Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 12 abril 2022
Atualizado em 22 julho 2022
Palavras-chave: network,internet,lan,wan,rede,conexão,computador
Visualizações: 7447
A internet pode ser um local muito perigoso em alguns casos. Se um computador contendo informações importantes estiver conectado à internet externa de modo direto, este computador pode correr sérios riscos.
Além disso, o número de endereços IP disponíveis tem diminuído conforme o número de pessoas que usam a internet tem aumentado.
Hoje, o número de pessoas que utilizam a internet, chega a passar 5 bilhões de pessoas. Esse número já ultrapassa o número de endereços de IP disponíveis, possuindo apenas 4 bilhões de variações disponíveis.
Felizmente, o mesmo endereço pode ser atribuído para múltiplos dispositivos conectados em uma rede local, também conhecida como LAN.
LAN é a abreviação de Local Area Network. Em português, podemos dizer “rede local de computadores”.
LAN é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros em um pequeno local. Essa conexão é isolada, portanto não é necessariamente preciso ter conexão à internet externa para ter uma rede local de computadores (LAN).
Quando há mais de 2 computadores conectados temos uma conexão LAN. Uma vez conectados, esses computadores podem compartilhar arquivos entre si.
Na nossa casa também temos uma rede local(LAN). Geralmente temos um roteador que administra todos os dispositivos que se conectaram ao Wi-Fi.
Esse roteador dará um endereço IP privado único para cada dispositivo, possibilitando a conexão com a internet. Todos os dispositivos que ficam abaixo do roteador estão conectados à uma rede local.
Esses dispositivos só podem acessar a rede externa(internet) através do roteador que administra a transmissão de dados entre a rede externa e a rede local. Portanto é impossível um computador de uma rede externa acessar algum dispositivo situado na rede local sem passar pelo nosso roteador.
A rede local de computadores pode ser realizada com ou sem a conexão de cabos.
Conexão entre computadores ou dispositivos usando cabo. Esses cabos podem ser:
Cada cabo possui suas vantagens e desvantagens. O cabo coaxial é mais antigo e está sendo substituído pelo cabo de rede der par trançado e a fibra óptica.
A grande vantagem da LAN com cabo é a sua eficiência. Se conectarmos o cabo, a conexão é estabelecida com mais facilidade e dificilmente sofre interferências externas.
Porém, quanto maior a rede local de computadores, mais difícil fica organizar os cabos.
Para ter uma conexão sem cabo é necessário um roteador. Esse roteador emite sinais. Esses sinais são captados pelos dispositivos e computadores que então poderão se conectar.
Um exemplo desses sinais é o Wi-Fi.
Por não utilizar cabos na sua conexão, não há necessidade de se preocupar com a organização dos cabos.
Porém, a conexão sem cabo pode sofrer interferências de outros sinais, podendo influenciar na velocidade da conexão.
A rede local de computadores pode ser usada em locais como:
Locais muito afastados da rede local de computadores, não poderão se conectar. Para resolver esse problema usamos o WAN.
LAN é bastante confundida com WAN, mas são duas coisas bem diferentes.
Como podemos observar no gráfico acima 2 WANs e 4 redes locais de computadores (LANs).
Um WAN pode ser considerado um conjunto de LANs. Também podemos nos referir ao WAN como “conexão externa”.
Se juntarmos tudo no gráfico acima isso resultará em um novo WAN.
A rede local de computadores é a conexão entre dispositivos em um pequeno espaço, como uma residência ou escritório. Essa conexão pode ser feita com ou sem a presença de cabos.
Quando conectamos duas ou mais redes locais, usamos a expressão WAN para descrever esse conjunto de redes locais.
Projetos práticos
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Esperávamos horas para baixar apenas alguns megabytes. Nessas horas, quando o telefone tocava nós fazíamos de tudo para não atender o telefone. Mas infelizmente nem sempre dava certo....
Uma rede interna sem um firewall é como se fosse uma casa com a porta destrancada. Um indivíduo com más intenções pode se aproveitar para a invadir quando menos esperamos.
O computador possui memória primária e memória auxiliar, ambos possuem finalidades específicas como armazenamento de dados temporários ou permanentes.
O servidor é um computador responsável por disponibilizar serviços aos clientes dentro de uma rede interna ou para a internet toda
Modelo tradicional de desenvolvimento de software, cada etapa do projeto deve seguir a ordem dos processos sem retroceder para as etapas anteriores.
Inteligência artificial é a criação de máquinas que podem pensar, aprender, sentir ou tomar decisões conforme o ambiente ao seu redor.