Web Marketing

O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.

Categoria de Estratégia

Postado em 23 março 2022

Atualizado em 14 agosto 2022

Palavras-chave: web,marketing,online,internet,propaganda,destaque,técnica,estratégia,tráfego,trafego,usuários,atrair,atração

Visualizações: 1801

Alguns anos atrás, a distribuição de informação era feita de modo analógico, como jornais. O jornal era a principal fonte de informação, tendo a maioria da população como público.

Empresas que queriam divulgar o seu negócio, pagavam uma quantia de dinheiro para ter um anúncio no jornal, contendo informações do produto ou serviço, telefone e endereço.

Com a chegada da internet, muita coisa evoluiu. A digitalização de informação além de transformar outras áreas, inovou o modo de fazer divulgação e comércio.

Hoje, jornais já foram extintos em vários países, e a internet tornou-se o principal meio de distribuição de informação. Na era moderna, grande parte das propagandas e informações de produtos passaram a ser divulgados através da internet. Essa nova prática se chama “web marketing”.

O que é web marketing?

Web marketing é a distribuição de informação sobre um produto ou serviço de uma empresa através da internet.

A divulgação dessas informações dependem da internet e utilizam diversas técnicas como anúncios digitais em sites, envio de emails contendo promoções para usuários inscritos e uso de mídias sociais para divulgação.

web marketing

A web marketing não se limita apenas a distribuição de informação, podendo ter como objetivo aumentar seguidores em mídias sociais, aumentar o tráfego do site usando técnicas de SEO e produzindo conteúdo de qualidade no seu site, eventualmente aumentando o alcance de usuários que acessam essas informações.

Por que web marketing é melhor para um negócio do que meios como jornais e televisão?

Diferente de propagandas de televisão ou revistas, a web marketing pode se aproveitar de vantagens que só a internet disponibiliza, como dados precisos de alcance de usuários. Além disso, informações detalhadas de usuários podem ser obtidas, possibilitando a realização de análises que podem ser beneficentes para o fortalecimento de estratégias de marketing. Essas informações são:

  • Site de origem (caso o usuário tenha sido redirecionado)
  • Detalhes do usuário (país, cidade, dispositivo e navegador)
  • Página visualizada (quais páginas do site foram visualizadas, por quanto tempo e quais foram os eventos do usuário)

Essas informações ajudam a desenvolver o conteúdo para impactar o público-alvo e podem servir de referência para métodos de gestão corporativa como SWOT e matriz de Ansoff.

Web Marketing nas redes sociais

Divulgar propagandas de serviços ou produtos nas redes sociais também é um método de web marketing.

Redirecionar usuários de redes sociais para um determinado site contendo informação, é bastante comum hoje em dia.

Remarketing de produtos ou serviços baseados no histórico de um usuário

Outro método bastante presente na web marketing é o remarketing.

Hoje, a internet possibilita a utilização de cookies, que podem armazenar temporariamente o histórico de visualização do usuário no navegador.

Como o remarketing pode ser vantajoso para um negócio online?

Usar o histórico de visualização do usuário como base de recomendação de conteúdo é a missão principal do remarketing.

Quando técnicas de remarketing são implementadas em serviços online (como sites), o usuário tende a ficar mais tempo navegando dentro desse serviço, aumentando as chances de efetuar compras.

Serviços famosos como Amazon, utilizam essa técnica para exibir conteúdo que interessam o usuário.

Conclusão

Cada vez mais a tecnologia está presente no nosso dia a dia, algo que consequentemente aumenta o número de concorrências de empreendedores online.

Mas também não podemos esquecer o fato da população da internet estar aumentando cada dia mais.

Investimentos como web Marketing são técnicas para destacar um determinado negócio entre vários outros concorrentes dentro do mundo da internet.

Projetos práticos

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Veja também

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

Uma das vantagens de ter um robô trabalhando para você é o aumento da produtividade

Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...

Pipeline

Técnica de sistemas computacionais que dividi tarefas em estágios e executa de forma simultânea, diminuindo o tempo total de processamento.

LAN

Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.

DNS Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio)

Protocolo utilizado para buscar endereços IPs vinculados com um URL solicitado através de um navegador ou aplicativo de email.

Gestão de riscos

A gestão de riscos visa em analisar e avaliar riscos que podem acontecer durante o projeto. Esses riscos nem sempre são uma coisa negativa.