Web Marketing

O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.

Categoria de Estratégia

Postado em 23 março 2022

Atualizado em 14 agosto 2022

Visualizações: 621

Alguns anos atrás, a distribuição de informação era feita de modo analógico, como jornais. O jornal era a principal fonte de informação, tendo a maioria da população como público.

Empresas que queriam divulgar o seu negócio, pagavam uma quantia de dinheiro para ter um anúncio no jornal, contendo informações do produto ou serviço, telefone e endereço.

Com a chegada da internet, muita coisa evoluiu. A digitalização de informação além de transformar outras áreas, inovou o modo de fazer divulgação e comércio.

Hoje, jornais já foram extintos em vários países, e a internet tornou-se o principal meio de distribuição de informação. Na era moderna, grande parte das propagandas e informações de produtos passaram a ser divulgados através da internet. Essa nova prática se chama “web marketing”.

O que é web marketing?

Web marketing é a distribuição de informação sobre um produto ou serviço de uma empresa através da internet.

A divulgação dessas informações dependem da internet e utilizam diversas técnicas como anúncios digitais em sites, envio de emails contendo promoções para usuários inscritos e uso de mídias sociais para divulgação.

web marketing

A web marketing não se limita apenas a distribuição de informação, podendo ter como objetivo aumentar seguidores em mídias sociais, aumentar o tráfego do site usando técnicas de SEO e produzindo conteúdo de qualidade no seu site, eventualmente aumentando o alcance de usuários que acessam essas informações.

Por que web marketing é melhor para um negócio do que meios como jornais e televisão?

Diferente de propagandas de televisão ou revistas, a web marketing pode se aproveitar de vantagens que só a internet disponibiliza, como dados precisos de alcance de usuários. Além disso, informações detalhadas de usuários podem ser obtidas, possibilitando a realização de análises que podem ser beneficentes para o fortalecimento de estratégias de marketing. Essas informações são:

  • Site de origem (caso o usuário tenha sido redirecionado)
  • Detalhes do usuário (país, cidade, dispositivo e navegador)
  • Página visualizada (quais páginas do site foram visualizadas, por quanto tempo e quais foram os eventos do usuário)

Essas informações ajudam a desenvolver o conteúdo para impactar o público-alvo e podem servir de referência para métodos de gestão corporativa como SWOT e matriz de Ansoff.

Web Marketing nas redes sociais

Divulgar propagandas de serviços ou produtos nas redes sociais também é um método de web marketing.

Redirecionar usuários de redes sociais para um determinado site contendo informação, é bastante comum hoje em dia.

Remarketing de produtos ou serviços baseados no histórico de um usuário

Outro método bastante presente na web marketing é o remarketing.

Hoje, a internet possibilita a utilização de cookies, que podem armazenar temporariamente o histórico de visualização do usuário no navegador.

Como o remarketing pode ser vantajoso para um negócio online?

Usar o histórico de visualização do usuário como base de recomendação de conteúdo é a missão principal do remarketing.

Quando técnicas de remarketing são implementadas em serviços online (como sites), o usuário tende a ficar mais tempo navegando dentro desse serviço, aumentando as chances de efetuar compras.

Serviços famosos como Amazon, utilizam essa técnica para exibir conteúdo que interessam o usuário.

Conclusão

Cada vez mais a tecnologia está presente no nosso dia a dia, algo que consequentemente aumenta o número de concorrências de empreendedores online.

Mas também não podemos esquecer o fato da população da internet estar aumentando cada dia mais.

Investimentos como web Marketing são técnicas para destacar um determinado negócio entre vários outros concorrentes dentro do mundo da internet.