Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 18 abril 2022
Atualizado em 22 julho 2022
Palavras-chave: protocol,model,ios,network,internet,transmissão,pacote
Visualizações: 2219
Graças ao protocolo, ou “protocol” em inglês, o computador pode se comunicar com outro computador por meios.
Os humanos podem se comunicar de diferentes formas para expressar um mesmo significado, porém o computador não é tão bom em se comunicar como os humanos.
Para tornar possível a comunicação entre dois ou mais computadores, é necessário um modo de comunicação mais estruturado.
O protocolo tem como objetivo tornar essa comunicação entre computadores possível.
Protocolo é um conjunto de regras a serem seguidas para tornar possível a comunicação entre dois dispositivos ou computadores.
Se os protocolos não existissem, a internet seria muito diferente do que ela é hoje.
Os idiomas são um grande exemplo. Há um imenso número de idiomas falados em todo o mundo hoje.
Se um brasileiro falasse em português com um japonês, a comunicação entre esses dois seria inútil, pois o japonês não entende e nem fala português.
Para o brasileiro conseguir se comunicar com o japonês, só há duas opções:
Se o protocolo não fosse universal, cada engenheiro teria que inventar seu próprio protocolo. Isso geraria um grande número de protocolos que não poderiam se comunicar entre si com um alcance poderoso. Nesse caso poderia-se até imaginar a necessidade da criação de aplicativos para “traduzir” protocolos.
Mas felizmente, os protocolos de comunicação usados pelo computador são universais, ou seja, os computadores podem se comunicar entre si sem tradutores.
Os computadores se comunicam usando protocolos. Entre todos esses protocolos, grandes exemplos são:
Os protocolos aqui listados são só uma pequena porção do que existe lá fora.
A camada “aplicativo” é só a primeira etapa para o computador de fato conseguir se comunicar.
O modelo OSI (Modelo de interconexão de sistemas abertos) explica as camadas e protocolos de forma detalhada de forma abstrata.
Para um computador realizar a comunicação até o fim, ele deve passar por várias outras camadas e protocolos.
Os protocolos na informática tornam possível a comunicação entre computadores para enviar ou receber dados.
O protocolo é como uma linguagem universal, com o intuito de unificar regras para o funcionamento entre dispositivos de fábricas diferentes.
Projetos práticos
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...
Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...
Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.
BCP são planos formulados para prevenir perda de dados ou inatividade de serviços em caso de algum desastre como incêndio, terremoto ou ataque terrorista.
Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.
Unidades contendo informação de um arquivo que é enviado de um nó para o outro através da internet. Quando juntadas formam um arquivo.