Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 29 março 2022
Atualizado em 05 janeiro 2023
Palavras-chave: telematic,telemática,gps,automóveis,automóvel,smartphone,rastreador,telecomunicação,informação,informática,tecnologia
Visualizações: 3025
O avanço da tecnologia trouxe muitas descobertas para várias áreas de tecnologia, como telecomunicação e informação.
Além disso, a integração de técnicas de diferentes áreas traz grandes inovações, principalmente na área digital. Isso permite o desenvolvimento de várias soluções que contribuem para a sociedade, globalização e comunicação.
A telemática foi uma das áreas que se aproveitou da integração de técnicas de telefonia e informática, trazendo grandes vantagens principalmente na área de locomotiva.
A expressão “telemática” vem da junção das palavras “Telecomunicação” e “Informática”. Em inglês, a expressão é “telematics”.
Telemática é o uso de telecomunicação e informática para realizar a comunicação entre dispositivos por longas distâncias, possibilitando também a comunicação em tempo real. A comunicação em tempo real só é possível porque a telemática permite a transferência de dados entre dispositivos com uma alta velocidade. Sistemas que precisam processar dados e tomar decisões com eficiência optam por tecnologias como a telemática.
A velocidade de transmissão pode variar dependendo do material utilizado e do protocolo de comunicação adotado. Redes de telefonias de 2G permitem a transferência de dados com até 1 megabit (0,125 megabytes) por segundo. Sistemas que utilizam 4G podem ter uma velocidade de transmissão de até 1 gigabit (125 megabytes) por segundo.
Os protocolos utilizados por dispositivos telemáticos podem variar, porém os mais frequentes são o HTTP, IP (Protocolo da internet) e SDTP (Protocolo de transporte de dados de sessão).
Um dispositivo telemático pode receber, coletar, processar e exibir dados, assim como também pode transmitir informações através de tecnologias de telecomunicação como 4G ou redes de satélite. Tecnologias como o GPS é um exemplo de telemática, uma vez que o dispositivo GPS pode receber sinais do satélite e em seguida, processando e exibindo informações como localização atual do dispositivo.
Dispositivos telemáticos pertencem a tecnologia da internet das coisas (IoT), podendo integrar atuadores e sensores para interagir com o mundo real. Essa integração permite a manipulação digital de equipamentos de modo remoto, podendo acionar um motor ou abrir uma válvula.
Outras tecnologias como computador de borda também são integradas com dispositivos telemáticos para melhorar a eficiência no armazenamento de dados e diminuir o tráfego de dados através de redes de transmissão.
Aplicativos como uber eats possuem opções de monitoramento da localização atual da sua encomenda em tempo real.
Informações como localização atual em tempo real são transmitidas pelo smartphone do entregador, que utiliza tecnologias de telecomunicação como 4G para o envio de informação.
Com a ajuda da telemática podemos obter muitas outras vantagens como:
Com toda essa informação à disposição é possível fazer previsões de quando a encomenda irá chegar até seu destino final. Automóveis também podem ter dispositivos de telemática instalados, obtendo muito mais vantagens, principalmente caminhões de carga.
O controle e monitoramento de caminhões através de um sistema central torna possível um gerenciamento mais eficaz, podendo melhorar a produtividade, segurança e o gasto, pois a utilização de sensores permite que dados sejam enviados ao sistema central. A adoção de dispositivos de telemática em automóveis também auxiliam os motoristas com a otimização de rotas.
O GPS faz parte da telemática. A telemática em si, não se limita apenas a um dispositivo, podendo ser um termo usado para descrever a comunicação entre dispositivos que usam técnicas de telefonia e informática.
Um carro que possui dispositivo telemático é capaz de ser controlado e monitorado através de algum aplicativo remoto. Isso favorece empresas de transporte, que possuem múltiplos veículos sob o seu domínio, podendo monitorar de forma detalhada os veículos pelo sistema central.
Com o uso da informática é possível usar algoritmos que ajudam desde simples cidadãos até grandes empresários em vários aspectos. Alguns exemplos são:
A telemática pode ser um grande investimento para negócios automobilísticos, podendo melhorar o monitoramento e gerenciamento de veículos significativamente.
O uso da telecomunicação permite a transferência de informação por longas distâncias. Já a informática, pode integrar várias outras técnicas como automatização de tomadas de decisões.
Projetos práticos
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade
Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...
Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.
Ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital.
A programação orientada a objetos possui um contexto bastante semelhante com a vida real, facilitando a sua implementação e interpretação.
Método de desenvolvimento em que os testes são a base da implementação. Eficiente para mitigar bugs de forma automática.