Navegador

Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.

Categoria de Tecnologia

Postado em 03 janeiro 2023

Atualizado em 03 janeiro 2023

Palavras-chave: browser,navegador,http,css,javascript,linguagem,programacao,protocolo,exibi,conteudo,tecnologia

Visualizações: 2116



O computador possui diversas ferramentas que permitem comunicações com outras máquinas. No mundo da computação, comunicação é quase sinônimo de protocolo. O protocolo é um conjunto de regras que a máquina deve seguir para conseguir se comunicar com outro dispositivo. As portas TCP e UDP servem como base para essas comunicações.

Um protocolo bastante familiar com usuários que navegam na internet é o HTTPS. Se conseguimos acessar outras sites sem a utilização de ferramentas complexas como o terminal, é graças ao navegador.

O que é o navegador?

O navegador é um aplicativo que permite que possamos visualizar sites na internet. Ao acessarmos um site na barra do navegador, o conteúdo escrito em um linguagem de programação é interpretado e convertido pelo navegador, em seguida sendo exibido ao usuário.

O termo “navegador” vem do inglês “browser” e vem do verbo “browse”, que significa navegar em português.

Geralmente, o navegador já vem instalado quando adquirimos um computador ou dispositivo. Dependendo do sistema operacional (OS) da máquina, o navegador padrão pode variar, como mostra a tabela abaixo:

OS Navegador padrão
Windows Edge
MacOS Safari
ChromeOS Chrome
Linux Firefox

navegadores mais comuns utilizados pelos usuários

Para que serve o navegador?

Mesmo sem um navegador, podemos visualizar sites na internet. Porém, a grande diferença é que seria necessário um grande conhecimento na área de tecnologia, pois teríamos que fazer tudo através de comandos usando o terminal do computador.

O navegador não só permite o acesso e exibição de sites, como também possui outras funcionalidades que facilitam a vida do usuário. Exemplos dessas facilidades são armazenamento do histórico de navegação, gerenciamento de senhas, personalização de configurações e extensões, como tradutores de conteúdo e bloqueador de propagandas.

Hoje em dia, já existem navegadores especializados para jogos e dispositivos móveis, facilitando a interação do usuário e a informação digital.

Como funciona o navegador?

O navegador executa conexões com outros computadores ou servidores conectados com a internet usando protocolos como:

Protocolo Papel
HTTP Permite acesso a páginas na internet
HTTPS Versão criptografada do HTTP
SSH Acesso a servidores remotos
FTP Transferência de arquivos
SMTP Protocolo para a troca de emails
DNS Converte endereços de sites para endereços IP

Entretanto, o protocolo usado com mais frequência é o HTTPS, responsável pela conexão segura entre computadores para a exibição e visualização de páginas na internet através do navegador.

Além disso, o navegador pode interpretar diversas linguagens de programação. As linguagens de programação mais comuns são:

Linguagem Papel
HTML Linguagem estruturada para organizar o conteúdo
CSS Altera o estilo da página
JavaScript Torna o site mais dinâmico

As linguagens CSS e JavaScript são dispensáveis no desenvolvimento de sites. Já a linguagem HTML é obrigatória para escrever e estruturar o conteúdo da página. Entretanto, é raríssimo sites que não utilizam CSS e JavaScript em conjunto com o HTML.

Conclusão

O navegador é essencial para que usuários ordinários possam visualizar páginas de sites na internet. Mesmo sem um navegador, é possível visualizar sites na internet, porém isso exigi um grande conhecimento e prática na área de tecnologia.

O navegador utiliza protocolos para se comunicar com servidores e adquirir o conteúdo para a exibição. Além dessa funcionalidade, o mesmo possui muitas outras funcionalidades que melhoram a experiência do usuário.

Projetos práticos

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Veja também

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

Pilha (stack) e fila (queue)

Pilha e fila são tipos de estrutura de dados que contribuem para um gerenciamento de dados mais inteligente e eficaz na programação

Variáveis na programação

As variáveis são elementos responsáveis por armazenar informações temporariamente ou perpetuamente durante a execução de um programa ou algoritmo.

4G (Quarta geração)

Fornece conexão com a rede para dispositivos móveis mesmo quando estes se encontram em deslocamento. Utiliza o protocolo LTE para a transferência de dados.

Notação do big-O

A notação do O grande é um método de fácil implementação, usado para avaliar a eficiência de um algoritmo em relação ao tempo de processamento.