Sistema operacional (OS)

Atua como intermediador, responsável por tarefas como funcionalidade de dispositivos de I/O e distribuição de memória entre aplicativos em execução.

Categoria de Tecnologia

Postado em 27 junho 2022

Atualizado em 27 junho 2022

Palavras-chave: sistema,operacional,os,windows,mac,ios,android,black,berry

Visualizações: 1371



Todo máquina digital que utilizamos diariamente, como computador, smartphone e televisão, possuem vários componentes, chamados de hardware.

Diferente de um software, o hardware é todo componente físico que podemos tocar, como processador, placa mãe e monitor.

Grande parte desses hardwares possuem configurações complexas, necessitando de um nível altíssimo de profissionalidade para serem compreendidos e integrados. Esse alto nível de complexidade poderia afastar facilmente usuários e programadores de software.

Para evitar esse tipo de problema, softwares que gerenciam hardwares foram desenvolvidos. Esses softwares são usados como intermediários entre o usuário e os hardwares, sendo chamado de sistema operacional, ou simplesmente OS.

O que é um sistema operacional (OS)?

O sistema operacional atua entre o usuário e a máquina, gerenciando uma imensidade de tarefas, como:

  • Acesso aos arquivos instalados
  • Gerenciamento de periféricos de entrada e saída (Mouse, teclado, monitor, impressora)
  • Comunicação de hardwares entre máquinas, através de uma rede privada ou pública
Usuário
OS
Hardware

Em outras palavras, tudo que podemos ver no nosso GUI é possível graças ao sistema operacional.

O que é GUI?

Sigla para interface gráfica do usuário. Usado para descrever a interface gráfica que interage com o usuário, como ícones, textos e outros indicadores gráficos.

sistema operacional

O sistema operacional gerencia quais aplicativos em execução devem receber mais relevância, assegurando mais memória para sua utilização, melhorando o empenho geral e a distribuição de memória.

O nível de relevância de cada aplicativo vai depender das instruções que damos através dos dispositivos de entrada, como mouse e teclado.

Vantagens de ter um sistema operacional

O sistema operacional é essencial para o funcionamento de um dispostivo como nós conhecemos hoje em dia. É mais aceitável refazer a pergunta de outra forma.

Um computador pode funcionar sem um sistema operacional (OS)?

Um computador sem um OS instalado, funciona. Porém, seria algo bem diferente do que conhecemos hoje. Pois, não poderíamos usar nossos dispositivos de entrada e saída e nem executar arquivos, uma vez que não teríamos um GUI.

Visto que o OS é a base para o funcionamento de softwares, logo é possível afirmar que um dispostivo sem esse sistema operacional pré-instalado não possui muita utilidade pensando do ponto de vista de um comprador.

Exemplos de sistemas operacionais

Quando o assunto é sobre computadores, os sistemas operacionais mais populares são:

  • Windows
  • MacOS
  • Linux

Em smartphones, temos:

  • Android
  • iOS
  • Symbian
  • BlackBerry OS

Com o aumento da digitalização, outros dispositivos como televisões, videogames, aparelhos de música(iPod) e relógios(smartwatch) também possuem seu próprio sistema operacional.

Objetivo do sistema operacional

Todo sistema operacional instalado em um dispositivo multifuncional tem como objetivo criar uma interface amigável ao usuário, permitindo atividades como:

  • Gerenciamento de aplicativos em execução em primeiro e segundo plano
  • Execução de softwares com extrema facilidade
  • Interação com usuário, seja por dispositivos, toque ou voz

O sistema operacional também permite uma série de APIs de integração para que desenvolvedores de software possam desenvolver aplicativos usando funcionalidades e recursos disponibilizados.

Conclusão

O sistema operacional atua como intermediador entre o usuário e o computador, responsável por tarefas como funcionalidade de dispositivos de entrada e saída e distribuição de memória entre aplicativos em execução.

Dispositivos multifuncionais, como computadores e smartphones são convenientes graças ao OS que já vem pré-instalado.

O sistema operacional é um software essencial para muitos dispositivos, uma vez que todo programador de softwares utiliza esse OS como base para o desenvolvimento de aplicativos.

Projetos práticos

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Veja também

A manutenção de softwares é o maior pesadelo de um programador quando o código parece um campo minado

Existe muitos programadores que escrevem algoritmos mal planejados. Essa falta de planejamento dificulta a manutenção do aplicativo e aumenta a probabilidade de novos bugs.

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

Hub, Switch e Roteador

Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.

Modelo OSI

Modelo teórico dividido em sete camadas que fornece uma arquitetura padrão de rede para realizar a transferência de dados entre computadores.

ERP Enterprise Resource Planning

Software que possibilita o gerenciamento de todos os recursos da empresa em um só sistema. Esses recursos são capital, pessoas, coisas e informações.

BCP Business Continuity Plan

BCP são planos formulados para prevenir perda de dados ou inatividade de serviços em caso de algum desastre como incêndio, terremoto ou ataque terrorista.