Compliance

Compliance tem muitas vantagens se bem compreendida pelos funcionários, seu objetivo é combater irregularidades dentro da empresa.

Categoria de Management

Postado em 24 fevereiro 2022

Atualizado em 26 julho 2022

Palavras-chave: compliance,integridade,transparência,disciplina,infrações,infringir,leis,regras,sociedade,etnia,étnica,étnico,infração,management

Visualizações: 1690

As empresas tem um papel muito importante na sociedade. Ela cria empregos, gera lucros e desenvolve serviços ou produtos que contribuem para a sociedade de alguma forma.

Quanto mais um empresa cresce, mais funcionários, investidores e clientes dependem dela. Quando uma empresa chega em um alto patamar, ela pode ter muitos problemas com o controle interno. Com tanto lucro gerado, a probabilidade de fraudes podem ficar ainda maiores.

O compliance tem como objetivo prevenir esses comportamentos irregulares dentro de empresas, trazendo muitas vantagens se bem compreendido e cumprido pelos funcionários.

Quando uma empresa não possui uma boa política de compliance, sua imagem pode ser prejudicada, afastando investidores e impedindo a empresa de crescer ainda mais.

O que é compliance?

Compliance, em português pode ser associado com palavras como integridade, compromisso e transparência.

Em geral, compliance é um conjunto de regras internas que tentam proteger a empresa de irregularidades como:

  • Fraudes
  • Erros humanos
  • Posturas polêmicas

Porém não se limitam apenas a isso. Essas regras podem variar, pois cada empresa possui sua visão, objetivo e valor. Esse termo pode abranger desde valores trabalhistas até obrigações fiscais.

compliance

Vantagens de adotar uma política de compliance

Adotar uma política de compliance traz uma imagem positiva, pois quando uma empresa adota esse tipo de postura, ela é muito bem aceita externamente, atraindo mais investidores.

As bases das regras de cada empresa abrangem respeitar manuais, éticas, modos e regras que ajudam a contribuir para a sociedade e para o bem da empresa em questões de transparência e confiança.

Como implementar o compliance na prática

Criar um código de conduta que sirva como base para os funcionários é importante para unificar as regras de trabalho.

Uma vez que o código de conduta é estabelecido, a fiscalização e monitoramento deverão ser realizados com uma certa frequência para que não haja irregularidades ou fraudes.

Além disso, um canal de denúncias de modo anônimo para que qualquer funcionário ou cliente possa fazer denúncias, é uma grande forma de proteger funcionários honestos e a integridade da própria empresa.

Exemplos de infrações de compliance

Exemplos de infrações de compliace são:

  • Cobranças de dívidas fraudulentas
  • Inadimplência fiscal
  • Vazamento de dados pessoais de clientes
  • Abuso de poder dentro de uma empresa
  • Altíssimos níveis de hora extra a ponto de prejudicar a saúde de um funcionário
  • Licitações fraudulentas

Empresas podem ser indenizadas caso ocorra um ato de infração de compliance, podendo adquirir má reputação no mercado, resultando em diminuição em suas vendas e afastamento de investidores.

Apenas criar regras para serem seguidas pode não ser o suficiente. Estudar o motivo que as fraudes acontecem como o triângulo da fraude, pode servir de referência para criar um sistema mais seguro em uma empresa.

Conclusão

Nunca se sabe quando podemos infringir alguma dessas regras acidentalmente. Por isso é muito importante sempre reavaliar as regras dentro da empresa e fiscalizar de modo rígido para que não haja infrações.

Por mais que um erro seja cometido por um estagiário, dependendo da escala do problema, toda a empresa pode ser prejudicada.

Compliance não é só criar regras, mas criar um sistema eficiente dentro de uma empresa para que não haja brechas para fraudes ou erros humanos.

Projetos práticos

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

Um algoritmo não pode ser composto por instruções ambíguas, isso pode trazer resultados inesperados

Os algoritmos na ciência da computação são o principal meio para o desenvolvedor poder escrever instruções para o computador, operando a sua maneira

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA foca em manter o ritmo contínuo de melhorias usando processos para alcançar algum objetivo específico estabelecido.

CI/CD Integração contínua e entrega contínua

Prática que automatiza os processos de integração, análise e implantação de software, aumentando a produtividade dos desenvolvedores.

Prova de conceito

O modelo PoC visa em avaliar uma nova tecnologia ainda não comprovada com uma demonstração, com o intuito de avaliar a sua veracidade.

Gestão de riscos

A gestão de riscos visa em analisar e avaliar riscos que podem acontecer durante o projeto. Esses riscos nem sempre são uma coisa negativa.