Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 26 abril 2022
Atualizado em 26 abril 2022
Visualizações: 746
Quando digitamos um site na barra de endereço no nosso navegador, conseguimos acessar o site sem maiores problemas.
Porém, pouca gente sabe que o nosso navegador não consegue acessar esse site só com as informações que digitamos.
Para poder acessar esse site, o nosso navegador irá fazer uma solicitação para o servidor DNS, ou “Domain Name System”, que tornará possível a visualização desse site no nosso navegador.
O servidor DNS é uma espécie banco de dados que armazena todos os sites que podemos acessar na internet. No mundo das máquinas a comunicação acontece muito por meio de números, e com o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador não é diferente.
Cada site possui um endereço IP, que possibilita o acesso ao site que digitamos.
O humano tem muito mais facilidade com nomes como www.google.com, do que com endereços IP como 142.250.217.100. É por essa razão que o servidor DNS existe.
O servidor DNS é bem parecido com uma lista telefônica, que possui o número de telefone e o nome do dono. Mas no servidor DNS, invés de números de telefones, temos endereços IP.
Nome | Endereço IP |
---|---|
www.google.com | 142.250.217.100 |
www.yahoo.com | 98.137.11.163 |
www.dicionariotec.com | 104.21.69.117 |
… | … |
Uma vez que o nosso navegador tem esse número IP em mãos, torna-se possível o acesso ao site que digitamos na barra de endereço do nosso navegador.
Até obtermos o endereço IP que queremos acessar, o endereço que digitamos precisa passar por algumas etapas. O servidor DNS não é um simples banco de dados que armazena endereços IP.
O servidor DNS é um conjunto de vários servidores que comunicam entre si para obter o endereço IP solicitado.
No gráfico acima, o endereço que digitamos passa por 10 etapas até ter seu endereço IP retornado.
Usando www.dicionariotec.com como exemplo a descrição de cada etapa é a seguinte:
As etapas acima são realizadas quando não temos o endereço IP armazenado no cache do nosso navegador ou computador. Por isso, sites que acessamos frequentemente estarão armazenados no nosso cache, omitindo a necessidade de perguntar ao servidor DNS.
O servidor DNS são vários conjuntos de servidores que se comunicam entre si, para retornar o endereço IP que estamos procurando.
Se não existisse o servidor DNS, provavelmente teríamos que digitar o endereço IP na barra do nosso navegador, algo que dificultaria muito a nossa vida.
As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...
A quantidade de programadores só tende a aumentar com o tempo. Porém, muitos programadores ainda não conhecem os três pilares de segurança da informação.
A finalidade da auditoria é examinar e avaliar os procedimentos internos da empresa mantendo a integridade de dados em questão de qualidade e segurança.
Esse princípio é a capacidade de substituir um instância da classe parente com a instância da subclasse sem comprometer o funcionamento do algoritmo.
Modelo teórico dividido em sete camadas que fornece uma arquitetura padrão de rede para realizar a transferência de dados entre computadores.
O princípio de segregação de interface torna as nossas classes independentes de interfaces que necessitam implementações desnecessárias.