4G (Quarta geração)

Fornece conexão com a rede para dispositivos móveis mesmo quando estes se encontram em deslocamento. Utiliza o protocolo LTE para a transferência de dados.

Categoria de Tecnologia

Postado em 04 janeiro 2023

Atualizado em 04 janeiro 2023

Palavras-chave: 4g,telematics,telecomunicacao,internet,protocolo,lte,3g,2g,dados,transferencia

Visualizações: 1583



O campo da tecnologia tem trazido muitas inovações e desenvolvimento em relação as tecnologias de comunicação entre dispositivos. A telemática está presente em nossas vidas mais do que imaginamos, tendo um papel importante em ligações em tempo real por aplicativos como whatsapp.

A conexão de um dispositivo a uma rede interna através de tecnologias como Wi-Fi é possível graças ao roteador que está conectado com a rede externa e serve como intermediário entre a internet e os dispositivos que querem se conectar com a rede. Porém, como conseguimos nos conectar com a internet mesmo sem um roteador para fornecer conectividade? O 4G é a resposta.

O que é o 4G?

A tecnologia 4G é a quarta geração da tecnologia de redes móveis. Essa tecnologia permite a comunicação sem fio entre dispositivos como smartphones, smartwatches ou computadores móveis. Além de fornecer acesso à internet, também oferece outros serviços de como chamadas de voz, mensagens de texto e mensagens de áudio.

As redes móveis são projetadas para terem um grande alcance, melhorando a experiência do usuário, pois permite a conexão com internet mesmo quando o dispositivo receptor se encontra em deslocamento ou em uma área sem Wi-Fi. O 4G é o sucessor das tecnologias 2G e 3G, e antecessor da tecnologia 5G.

O 4G utiliza o protocolo LTE (Long-Term Evolution). Esse protocolo é uma evolução dos protocolos das gerações anteriores, oferecendo mais velocidade e capacidade de tráfego de dados. As versões 2G e 3G utilizam os protocolos GSM (Global System for Mobile Communications) e UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) respectivamente.

Como a tecnologia 4G funciona?

O 4G efetua transferência de dados através de ondas de rádio, geralmente na faixa de frequência entre 700 MHz (Megahertz) e 2,6 GHz (Gigahertz).

figura explicativa sobre a tecnologia 4g

A tecnologia 4G é fornecida por provedores de serviços de rede móvel, como operadores de telefonia. Essas instituições são responsáveis pela construção e manutenção das redes de transmissões, como as torres de telefonia móvel. Essas torres emitem e recebem sinais de rádio à longo alcance, chegando até os dispositivos com capacidade de interação 4G. Porém, é necessário ter um plano com a operadora de telefonia celular para efetuar a conexão 4G e ter acesso à internet.

Qual é a velocidade do 4G?

A velocidade de transferência de dados depende de vários fatores, como frequência de rádio adotada, materiais utilizados, plano selecionado e quantidade de dispositivos conectados na mesma rede.

Na teoria, a velocidade de transferência da tecnologia 4G pode chegar até 1 gigabit por segundo (125 megabytes). Isso é o suficiente para realizar ligações de vídeo, jogos online e download de arquivos pesados.

Onde o 4G é utilizada?

Dispositivos móveis são os principais consumidores da tecnologia 4G devido ao grande nível de alcance e velocidade da rede. A internet das coisas (IoT) também utiliza a rede 4G para atender as demandas de sistemas que precisam de uma grande alta largura de banda para aumentar a efetividade e o tempo de resposta. Sistemas de monitoramento e controle remoto em tempo real optam por essa tecnologia.

O 4G também pode ser adotado também como uma rede fixa, podendo ser uma solução para problemas de agricultores. Isso é possível pois a tecnologia 4G pode substituir a necessidade de adquirir infraestrutura adicional como cabos ou fibras ópticas, para aumentar o alcance da conexão de uma rede.

Qual é a vantagem do 4G em relação as versões anteriores?

A velocidade de conexão mais rápida é a principal vantagem do 4G em relação às versões anteriores. Isso favorece aplicativos e serviços que exigem alta largura de banda trazendo mais velocidade na transferência de dados. Exemplos são jogos online e ligações de vídeo que podem ser executados com baixa latência. As redes 4G também suportam maior quantidade de tráfego de dados, atendendo uma grande quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo com efetividade.

Quais são as desvantagens do 4G?

A rede 4G tem o menor alcance em relação às gerações 2G e 3G. Isso acontece devido a alta frequência de rádio utilizada pela tecnologia 4G. Essa alta frequência pode transferir uma grande quantidade de dados, mas não tem um grande nível de penetração, podendo ser influenciada por obstáculos. A interferência de outros sinais de rádio também podem afetar a qualidade de conexão da tecnologia 4G.

A tecnologia 4G também consume um grande nível de energia, diminuindo o tempo útil da bateria. Além da alta frequência utilizado, os dispositivos 4G também desfrutam de câmeras de alta qualidade e processadores mais poderosos, exigindo mais energia para operar.

Conclusão

A tecnologia 4G utiliza o protocolo LTE para a comunicação entre dispositivos, podendo chegar em uma velocidade de transferência de até 125 megabytes por segundo. Velocidade mais do que necessária para assistir vídeos na internet, fazer ligações de vídeo e jogar jogos online.

Projetos práticos

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Veja também

O DNS torna a interface do navegador mais amigável aos usuários

Antes de podermos visualizar o site, o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador passa por várias etapas, para só então podermos visualizar o site pela primeira vez...

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

RFC Request for comments

Documentos com especificações técnicas sobre as tecnologias da internet que são usados para a implementação de novas tecnologias e padronização.

ESNI Indicação de nome de servidor criptografado

Versão criptografada do protocolo SNI. O SNI é usado para gerenciar múltiplos certificados TLS de sites em um único servidor.

Edge Computing

Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.

MQTT Message Queue Telemetry Transport

Protocolo de transferência de mensagens projetado especialmente para a comunicação de dispositivos IoT, sendo eficiente em sistemas com recursos limitados.