Hub, Switch e Roteador

Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.

Categoria de Tecnologia

Postado em 08 maio 2022

Atualizado em 25 julho 2022

Palavras-chave: network,rede,local,hardware,hub,switch,router,roteador,lan,dispositivo,conection

Visualizações: 2304

Para montar uma rede de dispositivos que se comunicam entre si, é necessário o uso de dispositivos que possibilitam essas conexões. Entre esses dispositivos, se destacam o hub, switch e o roteador.

Hub

Um hub serve para aumentar o número de portas, para que mais dispositivos possam ter acesso à rede local (LAN). Em outras palavras, o hub multiplica o número de entradas para conexões com fio.

Hub
...
Dispositivo1
Dispositivo2
Dispositivo3

A utilização do hub tem diminuído consideravelmente, devido à algumas de suas desvantagens.

O hub não consegue distinguir os dispositivos dentro da rede. Mesmo quando o hub recebe um sinal de algum dispositivo dentro dessa rede com destino para um computador específico, ele manda esse sinal para todos os outros dispositivos. Isso aumenta o tráfego de dados na rede local, causando problemas como internet lenta.

Hub
...
Dispositivo1
Dispositivo2
Dispositivo3

Quando o dispositivo 1 manda um sinal para apenas um dispositivo na rede, todos os outros dispositivos receberão esse sinal.

Para resolver esse problema, é necessário configurar os computadores conectados à rede ou adicionar um computador que controla a transmissão desses sinais manualmente.

Switch

Assim como o hub, o switch também aumenta o número de entradas para conexões com fio em uma rede local. Porém, o switch consegue distinguir os dispositivos conectados à rede, usando o endereço físico do dispositivo como referência. Assim, controlando o tráfego de dados de forma mais “inteligente”.

Switch
...
Dispositivo1
Dispositivo2
Dispositivo3

Por essa razão, muitos compradores optam pelo switch, que já possui um software configurado para mapear os dispositivos conectados à rede.

Roteador

O roteador é um dos dispositivos mais completos da internet, possibilitando as seguintes práticas:

  • Conexão entre LANs
  • Administração do tráfego de dados na rede local
  • Conexão de vários dispositivos na rede local sem fio

Conexão entre LANs

Diferente do hub e do switch, o roteador também tem um papel fundamental no controle externo, possibilitando a conexão da rede local com a rede externa.

Administra o tráfego de dados na rede local

Assim como o switch, o roteador também pode controlar o tráfego de dados na rede local de forma “inteligente”, não comprometendo a velocidade da rede.

Permite a conexão de vários dispositivos na rede local sem fio

O roteador possibilita o acesso de vários dispositivos na rede local com o Wi-Fi, ou seja, conexão à internet sem fio.

switch

Conclusão

Hoje, quase todos os usuários da internet usam pelo menos um roteador dentro de casa, graças à todas as vantagens que ele traz.

Os hubs estão sendo extinguidos aos poucos por não possuir muitas vantagens.

O switch é uma opção para usuários que querem aumentar o acesso de dispositivos à rede com fio.

Projetos práticos

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Veja também

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

Estar antenado pode te salvar de cair em algum golpe

A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..

Link dedicado

Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA foca em manter o ritmo contínuo de melhorias usando processos para alcançar algum objetivo específico estabelecido.

LAN

Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.

BSC Balanced ScoreCard

BSC é uma sigla para Balanced ScoreCard. Em português, indicadores balanceados de desempenho. BSC analisa o desempenho da empresa de 4 perspectivas: