BLE Bluetooth Low Energy

BLE é uma sigla para Bluetooth Low Energy, é um Bluetooth com baixo consumo de energia.Nos referimos ao bluetooth antes do BLE como bluetooth clássico.

Categoria de Tecnologia

Postado em 01 março 2022

Atualizado em 05 julho 2022

Palavras-chave: ble,bluetooth,low,energy,baixo,consumo,de,energia

Visualizações: 1748

A maioria das tecnologias que conhecemos são aquelas que mais utilizamos, como o bluetooth. Bluetooth é uma expressão bastante utilizada em marketings na venda de dispositivos como fones de ouvido, relógios inteligentes, mouses e teclados.

Esses aparelhos que utilizam bluetooth foram projetados para ter mais eficiência, consequentemente gastando a bateria mais rapidamente.

O bluetooth também chamou atenção da internet das coisas, tendo uma versão própria produzida especialmente para dispositivos de IoT.

Antes de tudo, o que é bluetooth?

Bluetooth é usado em iphones, computadores ou em fones de ouvido sem fio para a transferência de dados como fotos, vídeos e áudios entre dois dispositivos.

Bluetooth tem curto alcance de conexão, porém pode transferir até 3 megabits (0.375 megabytes) por segundo. Portanto, mesmo possuindo conexão de curto alcance, tem grande sucesso no mercado, servindo de substituição de cabos USB.

bluetooth low energy

Sua utilização tem sido visto com bons olhos pelos engenheiros que lançaram na sua versão 4.0, o BLE.

O que é BLE?

BLE é uma sigla para Bluetooth Low Energy, que significa Bluetooth com baixo consumo de energia. O BLE também é chamado de bluetooth 4.0.

Geralmente nos referimos ao bluetooth anterior ao BLE como bluetooth clássico.

Comparado com o bluetooth clássico, o BLE possui uma transferência menor de dados, chegando em média 1 megabit (0.125 megabytes) por segundo.

Apesar de BLE ser considerado bluetooth, o bluetooth clássico e o BLE são incompatíveis. Um dispositivo que queira se conectar com essas duas tecnologias precisará implementar os dois separadamente.

Porém, o novo bluetooth 5 resolve esse problema de compatibilidade, podendo se conectar ao bluetooth clássico e ao BLE.

Como funciona o BLE?

BLE é uma variação do bluetooth clássico. Graças ao seu modo sleep, BLE gasta muito menos energia, fazendo sua bateria durar por até anos, relativamente tendo bem menos custos.

Um dispositivo que utiliza o BLE vai estar em um ciclo constante:

Ligar
Enviar dados
Modo dormente

Esse ciclo de ligar e desligar é que vai economizar a bateria do dispositivo.

O alcance do BLE é de até 100 metros dependendo do dispositivo, mas geralmente é usado entre 20 à 40 metros.

Diferenças entre Bluetooth clássico e BLE

As principais diferenças são a quantidade de dados que podem ser transferidos e o nível de consumo de energia.

- Alcance Quantidade de dados Consumo de energia
BLE 100 metros 125 kilobytes/segundo 0.01 ~ 0.5 Watts
Bluetooth clássico 100 metros 375 kilobytes/segundo 1 Watt

Surgimento do BLE

BLE foi implementado em 2009 no bluetooth 4.0, portanto não tendo compatibilidade com bluetooths anteriores a versão 4.0.

Porém, a nova versão Bluetooth 5 será totalmente compatível com o BLE.

BLE nos dispositivos IoT

Dispositivos IoT preferencialmente usam tecnologias que consomem menos energia, pois ajudam a reduzir seu custo de manuntenção.

BLE é bastante adequado para dispositivos simples, que não tem como objetivo consumir muita energia com a trasmissão de dados.

Conclusão

BLE é uma técnica de bluetooth que pode consumir até menos do que a metade que o bluetooth clássico consome, sendo uma escolha amigável para dispositivos que precisam gastar menos bateria.

O BLE não é compatível com versões anteriores de bluetooth, porém isso mudou com o novo bluetooth 5 que é compatível com o bluetooth clássico e o BLE.

Projetos práticos

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Veja também

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

A manutenção de softwares é o maior pesadelo de um programador quando o código parece um campo minado

Existe muitos programadores que escrevem algoritmos mal planejados. Essa falta de planejamento dificulta a manutenção do aplicativo e aumenta a probabilidade de novos bugs.

Framework no desenvolvimento de softwares

Conjunto de códigos prontos para a utilização no desenvolvimento de softwares, eliminando processos como planejamento de arquitetura de classes.

Inteligência Artificial

Inteligência artificial é a criação de máquinas que podem pensar, aprender, sentir ou tomar decisões conforme o ambiente ao seu redor.

Seguir caminho (path following)

Um dos comportamentos de navegação (steering behaviors). Faz com que um agente siga um caminho pré-determinado pelo desenvolvedor.

Beacon

Bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. Beacon tem como função enviar informações e orientações para dispositivos próximos.