Servidor

O servidor é um computador responsável por disponibilizar serviços aos clientes dentro de uma rede interna ou para a internet toda

Categoria de Tecnologia

Postado em 23 agosto 2022

Atualizado em 23 agosto 2022

Visualizações: 159



A idéia de dividir tarefas entre computadores sempre foi uma prática muito utilizada na informática.

Quando nos conectamos a um site, assistimos um vídeo no netflix ou jogamos um jogo online, estamos nos conectando a outro computador em algum lugar do mundo.

Ao acessarmos algum serviço em outro lugar do mundo, pacotes de dados são enviados entre as duas máquinas perto da velocidade da luz. Por isso, conseguimos conversar por vídeo com outra pessoa do outro lado do mundo.

Para nos conectarmos com outro computador, precisamos que este computador esteja disponível para acesso. Isso só vai ser possível se a determinada porta de comunicação estiver aberta. Quando um computador “abre suas portas” para outro computador, este computador vai passar a ser chamado de servidor.

O que é servidor?

O servidor pode ser um software ou computador disponível para acessos externos. Em outras palavras, acessos de outras máquinas dentro da rede interna ou na rede externa, portanto podendo ser uma conexão LAN ou WAN.

Um computador convencional como o doméstico, também pode ser usado como servidor. O que faz o computador ser um servidor é o tipo de papel que ele atua. Se um computador oferece algum tipo de serviço a outros computadores, ele é considerado um servidor.

exemplo de servidor

Porém, quando o número de acessos a um servidor é muito grande, o servidor pode encontrar problemas para retornar uma resposta para seus clientes. Por isso, em empresas grandes, computadores voltados a disposição de serviços são utilizados.

O que é cliente na informática?

O cliente é a máquina que solicita conexão a um servidor, para obter acesso aos serviços.

exemplo de cliente servidor

Um cliente pode ser qualquer dispositivo que solicite a troca de dados na internet ou em uma rede isolada, exemplos de cliente são:

Como acontece a comunicação entre um cliente e servidor?

Não é qualquer dispositivo que pode se conectar a um servidor. Esse dispositivo precisa ser um dispositivo autorizado e o servidor precisa ter uma porta de comunicação aberta para o compartilhamento de serviços.

Servidores, geralmente controlam os acessos pelo endereço IP, após filtrarem acessos indesejados com a firewall.

Além disso, o servidor precisa ter uma porta aberta para o acesso de clientes para o acesso.

Alguns tipos de servidores são:

Servidor WEB

O servidor WEB disponibiliza sites para o acesso. Hoje, todo site que acessamos com o nosso navegador é possível pelo fato de algum servidor estar disponibilizando esse serviço.

O servidor WEB, geralmente usa a porta 443, que é a porta padrão para o protocolo https.

Servidor de arquivos

O servidor de arquivos pode ser acessado pelo navegador ou por um gerenciador de arquivos (explorer).

Geralmente, o protocolo utilizado para o compartilhamento de arquivos é o FTP, que usa como padrão a porta 20 e 21.

Servidor de banco de dados

Servidor que disponibiliza acesso aos dados no banco de dados diretamente ou através de um software.

O banco de dados como o MySql usa como padrão a porta 3306.

Servidor de email

Responsável por receber, conter e enviar emails entre clientes.

Servidor com múltiplos papéis

Não há a necessidade de separar um servidor por tarefa, papéis como gerenciamento de emails, arquivos e banco de dados podem ser feitos tudo em um mesmo servidor.

Porém, quando há um grande número de acessos ao mesmo tempo, todos esses serviços podem ficar indisponíveis temporariamente ou até permanentemente no pior dos casos.

Conclusão

Um servidor é um computador com o papel de disponibilizar serviços aos clientes (computadores que acessam o servidor). Um servidor pode disponibilizar múltiplos serviços, porém em grandes empresas, cada servidor tem um papel específico para prevenir a acumulação de acessos em um só servidor.