal também facilita o desenvolvimento de softwares para desenvolvedores, uma vez que extensões e frameworks podem ser instalados e configurados através de gerenciadores de biblioteca, aumentando a velocidade no desenvolvimento.

Quais são os comandos mais comuns usados no terminal?

Dependendo do sistema operacional, os comandos podem ser diferentes.

Comandos mais comuns no windows

Comando Tarefa
dir Mostra os arquivos do diretório atual
cd Mostra o local atual
mkdir [xx] Cria um novo diretório
cd [xx] Troca de diretório

Comandos mais comuns no mac e linux

Os comandos de mac e linux são idênticos em alguns casos, mas podem ser bastante diferentes em outros casos.

Comando Tarefa
ls Mostra os arquivos do diretório atual
pwd Mostra o local atual
mkdir [xx] Cria um novo diretório
cd [xx] Troca de diretório

Conclusão

O terminal é uma interface dedicada ao desenvolvedor ou especialista para executar comandos ao computador sem a presença de um mouse.

É constantemente usado na programação, sendo um requerimento em muitas empresas.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

A digitalização é o jeito moderno de gerenciamento de documentos

Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

Pilha (stack) e fila (queue)

Pilha e fila são tipos de estrutura de dados que contribuem para um gerenciamento de dados mais inteligente e eficaz na programação

Barramento (Bus)

Caminhos entre os componentes do computador que são responsáveis pela transferência de informações de controle, endereçamento e dados.

LAN

Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.

Sistema embarcado

Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída