Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 03 abril 2022
Atualizado em 14 julho 2022
Palavras-chave: cloud,computing,computação,nuvem,saas,iaas,paas,infraestrutura,servidor
Visualizações: 1697
A internet revolucionou o modo de gerenciar infraestrutura e software. Hoje, muitas empresas optam por alugar infraestutura virtualmente para implantar seus sistemas e fazer a divulgação para clientes.
Empresas que disponibilizam infraestrutura virtualmente, necessitaram de um centro de processamento de dados poderosa para atender a demanda dos clientes.
Isso trouxe melhoras para o setor tecnológico, sendo criada uma nova expressão para descrever esses centros de processamento de dados simplesmente para computação em nuvem.
Computação em nuvem, vem do inglês “Cloud Computing”.
Computação em nuvem é um serviço que disponibiliza servidores para o uso virtual, fazendo com que o cliente não precise de uma infraestrutura física local.
Por ser um serviço sob demanda, o utilizador só paga o que utiliza.
Tradicionalmente para fazer coisas como hospedagem de site, é necessário fazer a compra de vários materiais como computadores, cabos e gabinetes, gerando grandes custos iniciais.
O mantimento desses materiais também necessita espaço, ventilação (para evitar o superaquecimento) e técnicos especializados na área o que gera grandes gastos mensais com manutenção.
Gastos de manutenção como contratação de técnicos especializados na área e troca de materiais devido ao desgaste também devem ser levados em conta.
No fim das contas, os custos para obter e manter toda essa infraestrutura é muito alto, tendo vários prejuízos no início.
A computação em nuvem permite muitas possibilidades, como hospedagem de sites, armazenamento de arquivos e compartilhamento de dados.
Por ter disponibilidade sob demanda, só o necessário é fornecido cortando gastos desnecessários.
Em outras palavras, é possível alugar a infraestrutura necessária de acordo com os requerimentos usando a computação em nuvem. Isso traz grandes vantagens, como:
A computação em nuvem possui vários tipos de serviços, os principais são:
Hoje em dia é notável a migração de muitas empresas para a computação em nuvem. Arcar com todos os gastos de infraestrutura não é uma tarefa fácil, além de trazer muitas dores de cabeça.
A popularidade da computação em nuvem só tende a crescer. Os serviços disponíveis em nuvem recentemente e extremamente grande.
Projetos práticos
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Esperávamos horas para baixar apenas alguns megabytes. Nessas horas, quando o telefone tocava nós fazíamos de tudo para não atender o telefone. Mas infelizmente nem sempre dava certo....
Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...
Também conhecida como quarta revolução industrial, utiliza tecnologias modernas para automatizar processos. Iniciou-se em 2011, na Alemanha.
Versão criptografada do protocolo SNI. O SNI é usado para gerenciar múltiplos certificados TLS de sites em um único servidor.
O servidor é um computador responsável por disponibilizar serviços aos clientes dentro de uma rede interna ou para a internet toda
Ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital.