Computação em nuvem

Computação em nuvem oferece serviços através da internet que possibilitam hospedagem de sites, armazenamento de arquivos, compartilhamento de dados, etc.

Categoria de Tecnologia

Postado em 03 abril 2022

Atualizado em 14 julho 2022

Visualizações: 537

A internet revolucionou o modo de gerenciar infraestrutura e software. Hoje, muitas empresas optam por alugar infraestutura virtualmente para implantar seus sistemas e fazer a divulgação para clientes.

Empresas que disponibilizam infraestrutura virtualmente, necessitaram de um centro de processamento de dados poderosa para atender a demanda dos clientes.

Isso trouxe melhoras para o setor tecnológico, sendo criada uma nova expressão para descrever esses centros de processamento de dados simplesmente para computação em nuvem.

O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem, vem do inglês “Cloud Computing”.

Computação em nuvem é um serviço que disponibiliza servidores para o uso virtual, fazendo com que o cliente não precise de uma infraestrutura física local.

Por ser um serviço sob demanda, o utilizador só paga o que utiliza.

Desvantagens em não usar a computação em nuvem

Tradicionalmente para fazer coisas como hospedagem de site, é necessário fazer a compra de vários materiais como computadores, cabos e gabinetes, gerando grandes custos iniciais.

O mantimento desses materiais também necessita espaço, ventilação (para evitar o superaquecimento) e técnicos especializados na área o que gera grandes gastos mensais com manutenção.

Gastos de manutenção como contratação de técnicos especializados na área e troca de materiais devido ao desgaste também devem ser levados em conta.

No fim das contas, os custos para obter e manter toda essa infraestrutura é muito alto, tendo vários prejuízos no início.

Vantagens da computação em nuvem

A computação em nuvem permite muitas possibilidades, como hospedagem de sites, armazenamento de arquivos e compartilhamento de dados.

Por ter disponibilidade sob demanda, só o necessário é fornecido cortando gastos desnecessários.

Em outras palavras, é possível alugar a infraestrutura necessária de acordo com os requerimentos usando a computação em nuvem. Isso traz grandes vantagens, como:

  • Corte de custos iniciais
  • Corte de gastos com manutenção
  • Corte de gastos com energia e espaço
  • Corte de gastos extras (Só paga o que usar)

A computação em nuvem possui vários tipos de serviços, os principais são:

  • SaaS (Software as Service)
  • PaaS (Platform as Service)
  • IaaS (Infrastructure as Service)

networking_cloud

Conclusão

Hoje em dia é notável a migração de muitas empresas para a computação em nuvem. Arcar com todos os gastos de infraestrutura não é uma tarefa fácil, além de trazer muitas dores de cabeça.

A popularidade da computação em nuvem só tende a crescer. Os serviços disponíveis em nuvem recentemente e extremamente grande.