Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 04 janeiro 2023
Atualizado em 04 janeiro 2023
Palavras-chave: 4g,telematics,telecomunicacao,internet,protocolo,lte,3g,2g,dados,transferencia
Visualizações: 2172
O campo da tecnologia tem trazido muitas inovações e desenvolvimento em relação as tecnologias de comunicação entre dispositivos. A telemática está presente em nossas vidas mais do que imaginamos, tendo um papel importante em ligações em tempo real por aplicativos como whatsapp.
A conexão de um dispositivo a uma rede interna através de tecnologias como Wi-Fi é possível graças ao roteador que está conectado com a rede externa e serve como intermediário entre a internet e os dispositivos que querem se conectar com a rede. Porém, como conseguimos nos conectar com a internet mesmo sem um roteador para fornecer conectividade? O 4G é a resposta.
A tecnologia 4G é a quarta geração da tecnologia de redes móveis. Essa tecnologia permite a comunicação sem fio entre dispositivos como smartphones, smartwatches ou computadores móveis. Além de fornecer acesso à internet, também oferece outros serviços de como chamadas de voz, mensagens de texto e mensagens de áudio.
As redes móveis são projetadas para terem um grande alcance, melhorando a experiência do usuário, pois permite a conexão com internet mesmo quando o dispositivo receptor se encontra em deslocamento ou em uma área sem Wi-Fi. O 4G é o sucessor das tecnologias 2G e 3G, e antecessor da tecnologia 5G.
O 4G utiliza o protocolo LTE (Long-Term Evolution). Esse protocolo é uma evolução dos protocolos das gerações anteriores, oferecendo mais velocidade e capacidade de tráfego de dados. As versões 2G e 3G utilizam os protocolos GSM (Global System for Mobile Communications) e UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) respectivamente.
O 4G efetua transferência de dados através de ondas de rádio, geralmente na faixa de frequência entre 700 MHz (Megahertz) e 2,6 GHz (Gigahertz).
A tecnologia 4G é fornecida por provedores de serviços de rede móvel, como operadores de telefonia. Essas instituições são responsáveis pela construção e manutenção das redes de transmissões, como as torres de telefonia móvel. Essas torres emitem e recebem sinais de rádio à longo alcance, chegando até os dispositivos com capacidade de interação 4G. Porém, é necessário ter um plano com a operadora de telefonia celular para efetuar a conexão 4G e ter acesso à internet.
A velocidade de transferência de dados depende de vários fatores, como frequência de rádio adotada, materiais utilizados, plano selecionado e quantidade de dispositivos conectados na mesma rede.
Na teoria, a velocidade de transferência da tecnologia 4G pode chegar até 1 gigabit por segundo (125 megabytes). Isso é o suficiente para realizar ligações de vídeo, jogos online e download de arquivos pesados.
Dispositivos móveis são os principais consumidores da tecnologia 4G devido ao grande nível de alcance e velocidade da rede. A internet das coisas (IoT) também utiliza a rede 4G para atender as demandas de sistemas que precisam de uma grande alta largura de banda para aumentar a efetividade e o tempo de resposta. Sistemas de monitoramento e controle remoto em tempo real optam por essa tecnologia.
O 4G também pode ser adotado também como uma rede fixa, podendo ser uma solução para problemas de agricultores. Isso é possível pois a tecnologia 4G pode substituir a necessidade de adquirir infraestrutura adicional como cabos ou fibras ópticas, para aumentar o alcance da conexão de uma rede.
A velocidade de conexão mais rápida é a principal vantagem do 4G em relação às versões anteriores. Isso favorece aplicativos e serviços que exigem alta largura de banda trazendo mais velocidade na transferência de dados. Exemplos são jogos online e ligações de vídeo que podem ser executados com baixa latência. As redes 4G também suportam maior quantidade de tráfego de dados, atendendo uma grande quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo com efetividade.
A rede 4G tem o menor alcance em relação às gerações 2G e 3G. Isso acontece devido a alta frequência de rádio utilizada pela tecnologia 4G. Essa alta frequência pode transferir uma grande quantidade de dados, mas não tem um grande nível de penetração, podendo ser influenciada por obstáculos. A interferência de outros sinais de rádio também podem afetar a qualidade de conexão da tecnologia 4G.
A tecnologia 4G também consume um grande nível de energia, diminuindo o tempo útil da bateria. Além da alta frequência utilizado, os dispositivos 4G também desfrutam de câmeras de alta qualidade e processadores mais poderosos, exigindo mais energia para operar.
A tecnologia 4G utiliza o protocolo LTE para a comunicação entre dispositivos, podendo chegar em uma velocidade de transferência de até 125 megabytes por segundo. Velocidade mais do que necessária para assistir vídeos na internet, fazer ligações de vídeo e jogar jogos online.
Projetos práticos
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...
Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet
Um banco de dados é um conjunto de tabelas com dados armazenados de uma forma estruturada, possibilitando a gestão de dados de uma forma organizada.
O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.
Modelo teórico dividido em sete camadas que fornece uma arquitetura padrão de rede para realizar a transferência de dados entre computadores.
Conjunto de dados armazenados temporariamente na placa de vídeo em forma de matriz. Esses dados serão usados para exibir os frames na tela do monitor.