CRM Customer Relationship Management

O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.

Categoria de Estratégia

Postado em 15 setembro 2022

Atualizado em 15 setembro 2022

Palavras-chave: crm,customer,relationship,management,cliente,estrategia,gestao,relacao

Visualizações: 1465



O uso de softwares para concluir tarefas tem sido mais comum nos últimos dias. A digitalização de tarefas que antes eram manuais, já podem ser substituídas por robôs, aumentando a eficiência e produtividade dos funcionários.

Alguns softwares podem automatizar processos ausentando humanos e outros podem auxiliar os funcionários em muitos aspectos. Implementar sistemas de software para melhorar a produtividade pode ser um bom caminho para ficar em uma posição favorável em relação a concorrência.

Por essa razão, muitas empresas já estão investindo em softwares que auxiliam nas tarefas dentro de um negócio, economizando tempo e cortando custos. O CRM é um bom exemplo de software que pode auxiliar nos processos internos de um negócio.

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, em português, gestão de relacionamento com o cliente.

A gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é um sistema centralizado que armazena desde informações simples até informações mais complexas de clientes. Esses clientes não se limitam apenas aos clientes existentes ou novos, mas pessoas que mostram algum interesse em algum produto ou serviço do negócio.

Entre os tipos de informações de clientes que podem ser armazenadas no sistema são:

  • Informações básicas (nome, endereço, idade)
  • Contato (email, telefone)
  • Histórico (produtos visualizados, pagamentos)
  • Observações (comentários de outros funcionários)
  • Documentos (recibos, identidade)

O CRM foi projetado para armazenar uma grande quantidade de dados, tendo um sistema de busca eficiente para que informações do cliente possam ser encontradas com eficiência.

O sistema de gestão de relacionamento com cliente também pode ser integrado com outros sistemas como o ERP, oferecendo uma escala maior de informações, centralizando ainda mais os processos do negócio.

Reconhecimento de padrões com CRM

Métodos de inteligência artificial são implementados para analisar o comportamento dos clientes, baseando-se no histórico de produtos visualizados e comprados.

O resultado desses análises auxiliam o funcionário a saber melhor sobre o seu cliente e ter mais vantagem em momentos de venda.

Por que utilizar o CRM?

O CRM pode ser utilizado para substituir softwares que necessitam de muito trabalho manual, como planilhas de excel, que se tornam cada vez mais desordenadas conforme informações vão sendo adicionadas. Processos de cópia e cola também se tornam mais frequentes.

No caso do CRM, muitas funções podem ser executadas de forma centralizada. Emails ou notificações podem ser enviados agilmente com conteúdo baseado em modelos semi-prontos e produtos e serviços que o cliente aparenta estar interessado.

crm gestão de relação com clientes

Quais são as vantagens em utilizar o CRM?

O CRM utiliza as melhores ferramentas e técnicas de informática para otimizar os processos, trazendo vantagens como:

  • Melhor visibilidade e organização de informações de clientes
  • Automação de processos como priorização de produtos ou serviços para cada cliente
  • Corte de processos repetitivos, como copiar e colar conteúdo

Conclusão

O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.

Pode ser integrado com outros sistemas como o ERP e SCM.

Projetos práticos

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Veja também

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

Ainda nos primórdios da internet discada, o maior medo de um usuário era o telefone tocar...

Esperávamos horas para baixar apenas alguns megabytes. Nessas horas, quando o telefone tocava nós fazíamos de tudo para não atender o telefone. Mas infelizmente nem sempre dava certo....

Tríade CIA

Para um sistema realizar os requerimentos mínimos de segurança, este deve estar de acordo com os três pilares da segurança de informação(CIA).

PPM Product Portfolio Management

Em português, gestão de portofólio de produto. É uma estratégia de análise utilizada para a distribuição de recursos para um produto ou serviço.

CI/CD Integração contínua e entrega contínua

Prática que automatiza os processos de integração, análise e implantação de software, aumentando a produtividade dos desenvolvedores.

Gestão de riscos

A gestão de riscos visa em analisar e avaliar riscos que podem acontecer durante o projeto. Esses riscos nem sempre são uma coisa negativa.