Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 02 abril 2022
Atualizado em 16 janeiro 2023
Palavras-chave: paas,iaas,saas,services,platform,plataforma,serviço,custos,corte,software,hospedar,hospedagem,nuvem
Visualizações: 1412
A internet proporciona diversos serviços em nuvem que auxiliam com tarefas como gerenciamento de e-mails, armazenamento de arquivos e distribuição de conteúdo.
Exemplos de serviços disponíveis para o uso imediato é o SaaS. Em alguns casos, nem mesmo login é requerido para a utilização do SaaS. Geralmente é extremamente útil, porém nem sempre atendem a todos os interesses dos usuários.
Com o intuito de fornecer mais flexibilidade ao cliente, o serviço de fornecimento de plataforma como serviço surgiu. Em outras palavras, o PaaS.
PaaS é a sigla para “Platform as a service”, em português, “Plataforma como serviço”. Esse serviço é um modelo de computação em nuvem e é responsável por fornecer a plataforma necessária para que aplicativos desenvolvidos de modo independente possam ser implementados.
Esse tipo de serviço é usado por empresas ou usuários individuais que querem implementar o seu software rapidamente sem se preocupar com infraestrutura. Toda a infraestrutura necessária para a implantação de softwares é disponibilizado através da internet.
A plataforma já oferece todos os recursos necessários para o funcionamento do software, como banco de dados, sistema operacional e ferramentas de gerenciamento. Esses recursos garantem a segurança, monitoramento e análise, facilitando a manutenção e o mantimento do software.
Grandes exemplos de PaaS são:
Alguns anos atrás, era necessário a obtenção e configuração de infraestrutura para criar servidores de hospedagem de sites. O desenvolvedor de um sites ou aplicativos online, precisava ter uma rede interna conectada com a internet, para que outros computadores ao redor do mundo pudessem acessar o conteúdo externamente. Isso demandava investimento, espaço e conhecimento para a preparação dos recursos que servem como plataforma.
Porém, ao utilizar PaaS, todos esses problemas podem ser resolvidos. Assim, os desenvolvedores podem se concentrar no desenvolvimento do software. Além disso, os custos podem ser bem menores.
Alguns limites de personalização podem existir. Isso pode acontecer devido às restrições das ferramentas já disponibilizadas, uma vez que o cliente não tem a permissão de modificar configurações ou instalar pacotes na plataforma.
A dependência da plataforma também pode ser uma desvantagem. Caso a plataforma comece a dar problemas, a transição do software para outra plataforma pode ser um trabalho árduo.
PaaS possui inúmeras vantagens para empresas de pequeno porte principalmente com os baixos custos de manutenção. A infraestrutura já é disponibilizada para o uso, portanto não há a necessidade de contratação de técnicos especializados na área para manutenção de infraestrutura.
Seu objetivo é fornecer a plataforma necessária e facilitar a implantação de softwares, economizando tempo dos desenvolvedores.
Projetos práticos
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
O envenenamento de cache DNS redireciona o usuário para um site falso, mesmo digitando um URL legítimo. Como isso é possível??!!
Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...
Práticas como hospedagem de sites ou negócios online necessitam de servidores conectados à internet para permitir o acesso externo ao conteúdo.
A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.
Malware programado especialmente para praticar golpes através da internet. O golpe é iniciado quando usuário executa esse programa malicioso
Automatiza tarefas repetitivas no lugar de humanos, podendo ser integradas com os softwares e serviços que são utilizados para a realização de tarefas.