Navegador

Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.

Categoria de Tecnologia

Postado em 03 janeiro 2023

Atualizado em 03 janeiro 2023

Palavras-chave: browser,navegador,http,css,javascript,linguagem,programacao,protocolo,exibi,conteudo,tecnologia

Visualizações: 1293



O computador possui diversas ferramentas que permitem comunicações com outras máquinas. No mundo da computação, comunicação é quase sinônimo de protocolo. O protocolo é um conjunto de regras que a máquina deve seguir para conseguir se comunicar com outro dispositivo. As portas TCP e UDP servem como base para essas comunicações.

Um protocolo bastante familiar com usuários que navegam na internet é o HTTPS. Se conseguimos acessar outras sites sem a utilização de ferramentas complexas como o terminal, é graças ao navegador.

O que é o navegador?

O navegador é um aplicativo que permite que possamos visualizar sites na internet. Ao acessarmos um site na barra do navegador, o conteúdo escrito em um linguagem de programação é interpretado e convertido pelo navegador, em seguida sendo exibido ao usuário.

O termo “navegador” vem do inglês “browser” e vem do verbo “browse”, que significa navegar em português.

Geralmente, o navegador já vem instalado quando adquirimos um computador ou dispositivo. Dependendo do sistema operacional (OS) da máquina, o navegador padrão pode variar, como mostra a tabela abaixo:

OS Navegador padrão
Windows Edge
MacOS Safari
ChromeOS Chrome
Linux Firefox

navegadores mais comuns utilizados pelos usuários

Para que serve o navegador?

Mesmo sem um navegador, podemos visualizar sites na internet. Porém, a grande diferença é que seria necessário um grande conhecimento na área de tecnologia, pois teríamos que fazer tudo através de comandos usando o terminal do computador.

O navegador não só permite o acesso e exibição de sites, como também possui outras funcionalidades que facilitam a vida do usuário. Exemplos dessas facilidades são armazenamento do histórico de navegação, gerenciamento de senhas, personalização de configurações e extensões, como tradutores de conteúdo e bloqueador de propagandas.

Hoje em dia, já existem navegadores especializados para jogos e dispositivos móveis, facilitando a interação do usuário e a informação digital.

Como funciona o navegador?

O navegador executa conexões com outros computadores ou servidores conectados com a internet usando protocolos como:

Protocolo Papel
HTTP Permite acesso a páginas na internet
HTTPS Versão criptografada do HTTP
SSH Acesso a servidores remotos
FTP Transferência de arquivos
SMTP Protocolo para a troca de emails
DNS Converte endereços de sites para endereços IP

Entretanto, o protocolo usado com mais frequência é o HTTPS, responsável pela conexão segura entre computadores para a exibição e visualização de páginas na internet através do navegador.

Além disso, o navegador pode interpretar diversas linguagens de programação. As linguagens de programação mais comuns são:

Linguagem Papel
HTML Linguagem estruturada para organizar o conteúdo
CSS Altera o estilo da página
JavaScript Torna o site mais dinâmico

As linguagens CSS e JavaScript são dispensáveis no desenvolvimento de sites. Já a linguagem HTML é obrigatória para escrever e estruturar o conteúdo da página. Entretanto, é raríssimo sites que não utilizam CSS e JavaScript em conjunto com o HTML.

Conclusão

O navegador é essencial para que usuários ordinários possam visualizar páginas de sites na internet. Mesmo sem um navegador, é possível visualizar sites na internet, porém isso exigi um grande conhecimento e prática na área de tecnologia.

O navegador utiliza protocolos para se comunicar com servidores e adquirir o conteúdo para a exibição. Além dessa funcionalidade, o mesmo possui muitas outras funcionalidades que melhoram a experiência do usuário.

Projetos práticos

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Veja também

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

Uma das vantagens de ter um robô trabalhando para você é o aumento da produtividade

Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...

Armazenamento de imagens

O armazenamento de imagens é realizado com o sistema de numeração binária. A imagem é composta por um conjunto de pixels e cada pixel representa uma cor.

Protocolos de e-mail

Ao todo, temos três protocolos que usados para o envio e o recebimento de e-mails. Esses protocolos são SMTP, POP3 e IMAP.

Tipos de serviços de servidor

Práticas como hospedagem de sites ou negócios online necessitam de servidores conectados à internet para permitir o acesso externo ao conteúdo.

Variáveis na programação

As variáveis são elementos responsáveis por armazenar informações temporariamente ou perpetuamente durante a execução de um programa ou algoritmo.