Compliance

Compliance tem muitas vantagens se bem compreendida pelos funcionários, seu objetivo é combater irregularidades dentro da empresa.

Categoria de Management

Postado em 24 fevereiro 2022

Atualizado em 26 julho 2022

Palavras-chave: compliance,integridade,transparência,disciplina,infrações,infringir,leis,regras,sociedade,etnia,étnica,étnico,infração,management

Visualizações: 1340

As empresas tem um papel muito importante na sociedade. Ela cria empregos, gera lucros e desenvolve serviços ou produtos que contribuem para a sociedade de alguma forma.

Quanto mais um empresa cresce, mais funcionários, investidores e clientes dependem dela. Quando uma empresa chega em um alto patamar, ela pode ter muitos problemas com o controle interno. Com tanto lucro gerado, a probabilidade de fraudes podem ficar ainda maiores.

O compliance tem como objetivo prevenir esses comportamentos irregulares dentro de empresas, trazendo muitas vantagens se bem compreendido e cumprido pelos funcionários.

Quando uma empresa não possui uma boa política de compliance, sua imagem pode ser prejudicada, afastando investidores e impedindo a empresa de crescer ainda mais.

O que é compliance?

Compliance, em português pode ser associado com palavras como integridade, compromisso e transparência.

Em geral, compliance é um conjunto de regras internas que tentam proteger a empresa de irregularidades como:

  • Fraudes
  • Erros humanos
  • Posturas polêmicas

Porém não se limitam apenas a isso. Essas regras podem variar, pois cada empresa possui sua visão, objetivo e valor. Esse termo pode abranger desde valores trabalhistas até obrigações fiscais.

compliance

Vantagens de adotar uma política de compliance

Adotar uma política de compliance traz uma imagem positiva, pois quando uma empresa adota esse tipo de postura, ela é muito bem aceita externamente, atraindo mais investidores.

As bases das regras de cada empresa abrangem respeitar manuais, éticas, modos e regras que ajudam a contribuir para a sociedade e para o bem da empresa em questões de transparência e confiança.

Como implementar o compliance na prática

Criar um código de conduta que sirva como base para os funcionários é importante para unificar as regras de trabalho.

Uma vez que o código de conduta é estabelecido, a fiscalização e monitoramento deverão ser realizados com uma certa frequência para que não haja irregularidades ou fraudes.

Além disso, um canal de denúncias de modo anônimo para que qualquer funcionário ou cliente possa fazer denúncias, é uma grande forma de proteger funcionários honestos e a integridade da própria empresa.

Exemplos de infrações de compliance

Exemplos de infrações de compliace são:

  • Cobranças de dívidas fraudulentas
  • Inadimplência fiscal
  • Vazamento de dados pessoais de clientes
  • Abuso de poder dentro de uma empresa
  • Altíssimos níveis de hora extra a ponto de prejudicar a saúde de um funcionário
  • Licitações fraudulentas

Empresas podem ser indenizadas caso ocorra um ato de infração de compliance, podendo adquirir má reputação no mercado, resultando em diminuição em suas vendas e afastamento de investidores.

Apenas criar regras para serem seguidas pode não ser o suficiente. Estudar o motivo que as fraudes acontecem como o triângulo da fraude, pode servir de referência para criar um sistema mais seguro em uma empresa.

Conclusão

Nunca se sabe quando podemos infringir alguma dessas regras acidentalmente. Por isso é muito importante sempre reavaliar as regras dentro da empresa e fiscalizar de modo rígido para que não haja infrações.

Por mais que um erro seja cometido por um estagiário, dependendo da escala do problema, toda a empresa pode ser prejudicada.

Compliance não é só criar regras, mas criar um sistema eficiente dentro de uma empresa para que não haja brechas para fraudes ou erros humanos.

Projetos práticos

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

O DNS torna a interface do navegador mais amigável aos usuários

Antes de podermos visualizar o site, o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador passa por várias etapas, para só então podermos visualizar o site pela primeira vez...

Risco reputacional

O risco reputacional é o risco que qualquer empresa pode sofrer por motivos como atos imorais, decadência de produto ou reputação inadequada

PPM Product Portfolio Management

Em português, gestão de portofólio de produto. É uma estratégia de análise utilizada para a distribuição de recursos para um produto ou serviço.

Tríade CIA

Para um sistema realizar os requerimentos mínimos de segurança, este deve estar de acordo com os três pilares da segurança de informação(CIA).

Economia compartilhada

A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.