WiFi Wireless Fidelity

Realiza a transmissão de dados entre o roteador e os dispositivos da LAN usando ondas de rádio. As bandas de frequência utilizadas podem ser 2,4GHz e 5Ghz.

Categoria de Tecnologia

Postado em 28 janeiro 2023

Atualizado em 28 janeiro 2023

Palavras-chave: wifi,internet,protocolo,rede,transmissao,roteador,dispositivos,lan,banda,frequencia

Visualizações: 1334



A internet possui uma variedade de recursos que facilitam a vida das pessoas. Tecnologias de telemática permitem que os usuários possam se conectar com a internet mesmo estando em um ambiente externo e em locomoção.

No conforto de suas casas, os usuários também querem desfrutar de uma internet rápida e sem fio para assistir vídeos, jogar jogos e enviar mensagens de texto seja no smartphone ou no computador. Isso tudo é possível graças ao WiFi.

O que é o WiFi?

WiFi é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, em português, “fidelidade sem fio”.

O WiFi é uma tecnologia que permite a conexão de dispositivos à internet ou a uma rede local para enviar e receber dados. A transferência de dados é feita com ondas de rádio e sem a presença de fios, podendo ter uma média de alcance de 30 metros. Geralmente, o dispositivo WiFi permite que múltiplos dispositivos se conectem a rede, podendo chegar a centenas de dispositivos conectados simultaneamente. Porém, isso pode trazer desvantagens como sobrecarregamento de rede, afetando a qualidade da transferência de dados.

As primeiras redes WiFi foram lançadas comercialmente no ano de 1997, se popularizando com o decorrer do tempo e substituindo os meios que serviam de conexão para rede, como o cabo Ethernet. Além disso, o WiFi pode substituir outras tecnologias como o bluetooth e o 4G, pois possui maior alcance em relação ao bluetooth e pode ser mais rápida do que o 4G.

Baseando-se no modelo OSI, em uma rede, o WiFi atua na camada de enlace. O WiFi identifica os dispositivos usando o endereço MAC (Media Access Control) dos dispositivos, cujo endereço é atribuído pelo próprio fabricante do dispositivo, sendo fixo e único em todo o mundo.

Como funciona o WiFi?

O WiFi usa ondas de rádios para a transferências de dados, podendo ter uma banda de frequência de 2,4GHz ou 5GHz. O dispositivo responsável por emitir sinais de rádio e gerenciar os dispositivos conectados com a rede é o roteador. Para poder receber sinais do roteador WiFi e se conectar com a rede, o dispositivo precisa estar equipado com uma placa de rede sem fio. Dispositivos como computadores e smartphones já são equipados com essa placa. Uma vez que esses dispositivos são capazes de detectar os sinais de WiFi, eles precisam realizar uma autenticação usando informações de usuário e senha para ter acesso a rede através do roteador.

exemplo de wifi em uma residência

O protocolo padrão utilizado pelo WiFi é o IEEE 802.11. Esse protocolo permite que os dispositivos possam se comunicar com o roteador usando rádio frequência. Além disso, integra outros protocolos de autenticação e criptografia para aumentar a segurança e proteger a rede de acessos não autorizados e manter a privacidade dos dados transmitidos. Os protocolos de segurança que podem ser integrados são WPA (Wi-Fi Protected Access) e WPA2. Outros protocolos como o DHCP também são usados em conjunto para gerenciar a rede com tarefas como atribuição dinâmica de endereços IP.

Qual é a diferença entre a banda de frequência 2,4GHz e 5GHz?

A largura de banda da banda de frequência 2,4GHz é de 80MHz, e a de 5GHz é de 160MHz. Em outras palavras, a 5GHz é mais rápida do que a 2GHz, pois pode suportar mais dados. Outra vantagem do 5GHz é que ela não sofre interferência de outros sinais, pois são poucos dispositivos que usam essa banda de frequência para realizar a comunicação de dados. Entretanto, a banda de 2,4GHz pode penetrar paredes e obstáculos com mais facilidade, tendo um alcance mais longo do que a banda 5GHz.

Em outras palavras, a banda 2,4GHz é indicada para dispositivos de uso externo que precisam de um maior alcance e a banda 5GHz é indicada para dispositivos de uso interno que precisam de maior velocidade de transferência de dados.

Conclusão

O WiFi é uma tecnologia que utiliza ondas de rádio para estabelecer conexões e realizar transferência de dados entre os dispositivos e o roteador. O roteador é dispositivo responsável por emitir sinais e detectar os dispositivos equipados com uma placa de rede sem fio.

Projetos práticos

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Veja também

Os robôs estão aprendendo por conta própria?

Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

Beacon

Bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. Beacon tem como função enviar informações e orientações para dispositivos próximos.

Web Marketing

O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.

IoT Internet of things

IoT é uma abreviação de Internet of things, que em português significa internet das coisas. Iot é qualquer dispositivo que se conecta com a internet.

Edge Computing

Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.