LAN

Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.

Categoria de Tecnologia

Postado em 12 abril 2022

Atualizado em 22 julho 2022

Visualizações: 714

A internet pode ser um local muito perigoso em alguns casos. Se um computador contendo informações importantes estiver conectado à internet externa de modo direto, este computador pode correr sérios riscos.

Além disso, o número de endereços IP disponíveis tem diminuído conforme o número de pessoas que usam a internet tem aumentado.

Hoje, o número de pessoas que utilizam a internet, chega a passar 5 bilhões de pessoas. Esse número já ultrapassa o número de endereços de IP disponíveis, possuindo apenas 4 bilhões de variações disponíveis.

Felizmente, o mesmo endereço pode ser atribuído para múltiplos dispositivos conectados em uma rede local, também conhecida como LAN.

O que é LAN?

LAN é a abreviação de Local Area Network. Em português, podemos dizer “rede local de computadores”.

lan

LAN é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros em um pequeno local. Essa conexão é isolada, portanto não é necessariamente preciso ter conexão à internet externa para ter uma rede local de computadores (LAN).

Computador1
Computador2

Quando há mais de 2 computadores conectados temos uma conexão LAN. Uma vez conectados, esses computadores podem compartilhar arquivos entre si.

Na nossa casa também temos uma rede local(LAN). Geralmente temos um roteador que administra todos os dispositivos que se conectaram ao Wi-Fi.

Roteador
Computador1
Computador2
Videogame
Celular

Esse roteador dará um endereço IP privado único para cada dispositivo, possibilitando a conexão com a internet. Todos os dispositivos que ficam abaixo do roteador estão conectados à uma rede local.

Esses dispositivos só podem acessar a rede externa(internet) através do roteador que administra a transmissão de dados entre a rede externa e a rede local. Portanto é impossível um computador de uma rede externa acessar algum dispositivo situado na rede local sem passar pelo nosso roteador.

Tipos de LAN

A rede local de computadores pode ser realizada com ou sem a conexão de cabos.

LAN com cabo

Conexão entre computadores ou dispositivos usando cabo. Esses cabos podem ser:

  • Cabo coaxial
  • Cabo de rede de par trançado
  • Fibra óptica

Cada cabo possui suas vantagens e desvantagens. O cabo coaxial é mais antigo e está sendo substituído pelo cabo de rede der par trançado e a fibra óptica.

A grande vantagem da LAN com cabo é a sua eficiência. Se conectarmos o cabo, a conexão é estabelecida com mais facilidade e dificilmente sofre interferências externas.

Porém, quanto maior a rede local de computadores, mais difícil fica organizar os cabos.

LAN sem cabo (Wireless)

Para ter uma conexão sem cabo é necessário um roteador. Esse roteador emite sinais. Esses sinais são captados pelos dispositivos e computadores que então poderão se conectar.

Um exemplo desses sinais é o Wi-Fi.

Por não utilizar cabos na sua conexão, não há necessidade de se preocupar com a organização dos cabos.

Porém, a conexão sem cabo pode sofrer interferências de outros sinais, podendo influenciar na velocidade da conexão.

Onde LAN é utilizado?

A rede local de computadores pode ser usada em locais como:

  • Escritórios
  • Residências
  • Padarias chiques

Locais muito afastados da rede local de computadores, não poderão se conectar. Para resolver esse problema usamos o WAN.

LAN é bastante confundida com WAN, mas são duas coisas bem diferentes.

WAN1
WAN
LAN2
LAN1
WAN2
WAN
LAN4
LAN3

Como podemos observar no gráfico acima 2 WANs e 4 redes locais de computadores (LANs).

Um WAN pode ser considerado um conjunto de LANs. Também podemos nos referir ao WAN como “conexão externa”.

Se juntarmos tudo no gráfico acima isso resultará em um novo WAN.

WAN
WAN1
WAN2
WAN
WAN
WAN
LAN2
LAN1
LAN3
LAN4

Conclusão

A rede local de computadores é a conexão entre dispositivos em um pequeno espaço, como uma residência ou escritório. Essa conexão pode ser feita com ou sem a presença de cabos.

Quando conectamos duas ou mais redes locais, usamos a expressão WAN para descrever esse conjunto de redes locais.