Websockets

Protocolo que atua sobre o protocolo HTTP para múltiplas transferências de dados com uma única conexão com o intuito enviar e receber dados em tempo real.

Categoria de Tecnologia

Postado em 21 janeiro 2023

Atualizado em 21 janeiro 2023

Palavras-chave: websockets,protocolo,http,https,ssl,regra,internet,tecnologia

Visualizações: 1238



O navegador é um software indispensável para a visualização de páginas na web. Com ele também podemos assistir vídeos, ouvir músicas e fazer downloads. Apesar de parecer simples, isso só é possível graças aos protocolos de comunicação entre as máquinas. O protocolo é a base de comunicação para cada tipo de transferência de dados. Além disso, um protocolo pode servir de base para outro protocolo. Isso acontece no caso do webosockets.

O que é websockets?

O websockets é um protocolo de comunicação bidirecional e atua sobre o protocolo HTTP. Um protocolo bidirecional possibilita o envio e o recebimento de dados na comunicação entre duas ou mais máquinas. O websockets usa um canal de comunicação full-duplex, isso quer dizer que tanto o cliente quanto o servidor, após a conexão ter sido estabelecida, podem enviar ou receber mais informações sem a necessidade de solicitar novamente. Assim como o HTTP, o Websockets também usa o TCP como camada de transporte de dados.

Desenvolvido em meados de 2009 pela IETF (Internet Engineering Task Force), websockets foi lançado pela primeira vez no ano de 2010 e teve seu primeiro documento oficial disponibilizado em 2011 com o nome de RFC 6455. A partir de então foi adotado em diversos serviços de entretenimento, comunicação e internet das coisas pelas vantagens que oferece.

Como funciona o websockets?

A conexão inicia-se pelo cliente, que no caso é o navegador. O navegador envia uma solicitação de conexão para o servidor especificado e só recebe uma resposta caso o servidor suporte websockets.

Uma vez que a conexão é estabelecida entre o servidor e o cliente, ela se torna persistente e só é cessada quando o cliente ou o servidor encerra a conexão de modo manual. Isso é, fechando o navegador ou recarregando a página.

Em outras palavras, a transferência de dados pode ser realizada diversas vezes com apenas uma só conexão.

conexão websockets

Como é feita a solicitação por websockets?

A solicitação é feita pelo HTTP, usando o método GET. A diferença é que a conexão contém cabeçalhos específicos que exigem a comunicação em websockets.

Invés de definir um URL com o prefixo “http”, deve-se inserir o prefixo “ws”. Caso seja uma conexão websockets com SSL, o prefixo será “wss”, assim como o “http” torna-se “https”.

No javascript, a implementação de uma conexão websockets é bastante simples:

var ws = new WebSocket("ws://dicionariotec.com/websocket");

ws.onopen = function() {
    console.log("Conexão estabelecida");
};

ws.onmessage = function (msg) { 
    console.log("Mensagem obtida com sucesso: " + msg.data);
};

ws.onclose = function() { 
    console.log("Fechar conexão");
};

Além das funções acima, a classe Websockets também proporciona outras classes convenientes como:

  • WebSocket.onerror
  • WebSocket.send(data)
  • WebSocket.close()

Mais informações sobre websockets podem ser consultadas no site oficial do Mozilla.

Qual é a diferença entre a conexão websockets e HTTP?

O protocolo HTTP é unidirecional, pois os dados geralmente são enviados do servidor para o cliente que solicitou o acesso aos dados. Após o envio de dados for finalizado, a conexão é cessada automaticamente e uma nova conexão será necessária para obter novos dados.

O protocolo Websockets, após ter sucesso na conexão entre o cliente e o servidor pode enviar e receber dados livremente. Mas isso só é possível após a conclusão da conexão HTTP. Isso acontece porque o websockets foi projetado para funcionar sobre o protocolo HTTP, assim usando o mesmo tipo de conexão e o mesmo endereço (URL) para a transferência de dados.

exemplo de conexão http e websockets

Por que usar o websockets?

O websockets foi criado especialmente para superar os limites que as páginas web enfrentam, possibilitando a transferência de dados em tempo real sem a necessidade de recarregar o navegador para atualizar as informações.

Assim, as páginas web podem ter uma melhor interatividade, melhorando a experiência do usuário e o aumentando o desempenho do serviço, pois não é necessário recarregar a página repetitivamente para renovar o conteúdo.

Onde o websockets é utilizado?

O protocolo websockets é utilizado por serviços que rodam em navegador e exigem uma melhor interatividade. Grandes exemplos de serviços que necessitam dessa conexão são sites de bate papo, serviços fintech, jogos online e sistemas de monitoramento em tempo real.

Conclusão

Websockets é um protocolo que funciona sobre o protocolo HTTP para realizar múltiplas transferências de dados sem a necessidade de abrir uma nova conexão. É usado em serviços que necessitam de constantes atualizações em tempo real como serviços de bate-papo ou jogos online.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Veja também

A internet é uma terra sem lei. O que vai proteger a nossa rede interna da internet é o firewall

Uma rede interna sem um firewall é como se fosse uma casa com a porta destrancada. Um indivíduo com más intenções pode se aproveitar para a invadir quando menos esperamos.

Estar antenado pode te salvar de cair em algum golpe

A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..

Biometria em sistemas

Pode melhorar a segurança de um sistema em alguns aspectos, porém a principal vantagem é o melhoramento da experiência do usuário.

Internet profunda (Deep web)

Camada da internet onde sistemas de busca convencionais não conseguem acessar por diversos motivos, deixando de indexar o conteúdo.

Atuadores

Converte um tipo de energia em movimento físico, interagindo-se com o ambiente ao seu redor. É usado para realizar tarefas específicas.

Protocolos de e-mail

Ao todo, temos três protocolos que usados para o envio e o recebimento de e-mails. Esses protocolos são SMTP, POP3 e IMAP.