PaaS (Plataforma como serviço)

Fornece a plataforma necessária para a implantação de softwares remotamente, economizando tempo e diminuindo custos de infraestrutura.

Categoria de Tecnologia

Postado em 02 abril 2022

Atualizado em 16 janeiro 2023

Palavras-chave: paas,iaas,saas,services,platform,plataforma,serviço,custos,corte,software,hospedar,hospedagem,nuvem

Visualizações: 1091

A internet proporciona diversos serviços em nuvem que auxiliam com tarefas como gerenciamento de e-mails, armazenamento de arquivos e distribuição de conteúdo.

Exemplos de serviços disponíveis para o uso imediato é o SaaS. Em alguns casos, nem mesmo login é requerido para a utilização do SaaS. Geralmente é extremamente útil, porém nem sempre atendem a todos os interesses dos usuários.

Com o intuito de fornecer mais flexibilidade ao cliente, o serviço de fornecimento de plataforma como serviço surgiu. Em outras palavras, o PaaS.

O que é PaaS?

PaaS é a sigla para “Platform as a service”, em português, “Plataforma como serviço”. Esse serviço é um modelo de computação em nuvem e é responsável por fornecer a plataforma necessária para que aplicativos desenvolvidos de modo independente possam ser implementados.

Esse tipo de serviço é usado por empresas ou usuários individuais que querem implementar o seu software rapidamente sem se preocupar com infraestrutura. Toda a infraestrutura necessária para a implantação de softwares é disponibilizado através da internet.

plataforma como serviço paas

A plataforma já oferece todos os recursos necessários para o funcionamento do software, como banco de dados, sistema operacional e ferramentas de gerenciamento. Esses recursos garantem a segurança, monitoramento e análise, facilitando a manutenção e o mantimento do software.

Grandes exemplos de PaaS são:

  • Heroku
  • Netlify
  • AWS Elastic Beanstalk
  • Google App Engine

Qual é a vantagem de usar PaaS?

Alguns anos atrás, era necessário a obtenção e configuração de infraestrutura para criar servidores de hospedagem de sites. O desenvolvedor de um sites ou aplicativos online, precisava ter uma rede interna conectada com a internet, para que outros computadores ao redor do mundo pudessem acessar o conteúdo externamente. Isso demandava investimento, espaço e conhecimento para a preparação dos recursos que servem como plataforma.

Porém, ao utilizar PaaS, todos esses problemas podem ser resolvidos. Assim, os desenvolvedores podem se concentrar no desenvolvimento do software. Além disso, os custos podem ser bem menores.

paas

Quais desvantagens PaaS pode apresentar?

Alguns limites de personalização podem existir. Isso pode acontecer devido às restrições das ferramentas já disponibilizadas, uma vez que o cliente não tem a permissão de modificar configurações ou instalar pacotes na plataforma.

A dependência da plataforma também pode ser uma desvantagem. Caso a plataforma comece a dar problemas, a transição do software para outra plataforma pode ser um trabalho árduo.

Conclusão

PaaS possui inúmeras vantagens para empresas de pequeno porte principalmente com os baixos custos de manutenção. A infraestrutura já é disponibilizada para o uso, portanto não há a necessidade de contratação de técnicos especializados na área para manutenção de infraestrutura.

Seu objetivo é fornecer a plataforma necessária e facilitar a implantação de softwares, economizando tempo dos desenvolvedores.

Projetos práticos

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Veja também

Os três pilares de segurança da informação são o requerimento mínimo para um serviço seguro

A quantidade de programadores só tende a aumentar com o tempo. Porém, muitos programadores ainda não conhecem os três pilares de segurança da informação.

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

Computação em nuvem

Computação em nuvem oferece serviços através da internet que possibilitam hospedagem de sites, armazenamento de arquivos, compartilhamento de dados, etc.

RAT Remote Access Trojan

O RAT é um malware que tipicamente infecta o computador da vítima por um cavalo de tróia. Uma vez detectado, não é muito difícil sua remoção.

Indústria 4.0

Também conhecida como quarta revolução industrial, utiliza tecnologias modernas para automatizar processos. Iniciou-se em 2011, na Alemanha.

Economia compartilhada

A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.