CRM Customer Relationship Management

O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.

Categoria de Estratégia

Postado em 15 setembro 2022

Atualizado em 15 setembro 2022

Visualizações: 66



O uso de softwares para concluir tarefas tem sido mais comum nos últimos dias. A digitalização de tarefas que antes eram manuais, já podem ser substituídas por robôs, aumentando a eficiência e produtividade dos funcionários.

Alguns softwares podem automatizar processos ausentando humanos e outros podem auxiliar os funcionários em muitos aspectos. Implementar sistemas de software para melhorar a produtividade pode ser um bom caminho para ficar em uma posição favorável em relação a concorrência.

Por essa razão, muitas empresas já estão investindo em softwares que auxiliam nas tarefas dentro de um negócio, economizando tempo e cortando custos. O CRM é um bom exemplo de software que pode auxiliar nos processos internos de um negócio.

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, em português, gestão de relacionamento com o cliente.

A gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é um sistema centralizado que armazena desde informações simples até informações mais complexas de clientes. Esses clientes não se limitam apenas aos clientes existentes ou novos, mas pessoas que mostram algum interesse em algum produto ou serviço do negócio.

Entre os tipos de informações de clientes que podem ser armazenadas no sistema são:

  • Informações básicas (nome, endereço, idade)
  • Contato (email, telefone)
  • Histórico (produtos visualizados, pagamentos)
  • Observações (comentários de outros funcionários)
  • Documentos (recibos, identidade)

O CRM foi projetado para armazenar uma grande quantidade de dados, tendo um sistema de busca eficiente para que informações do cliente possam ser encontradas com eficiência.

O sistema de gestão de relacionamento com cliente também pode ser integrado com outros sistemas como o ERP, oferecendo uma escala maior de informações, centralizando ainda mais os processos do negócio.

Reconhecimento de padrões com CRM

Métodos de inteligência artificial são implementados para analisar o comportamento dos clientes, baseando-se no histórico de produtos visualizados e comprados.

O resultado desses análises auxiliam o funcionário a saber melhor sobre o seu cliente e ter mais vantagem em momentos de venda.

Por que utilizar o CRM?

O CRM pode ser utilizado para substituir softwares que necessitam de muito trabalho manual, como planilhas de excel, que se tornam cada vez mais desordenadas conforme informações vão sendo adicionadas. Processos de cópia e cola também se tornam mais frequentes.

No caso do CRM, muitas funções podem ser executadas de forma centralizada. Emails ou notificações podem ser enviados agilmente com conteúdo baseado em modelos semi-prontos e produtos e serviços que o cliente aparenta estar interessado.

crm gestão de relação com clientes

Quais são as vantagens em utilizar o CRM?

O CRM utiliza as melhores ferramentas e técnicas de informática para otimizar os processos, trazendo vantagens como:

  • Melhor visibilidade e organização de informações de clientes
  • Automação de processos como priorização de produtos ou serviços para cada cliente
  • Corte de processos repetitivos, como copiar e colar conteúdo

Conclusão

O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.

Pode ser integrado com outros sistemas como o ERP e SCM.