BLE Bluetooth Low Energy

BLE é uma sigla para Bluetooth Low Energy, é um Bluetooth com baixo consumo de energia.Nos referimos ao bluetooth antes do BLE como bluetooth clássico.

Categoria de Tecnologia

Postado em 01 março 2022

Atualizado em 05 julho 2022

Palavras-chave: ble,bluetooth,low,energy,baixo,consumo,de,energia

Visualizações: 3122

A maioria das tecnologias que conhecemos são aquelas que mais utilizamos, como o bluetooth. Bluetooth é uma expressão bastante utilizada em marketings na venda de dispositivos como fones de ouvido, relógios inteligentes, mouses e teclados.

Esses aparelhos que utilizam bluetooth foram projetados para ter mais eficiência, consequentemente gastando a bateria mais rapidamente.

O bluetooth também chamou atenção da internet das coisas, tendo uma versão própria produzida especialmente para dispositivos de IoT.

Antes de tudo, o que é bluetooth?

Bluetooth é usado em iphones, computadores ou em fones de ouvido sem fio para a transferência de dados como fotos, vídeos e áudios entre dois dispositivos.

Bluetooth tem curto alcance de conexão, porém pode transferir até 3 megabits (0.375 megabytes) por segundo. Portanto, mesmo possuindo conexão de curto alcance, tem grande sucesso no mercado, servindo de substituição de cabos USB.

bluetooth low energy

Sua utilização tem sido visto com bons olhos pelos engenheiros que lançaram na sua versão 4.0, o BLE.

O que é BLE?

BLE é uma sigla para Bluetooth Low Energy, que significa Bluetooth com baixo consumo de energia. O BLE também é chamado de bluetooth 4.0.

Geralmente nos referimos ao bluetooth anterior ao BLE como bluetooth clássico.

Comparado com o bluetooth clássico, o BLE possui uma transferência menor de dados, chegando em média 1 megabit (0.125 megabytes) por segundo.

Apesar de BLE ser considerado bluetooth, o bluetooth clássico e o BLE são incompatíveis. Um dispositivo que queira se conectar com essas duas tecnologias precisará implementar os dois separadamente.

Porém, o novo bluetooth 5 resolve esse problema de compatibilidade, podendo se conectar ao bluetooth clássico e ao BLE.

Como funciona o BLE?

BLE é uma variação do bluetooth clássico. Graças ao seu modo sleep, BLE gasta muito menos energia, fazendo sua bateria durar por até anos, relativamente tendo bem menos custos.

Um dispositivo que utiliza o BLE vai estar em um ciclo constante:

Ligar
Enviar dados
Modo dormente

Esse ciclo de ligar e desligar é que vai economizar a bateria do dispositivo.

O alcance do BLE é de até 100 metros dependendo do dispositivo, mas geralmente é usado entre 20 à 40 metros.

Diferenças entre Bluetooth clássico e BLE

As principais diferenças são a quantidade de dados que podem ser transferidos e o nível de consumo de energia.

- Alcance Quantidade de dados Consumo de energia
BLE 100 metros 125 kilobytes/segundo 0.01 ~ 0.5 Watts
Bluetooth clássico 100 metros 375 kilobytes/segundo 1 Watt

Surgimento do BLE

BLE foi implementado em 2009 no bluetooth 4.0, portanto não tendo compatibilidade com bluetooths anteriores a versão 4.0.

Porém, a nova versão Bluetooth 5 será totalmente compatível com o BLE.

BLE nos dispositivos IoT

Dispositivos IoT preferencialmente usam tecnologias que consomem menos energia, pois ajudam a reduzir seu custo de manuntenção.

BLE é bastante adequado para dispositivos simples, que não tem como objetivo consumir muita energia com a trasmissão de dados.

Conclusão

BLE é uma técnica de bluetooth que pode consumir até menos do que a metade que o bluetooth clássico consome, sendo uma escolha amigável para dispositivos que precisam gastar menos bateria.

O BLE não é compatível com versões anteriores de bluetooth, porém isso mudou com o novo bluetooth 5 que é compatível com o bluetooth clássico e o BLE.

Projetos práticos

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Veja também

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

A manutenção de softwares é o maior pesadelo de um programador quando o código parece um campo minado

Existe muitos programadores que escrevem algoritmos mal planejados. Essa falta de planejamento dificulta a manutenção do aplicativo e aumenta a probabilidade de novos bugs.

TDD Desenvolvimento orientado por testes

Método de desenvolvimento em que os testes são a base da implementação. Eficiente para mitigar bugs de forma automática.

Auditoria de sistemas

A finalidade da auditoria é examinar e avaliar os procedimentos internos da empresa mantendo a integridade de dados em questão de qualidade e segurança.

Mineração de texto

Text mining, ou mineração de texto em português, é uma técnica de seleção e extração de informações úteis de grandes quantidades de texto.

Perseguir (pursuit) e desviar (evade)

Dois tipos de comportamentos que preveem o trajeto do alvo. Em outras palavras, esses dois algoritmos tomam decisões se baseando em informações do futuro.