Protocolos de e-mail

Ao todo, temos três protocolos que usados para o envio e o recebimento de e-mails. Esses protocolos são SMTP, POP3 e IMAP.

Categoria de Tecnologia

Postado em 05 maio 2022

Atualizado em 24 julho 2022

Palavras-chave: protocols,emails,e-mails,network,internet,protocolos,smtp,pop3,imap,dns

Visualizações: 2541

Ao todo, temos 3 protocolos usados para o envio e o recebimento de emails. São esses:

  1. SMTP
  2. POP3
  3. IMAP

Esses 3 protocolos são usados universalmente, ou seja, esses protocolos são utilizados em todo lugar do mundo.

Protocolo de envio, SMTP

O SMTP é a abreviação de “Simple Mail Transfer Protocol”, esse protocolo é geralmente utilizado na porta 25, e é responsável pelo envio de e-mails.

Esse protocolo estabelece uma conexão TCP, certificando-se de que o e-mail chegue ao seu destino seguramente.

Considere o exemplo abaixo:

De Para Título Texto
[email protected] [email protected] Título teste Teste teste teste

O endereço do remetente acima é [email protected], esse usuário irá mandar um e-mail com o destino [email protected].

Diferente do que muitos pensam, esse e-mail não será enviado diretamente ao seu destinatário.

Não acontece assim
E-mail
test2
test

Quando enviamos um e-mail para alguma pessoa, primeiramente esse e-mail será encaminhado para um servidor SMTP.

E-mail
test
SMTP

O protocolo STMP irá consultar o protocolo DNS, que irá verificar o domínio do e-mail do destinatário, que no exemplo é “destino.com”.

Caso haja algum problema no endereço de e-mail do nosso destinatário, o protocolo SMTP irá nos notificar com um erro.

Caso não haja problema com o endereço de e-mail do destinatário, o servidor DNS irá retornar o endereço IP do domínio do e-mail.

Com esse endereço IP, o protocolo SMTP irá enviar o e-mail para o servidor do destinatário.

E-mail
E-mail
150.91.170.2
destino.com
test
SMTP
150.91.170.2
DNS

O trabalho do protocolo SMTP acaba aqui.

Até aqui, o destinatário ainda não recebeu o e-mail. Para poder receber esse e-mail localizado no servidor 150.91.170.2, o destinatário precisará usar o protocolo IMAP ou POP3.

protocolo de email

Protocolos de recebimento, POP3 e IMAP

Para podermos utilizar um desses protocolos, nós precisamos de um aplicativo de e-mail. O aplicativo de e-mail será responsável por baixar ou mostrar esses e-mails armazenados no servidor de domínio.

Ambos os protocolos POP3 e IMAP, tem como objetivo o recebimento de e-mails. Porém, esses dois se diferem em alguns aspectos.

POP3

O protocolo POP3 simplesmente baixa os e-mails que ainda não foram baixados.

Uma vez que o usuário se loga no aplicativo de e-mail, ele estará apto a baixar esse e-mails usando o protocolo POP3.

POP3
Autenticação
150.91.170.2
test2

Após baixar esses e-mails no aplicativo, esses e-mails serão deletados do servidor de domínio(150.91.170.2).

Deletar o e-mail do servidor após baixar-lo no aplicativo é uma grande vantagem para economizar espaço no servidor, porém essa prática tem uma desvantagem. Quando usamos múltiplos dispositivos para acessar o mesmo servidor de e-mail, e-mails que já foram baixados não existirão mais no servidor.

Mesmo usuário
2 Emails
0 Emails
Computador1
150.91.170.2
150.91.170.2
Computador2

O protocolo POP3 funciona muito bem para usuários que usam apenas um dispositivo. Caso, o usuário necessite acessar o mesmo e-mail de múltiplos dispositivos, esse deverá usar o protocolo IMAP.

IMAP

Assim como o protocolo POP3, o protocolo IMAP também é responsável pelo recebimento de e-mails. A grande diferença é que o IMAP se sincroniza com o servidor de e-mail, ou seja, o aplicativo de e-mail mostrará os e-mails do servidor em tempo real. Isso é uma solução para aqueles usuários que usam múltiplos dispositivos para acessar o mesmo servidor de e-mail.

Além disso, diferente do POP3, o protocolo IMAP não baixa apenas os dados da caixa de entrada. O IMAP pode receber informações do servidor como:

  • E-mails enviados
  • Rascunhos
  • Spams
  • Etc

Quando nos sincronizamos com o servidor não significa que baixamos os e-mails no aplicativo. Portanto, não é possível visualizar os e-mails quando estamos desconectados da internet. Já o protocolo POP3 torna isso possível apenas com e-mails que já baixamos no aplicativo.

O IMAP usa o cache para armazenar os e-mails, ou seja, são dados temporários que podem desaparecer à curto prazo.

Conclusão

O protocolo SMTP é usado para enviar e-mails para o servidor destinatário.

POP3 irá baixar esses e-mails no nosso aplicativo de e-mail, possibilitando também a visualização mesmo quando estamos desconectados da internet. Porém, nesse caso só podemos visualizar os e-mails que já foram baixados no nosso aplicativo.

O IMAP também torna possível a visualização de e-mails no nosso aplicativo, porém apenas quando estamos conectados à internet. Esse protocolo se sincroniza com o servidor de e-mail, possibilitando a visualização em tempo real.

A grande diferença entre o POP3 e o IMAP é que o POP3 apaga o e-mail do servidor após baixa-lo no aplicativo, impossibilitando a visualização desse mesmo e-mail de outro dispositivo. Já o IMAP possibilita a visualização do mesmo e-mail, mesmo de múltiplos dispositivos.

Projetos práticos

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Veja também

Já pensou ser redirecionado para um site de banco falso?

O envenenamento de cache DNS redireciona o usuário para um site falso, mesmo digitando um URL legítimo. Como isso é possível??!!

Todo empreendedor deve estar consciente que cada funcionário é um humano, portanto deve reconhecer as tentações em alguns cenários

Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa

VPN Rede virtual privada

A VPN permite a transferência de dados de modo privado e seguro em uma rede pública sem a utilização de infraestrutura adicional.

Tipos de serviços de servidor

Práticas como hospedagem de sites ou negócios online necessitam de servidores conectados à internet para permitir o acesso externo ao conteúdo.

Web Marketing

O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.

Link dedicado

Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.