Web Marketing

O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.

Categoria de Estratégia

Postado em 23 março 2022

Atualizado em 14 agosto 2022

Palavras-chave: web,marketing,online,internet,propaganda,destaque,técnica,estratégia,tráfego,trafego,usuários,atrair,atração

Visualizações: 2090

Alguns anos atrás, a distribuição de informação era feita de modo analógico, como jornais. O jornal era a principal fonte de informação, tendo a maioria da população como público.

Empresas que queriam divulgar o seu negócio, pagavam uma quantia de dinheiro para ter um anúncio no jornal, contendo informações do produto ou serviço, telefone e endereço.

Com a chegada da internet, muita coisa evoluiu. A digitalização de informação além de transformar outras áreas, inovou o modo de fazer divulgação e comércio.

Hoje, jornais já foram extintos em vários países, e a internet tornou-se o principal meio de distribuição de informação. Na era moderna, grande parte das propagandas e informações de produtos passaram a ser divulgados através da internet. Essa nova prática se chama “web marketing”.

O que é web marketing?

Web marketing é a distribuição de informação sobre um produto ou serviço de uma empresa através da internet.

A divulgação dessas informações dependem da internet e utilizam diversas técnicas como anúncios digitais em sites, envio de emails contendo promoções para usuários inscritos e uso de mídias sociais para divulgação.

web marketing

A web marketing não se limita apenas a distribuição de informação, podendo ter como objetivo aumentar seguidores em mídias sociais, aumentar o tráfego do site usando técnicas de SEO e produzindo conteúdo de qualidade no seu site, eventualmente aumentando o alcance de usuários que acessam essas informações.

Por que web marketing é melhor para um negócio do que meios como jornais e televisão?

Diferente de propagandas de televisão ou revistas, a web marketing pode se aproveitar de vantagens que só a internet disponibiliza, como dados precisos de alcance de usuários. Além disso, informações detalhadas de usuários podem ser obtidas, possibilitando a realização de análises que podem ser beneficentes para o fortalecimento de estratégias de marketing. Essas informações são:

  • Site de origem (caso o usuário tenha sido redirecionado)
  • Detalhes do usuário (país, cidade, dispositivo e navegador)
  • Página visualizada (quais páginas do site foram visualizadas, por quanto tempo e quais foram os eventos do usuário)

Essas informações ajudam a desenvolver o conteúdo para impactar o público-alvo e podem servir de referência para métodos de gestão corporativa como SWOT e matriz de Ansoff.

Web Marketing nas redes sociais

Divulgar propagandas de serviços ou produtos nas redes sociais também é um método de web marketing.

Redirecionar usuários de redes sociais para um determinado site contendo informação, é bastante comum hoje em dia.

Remarketing de produtos ou serviços baseados no histórico de um usuário

Outro método bastante presente na web marketing é o remarketing.

Hoje, a internet possibilita a utilização de cookies, que podem armazenar temporariamente o histórico de visualização do usuário no navegador.

Como o remarketing pode ser vantajoso para um negócio online?

Usar o histórico de visualização do usuário como base de recomendação de conteúdo é a missão principal do remarketing.

Quando técnicas de remarketing são implementadas em serviços online (como sites), o usuário tende a ficar mais tempo navegando dentro desse serviço, aumentando as chances de efetuar compras.

Serviços famosos como Amazon, utilizam essa técnica para exibir conteúdo que interessam o usuário.

Conclusão

Cada vez mais a tecnologia está presente no nosso dia a dia, algo que consequentemente aumenta o número de concorrências de empreendedores online.

Mas também não podemos esquecer o fato da população da internet estar aumentando cada dia mais.

Investimentos como web Marketing são técnicas para destacar um determinado negócio entre vários outros concorrentes dentro do mundo da internet.

Projetos práticos

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Veja também

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

Websockets

Protocolo que atua sobre o protocolo HTTP para múltiplas transferências de dados com uma única conexão com o intuito enviar e receber dados em tempo real.

Portas TCP e UDP

A porta é um número de 16 bits que é adicionado no final do endereço IP, insinuando qual aplicativo está vinculado e atuando nessa porta.

Edge Computing

Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.

Internet profunda (Deep web)

Camada da internet onde sistemas de busca convencionais não conseguem acessar por diversos motivos, deixando de indexar o conteúdo.