Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 18 abril 2022
Atualizado em 22 julho 2022
Palavras-chave: protocol,model,ios,network,internet,transmissão,pacote
Visualizações: 3530
Graças ao protocolo, ou “protocol” em inglês, o computador pode se comunicar com outro computador por meios.
Os humanos podem se comunicar de diferentes formas para expressar um mesmo significado, porém o computador não é tão bom em se comunicar como os humanos.
Para tornar possível a comunicação entre dois ou mais computadores, é necessário um modo de comunicação mais estruturado.
O protocolo tem como objetivo tornar essa comunicação entre computadores possível.
Protocolo é um conjunto de regras a serem seguidas para tornar possível a comunicação entre dois dispositivos ou computadores.
Se os protocolos não existissem, a internet seria muito diferente do que ela é hoje.
Os idiomas são um grande exemplo. Há um imenso número de idiomas falados em todo o mundo hoje.
Se um brasileiro falasse em português com um japonês, a comunicação entre esses dois seria inútil, pois o japonês não entende e nem fala português.
Para o brasileiro conseguir se comunicar com o japonês, só há duas opções:
Se o protocolo não fosse universal, cada engenheiro teria que inventar seu próprio protocolo. Isso geraria um grande número de protocolos que não poderiam se comunicar entre si com um alcance poderoso. Nesse caso poderia-se até imaginar a necessidade da criação de aplicativos para “traduzir” protocolos.
Mas felizmente, os protocolos de comunicação usados pelo computador são universais, ou seja, os computadores podem se comunicar entre si sem tradutores.
Os computadores se comunicam usando protocolos. Entre todos esses protocolos, grandes exemplos são:
Os protocolos aqui listados são só uma pequena porção do que existe lá fora.
A camada “aplicativo” é só a primeira etapa para o computador de fato conseguir se comunicar.
O modelo OSI (Modelo de interconexão de sistemas abertos) explica as camadas e protocolos de forma detalhada de forma abstrata.
Para um computador realizar a comunicação até o fim, ele deve passar por várias outras camadas e protocolos.
Os protocolos na informática tornam possível a comunicação entre computadores para enviar ou receber dados.
O protocolo é como uma linguagem universal, com o intuito de unificar regras para o funcionamento entre dispositivos de fábricas diferentes.
Projetos práticos
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.
Um computador conectado à internet está exposto a diversos perigos. O spyware é um deles e é esse malware responsável por roubar contas de redes sociais.
Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.
Responsável por identificar cada valor dentro de um endereço IP, como endereço da rede, endereço de sub-rede e endereço da máquina hospedeira.
Atua como intermediador, responsável por tarefas como funcionalidade de dispositivos de I/O e distribuição de memória entre aplicativos em execução.
Bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. Beacon tem como função enviar informações e orientações para dispositivos próximos.