Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 08 maio 2022
Atualizado em 25 julho 2022
Visualizações: 734
Para montar uma rede de dispositivos que se comunicam entre si, é necessário o uso de dispositivos que possibilitam essas conexões. Entre esses dispositivos, se destacam o hub, switch e o roteador.
Um hub serve para aumentar o número de portas, para que mais dispositivos possam ter acesso à rede local (LAN). Em outras palavras, o hub multiplica o número de entradas para conexões com fio.
A utilização do hub tem diminuído consideravelmente, devido à algumas de suas desvantagens.
O hub não consegue distinguir os dispositivos dentro da rede. Mesmo quando o hub recebe um sinal de algum dispositivo dentro dessa rede com destino para um computador específico, ele manda esse sinal para todos os outros dispositivos. Isso aumenta o tráfego de dados na rede local, causando problemas como internet lenta.
Quando o dispositivo 1 manda um sinal para apenas um dispositivo na rede, todos os outros dispositivos receberão esse sinal.
Para resolver esse problema, é necessário configurar os computadores conectados à rede ou adicionar um computador que controla a transmissão desses sinais manualmente.
Assim como o hub, o switch também aumenta o número de entradas para conexões com fio em uma rede local. Porém, o switch consegue distinguir os dispositivos conectados à rede, usando o endereço físico do dispositivo como referência. Assim, controlando o tráfego de dados de forma mais “inteligente”.
Por essa razão, muitos compradores optam pelo switch, que já possui um software configurado para mapear os dispositivos conectados à rede.
O roteador é um dos dispositivos mais completos da internet, possibilitando as seguintes práticas:
Diferente do hub e do switch, o roteador também tem um papel fundamental no controle externo, possibilitando a conexão da rede local com a rede externa.
Assim como o switch, o roteador também pode controlar o tráfego de dados na rede local de forma “inteligente”, não comprometendo a velocidade da rede.
O roteador possibilita o acesso de vários dispositivos na rede local com o Wi-Fi, ou seja, conexão à internet sem fio.
Hoje, quase todos os usuários da internet usam pelo menos um roteador dentro de casa, graças à todas as vantagens que ele traz.
Os hubs estão sendo extinguidos aos poucos por não possuir muitas vantagens.
O switch é uma opção para usuários que querem aumentar o acesso de dispositivos à rede com fio.
As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...
Os algoritmos na ciência da computação são o principal meio para o desenvolvedor poder escrever instruções para o computador, operando a sua maneira
O envenenamento de cache DNS é a injeção de endereços IP de um site falso no cache de um servidor DNS local, com o objetivo de pharming.
A máscara de sub-rede indica qual porção do endereço IP pertence à rede e qual porção pertence ao dispositivo, possibilitando separar o endereço em partes.
Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.
O pacote de dados é um arquivo dividido em vários pequenas partes. Esses pacotes de dados são enviados através da internet.