RFC Request for comments

Documentos com especificações técnicas sobre as tecnologias da internet que são usados para a implementação de novas tecnologias e padronização.

Categoria de Management

Postado em 23 janeiro 2023

Atualizado em 23 janeiro 2023

Palavras-chave: rfc,internet,protocolo,tecnologia,documento,padronizacao,implementacao

Visualizações: 1887



A internet possui uma grande quantidade de diretrizes e normas de padronização para a implementação de novas tecnologias. Especialistas da área como desenvolvedores de software e técnicos de rede precisam de uma referência legítima abordando sobre as especificações técnicas necessárias para a compreensão da rede mundial de computadores.

Desde os primórdios da internet, esses documentos detalhados já eram publicados e continuam em vigor até os dias de hoje. O nome desses documentos são RFCs.

O que é RFC?

RFC é a abreviação da palavra “Request for comments”, em português “Solicitação de comentários”.

RFC é um serviço disponível gratuitamente na internet sem fins lucrativos que oferece documentos formais que estabelecem normas e padrões da internet. Esse serviço inclui documentos com detalhes técnicos, normas, procedimentos e recomendações de implementação de tecnologias de internet, como protocolos e serviços online.

Os RFCs estão sob o gerenciamento da IETF (Internet Engineering Task Force) que é uma comunidade global de engenheiros de rede e desenvolvedores de software que em conjunto trabalham para desenvolver e estabelecer padrões na internet. A IETF é supervisionada por um conselho de administração chamado IAB (Internet Architecture Board), porém é governada de modo aberto e colaborativo pelos membros. Qualquer pessoa pode enviar uma proposta para um novo RFC ou comentar documentos já existentes, porém isso exige processos como revisão e aprovação até a sua publicação. Por isso, algumas propostas de RFC podem ser negadas pela falta de qualidade e coerência.

Origem da RFC

O nome “RFC” foi atribuído pela fato de que inicialmente esses documentos eram usados como meio de solicitação para obter opiniões, idéias e propostas para criar diretrizes e padrões para a internet. Os RFCs começaram a ser publicados em 1960, quando a internet ainda estava em desenvolvimento inicial. Lembrando que os primeiros passos para a criação da internet foram dados em 1957 com o projeto chamado de ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network).

Os RFCs continuam sendo documentos importantes para a comunidade IETF para desenvolver novas tecnologias e fazer recomendações de implementação. O conteúdo pode ser visualizado por qualquer usuário que esteja interessado no assunto.

Importância dos RFCs

Grande parte dos protocolos que usamos hoje foram especificados nos RFCs. Os protocolos TCP/IP, SMTP e DNS são exemplos disso. Alguns dos primeiros RFCs foram escritos por engenheiros e cientistas importantes como Vint Cerf, Bob Kahn, Steve Crocker e Jon Postel. Por essa razão, os documentos possuem um grande valor, conhecimento e histórico em relação a internet.

imagem do rfc 1149

RFCs criados para descontrair

Os RFCs 1149 e 2324 foram criados com o intuito de descontrair os usuários, portanto como descrito nos próprios documentos, não são recomendáveis para implementação. Os documentos abordam sobre os respectivos temas:

  • Transmissão de informação digital via pombo-correio RFC 1149
  • Protocolo de controle de pote de café de hipertexto RFC 2324

RFC 1149 Transmissão de informação digital via pombo-correio

O documento aborda sobre o protocolo IPoAC (IP over Avian Carriers), cujo protocolo faz a transmissão de dados através de pombos. O objetivo desse protocolo foi satirizar a complexidade dos processos de padronização do IETF, portanto não deve ser levado a sério. Apesar de não ter sido utilizado na prática, ganhou popularidade na internet pela sua forma criativa de manter a clareza nas especificações técnicas.

O RFC 1149 foi postado em 1990, sendo continuado nos RFCs 2549 no ano de 1999 e 6214 no ano de 2011. Todos os três RFCs foram postados no dia primeiro de abril, conhecido como o dia da mentira.

RFC 2324 Protocolo de controle de pote de café de hipertexto

Aborda sobre o protocolo HTCPCP (Hyper Text Coffee Pot Control Protocol). O documento foi postado em primeiro de abril de 1998 e especifica o protocolo HTTP com café.

O protocolo descreve como controlar a preparação do café, com procedimentos que evitam que o café fique muito fraco ou forte.

Conclusão

Os RFCs são documentos com extrema importância que descrevem com especificações técnicas as tecnologias da internet desde os anos 1960. Muitos desses documentos já foram escritos por pessoas importantes, como pioneiros de tecnologias de protocolo de rede. Por isso possuem um grande valor histórico e técnico.

Projetos práticos

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Veja também

Os três pilares de segurança da informação são o requerimento mínimo para um serviço seguro

A quantidade de programadores só tende a aumentar com o tempo. Porém, muitos programadores ainda não conhecem os três pilares de segurança da informação.

A biometria digital é uma grande promessa ao futuro da tecnologia

Muitos serviços já utilizam a autenticação biométrica integrada com a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, além de melhorar a segurança.

As tentativas de desligar a internet

Tentativas de desligar a internet tem sido cada vez mais frequentes. Alguns países optam por filtrar conteúdo ao invés de bloquear como a Rússia.

Atuadores

Converte um tipo de energia em movimento físico, interagindo-se com o ambiente ao seu redor. É usado para realizar tarefas específicas.

Máscara de sub-rede (subnet mask)

Responsável por identificar cada valor dentro de um endereço IP, como endereço da rede, endereço de sub-rede e endereço da máquina hospedeira.

Beacon

Bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. Beacon tem como função enviar informações e orientações para dispositivos próximos.