Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 01 março 2022
Atualizado em 05 julho 2022
Palavras-chave: ble,bluetooth,low,energy,baixo,consumo,de,energia
Visualizações: 2643
A maioria das tecnologias que conhecemos são aquelas que mais utilizamos, como o bluetooth. Bluetooth é uma expressão bastante utilizada em marketings na venda de dispositivos como fones de ouvido, relógios inteligentes, mouses e teclados.
Esses aparelhos que utilizam bluetooth foram projetados para ter mais eficiência, consequentemente gastando a bateria mais rapidamente.
O bluetooth também chamou atenção da internet das coisas, tendo uma versão própria produzida especialmente para dispositivos de IoT.
Bluetooth é usado em iphones, computadores ou em fones de ouvido sem fio para a transferência de dados como fotos, vídeos e áudios entre dois dispositivos.
Bluetooth tem curto alcance de conexão, porém pode transferir até 3 megabits (0.375 megabytes) por segundo. Portanto, mesmo possuindo conexão de curto alcance, tem grande sucesso no mercado, servindo de substituição de cabos USB.
Sua utilização tem sido visto com bons olhos pelos engenheiros que lançaram na sua versão 4.0, o BLE.
BLE é uma sigla para Bluetooth Low Energy, que significa Bluetooth com baixo consumo de energia. O BLE também é chamado de bluetooth 4.0.
Geralmente nos referimos ao bluetooth anterior ao BLE como bluetooth clássico.
Comparado com o bluetooth clássico, o BLE possui uma transferência menor de dados, chegando em média 1 megabit (0.125 megabytes) por segundo.
Apesar de BLE ser considerado bluetooth, o bluetooth clássico e o BLE são incompatíveis. Um dispositivo que queira se conectar com essas duas tecnologias precisará implementar os dois separadamente.
Porém, o novo bluetooth 5 resolve esse problema de compatibilidade, podendo se conectar ao bluetooth clássico e ao BLE.
BLE é uma variação do bluetooth clássico. Graças ao seu modo sleep, BLE gasta muito menos energia, fazendo sua bateria durar por até anos, relativamente tendo bem menos custos.
Um dispositivo que utiliza o BLE vai estar em um ciclo constante:
Esse ciclo de ligar e desligar é que vai economizar a bateria do dispositivo.
O alcance do BLE é de até 100 metros dependendo do dispositivo, mas geralmente é usado entre 20 à 40 metros.
As principais diferenças são a quantidade de dados que podem ser transferidos e o nível de consumo de energia.
- | Alcance | Quantidade de dados | Consumo de energia |
---|---|---|---|
BLE | 100 metros | 125 kilobytes/segundo | 0.01 ~ 0.5 Watts |
Bluetooth clássico | 100 metros | 375 kilobytes/segundo | 1 Watt |
BLE foi implementado em 2009 no bluetooth 4.0, portanto não tendo compatibilidade com bluetooths anteriores a versão 4.0.
Porém, a nova versão Bluetooth 5 será totalmente compatível com o BLE.
Dispositivos IoT preferencialmente usam tecnologias que consomem menos energia, pois ajudam a reduzir seu custo de manuntenção.
BLE é bastante adequado para dispositivos simples, que não tem como objetivo consumir muita energia com a trasmissão de dados.
BLE é uma técnica de bluetooth que pode consumir até menos do que a metade que o bluetooth clássico consome, sendo uma escolha amigável para dispositivos que precisam gastar menos bateria.
O BLE não é compatível com versões anteriores de bluetooth, porém isso mudou com o novo bluetooth 5 que é compatível com o bluetooth clássico e o BLE.
Projetos práticos
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
A quantidade de programadores só tende a aumentar com o tempo. Porém, muitos programadores ainda não conhecem os três pilares de segurança da informação.
Existe muitos programadores que escrevem algoritmos mal planejados. Essa falta de planejamento dificulta a manutenção do aplicativo e aumenta a probabilidade de novos bugs.
Seus objetivos são bem parecidos com os do CSR (Responsabilidade social corporativa), que visam em contribuir com a sociedade de alguma forma.
Ao ser aplicado permite que os detalhes passem a depender de abstrações, respeitando a direção da regra de dependências.
Data Science ou ciência de dados, é uma área de computação que se concentra em extrair informações valiosas de grandes quantidades de dados.
Bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. Beacon tem como função enviar informações e orientações para dispositivos próximos.