Navegador

Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.

Categoria de Tecnologia

Postado em 03 janeiro 2023

Atualizado em 03 janeiro 2023

Palavras-chave: browser,navegador,http,css,javascript,linguagem,programacao,protocolo,exibi,conteudo,tecnologia

Visualizações: 2248



O computador possui diversas ferramentas que permitem comunicações com outras máquinas. No mundo da computação, comunicação é quase sinônimo de protocolo. O protocolo é um conjunto de regras que a máquina deve seguir para conseguir se comunicar com outro dispositivo. As portas TCP e UDP servem como base para essas comunicações.

Um protocolo bastante familiar com usuários que navegam na internet é o HTTPS. Se conseguimos acessar outras sites sem a utilização de ferramentas complexas como o terminal, é graças ao navegador.

O que é o navegador?

O navegador é um aplicativo que permite que possamos visualizar sites na internet. Ao acessarmos um site na barra do navegador, o conteúdo escrito em um linguagem de programação é interpretado e convertido pelo navegador, em seguida sendo exibido ao usuário.

O termo “navegador” vem do inglês “browser” e vem do verbo “browse”, que significa navegar em português.

Geralmente, o navegador já vem instalado quando adquirimos um computador ou dispositivo. Dependendo do sistema operacional (OS) da máquina, o navegador padrão pode variar, como mostra a tabela abaixo:

OS Navegador padrão
Windows Edge
MacOS Safari
ChromeOS Chrome
Linux Firefox

navegadores mais comuns utilizados pelos usuários

Para que serve o navegador?

Mesmo sem um navegador, podemos visualizar sites na internet. Porém, a grande diferença é que seria necessário um grande conhecimento na área de tecnologia, pois teríamos que fazer tudo através de comandos usando o terminal do computador.

O navegador não só permite o acesso e exibição de sites, como também possui outras funcionalidades que facilitam a vida do usuário. Exemplos dessas facilidades são armazenamento do histórico de navegação, gerenciamento de senhas, personalização de configurações e extensões, como tradutores de conteúdo e bloqueador de propagandas.

Hoje em dia, já existem navegadores especializados para jogos e dispositivos móveis, facilitando a interação do usuário e a informação digital.

Como funciona o navegador?

O navegador executa conexões com outros computadores ou servidores conectados com a internet usando protocolos como:

Protocolo Papel
HTTP Permite acesso a páginas na internet
HTTPS Versão criptografada do HTTP
SSH Acesso a servidores remotos
FTP Transferência de arquivos
SMTP Protocolo para a troca de emails
DNS Converte endereços de sites para endereços IP

Entretanto, o protocolo usado com mais frequência é o HTTPS, responsável pela conexão segura entre computadores para a exibição e visualização de páginas na internet através do navegador.

Além disso, o navegador pode interpretar diversas linguagens de programação. As linguagens de programação mais comuns são:

Linguagem Papel
HTML Linguagem estruturada para organizar o conteúdo
CSS Altera o estilo da página
JavaScript Torna o site mais dinâmico

As linguagens CSS e JavaScript são dispensáveis no desenvolvimento de sites. Já a linguagem HTML é obrigatória para escrever e estruturar o conteúdo da página. Entretanto, é raríssimo sites que não utilizam CSS e JavaScript em conjunto com o HTML.

Conclusão

O navegador é essencial para que usuários ordinários possam visualizar páginas de sites na internet. Mesmo sem um navegador, é possível visualizar sites na internet, porém isso exigi um grande conhecimento e prática na área de tecnologia.

O navegador utiliza protocolos para se comunicar com servidores e adquirir o conteúdo para a exibição. Além dessa funcionalidade, o mesmo possui muitas outras funcionalidades que melhoram a experiência do usuário.

Projetos práticos

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Veja também

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

Todo empreendedor deve estar consciente que cada funcionário é um humano, portanto deve reconhecer as tentações em alguns cenários

Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa

RFC Request for comments

Documentos com especificações técnicas sobre as tecnologias da internet que são usados para a implementação de novas tecnologias e padronização.

RPA Automação robótica de processos

Automatiza tarefas repetitivas no lugar de humanos, podendo ser integradas com os softwares e serviços que são utilizados para a realização de tarefas.

Linguagem de programação

A linguagem de programação é um conjunto de instruções que possuem um padrão de escritas, sendo um intermediário entre o programador humano e a máquina.

Portas TCP e UDP

A porta é um número de 16 bits que é adicionado no final do endereço IP, insinuando qual aplicativo está vinculado e atuando nessa porta.