Computação em nuvem

Computação em nuvem oferece serviços através da internet que possibilitam hospedagem de sites, armazenamento de arquivos, compartilhamento de dados, etc.

Categoria de Tecnologia

Postado em 03 abril 2022

Atualizado em 14 julho 2022

Palavras-chave: cloud,computing,computação,nuvem,saas,iaas,paas,infraestrutura,servidor

Visualizações: 1252

A internet revolucionou o modo de gerenciar infraestrutura e software. Hoje, muitas empresas optam por alugar infraestutura virtualmente para implantar seus sistemas e fazer a divulgação para clientes.

Empresas que disponibilizam infraestrutura virtualmente, necessitaram de um centro de processamento de dados poderosa para atender a demanda dos clientes.

Isso trouxe melhoras para o setor tecnológico, sendo criada uma nova expressão para descrever esses centros de processamento de dados simplesmente para computação em nuvem.

O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem, vem do inglês “Cloud Computing”.

Computação em nuvem é um serviço que disponibiliza servidores para o uso virtual, fazendo com que o cliente não precise de uma infraestrutura física local.

Por ser um serviço sob demanda, o utilizador só paga o que utiliza.

Desvantagens em não usar a computação em nuvem

Tradicionalmente para fazer coisas como hospedagem de site, é necessário fazer a compra de vários materiais como computadores, cabos e gabinetes, gerando grandes custos iniciais.

O mantimento desses materiais também necessita espaço, ventilação (para evitar o superaquecimento) e técnicos especializados na área o que gera grandes gastos mensais com manutenção.

Gastos de manutenção como contratação de técnicos especializados na área e troca de materiais devido ao desgaste também devem ser levados em conta.

No fim das contas, os custos para obter e manter toda essa infraestrutura é muito alto, tendo vários prejuízos no início.

Vantagens da computação em nuvem

A computação em nuvem permite muitas possibilidades, como hospedagem de sites, armazenamento de arquivos e compartilhamento de dados.

Por ter disponibilidade sob demanda, só o necessário é fornecido cortando gastos desnecessários.

Em outras palavras, é possível alugar a infraestrutura necessária de acordo com os requerimentos usando a computação em nuvem. Isso traz grandes vantagens, como:

  • Corte de custos iniciais
  • Corte de gastos com manutenção
  • Corte de gastos com energia e espaço
  • Corte de gastos extras (Só paga o que usar)

A computação em nuvem possui vários tipos de serviços, os principais são:

  • SaaS (Software as Service)
  • PaaS (Platform as Service)
  • IaaS (Infrastructure as Service)

networking_cloud

Conclusão

Hoje em dia é notável a migração de muitas empresas para a computação em nuvem. Arcar com todos os gastos de infraestrutura não é uma tarefa fácil, além de trazer muitas dores de cabeça.

A popularidade da computação em nuvem só tende a crescer. Os serviços disponíveis em nuvem recentemente e extremamente grande.

Projetos práticos

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Veja também

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

Afinal, vale a pena gastar tempo com web marketing?

Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...

Indústria 4.0

Também conhecida como quarta revolução industrial, utiliza tecnologias modernas para automatizar processos. Iniciou-se em 2011, na Alemanha.

ESNI Indicação de nome de servidor criptografado

Versão criptografada do protocolo SNI. O SNI é usado para gerenciar múltiplos certificados TLS de sites em um único servidor.

Computação forense

Ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital.

Edge Computing

Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.