Push e pull marketing

Estratégia que usa dois métodos opostos que se combinados de modo balanceado podem atrair clientes e vender produtos e serviços com mais efetividade.

Categoria de Estratégia

Postado em 09 setembro 2022

Atualizado em 09 setembro 2022

Palavras-chave: marketing,produto,venda,atrair,estrategia,push,pull

Visualizações: 1495



Reconhecer as estratégias certas para cada situação de um negócio é importante para a estabilidade comercial. Diferente de empresas grandes e famosas, empresas pequenas não possuem tanta capital e conhecimento no mercado, necessitando de estratégias econômicas e eficientes.

Empresas jovens podem usar estratégias como quadro de modelo de negócios, design thinking e matriz de Ansoff. Esses métodos auxiliam na elaboração de idéias para novos produtos, melhor visão geral do negócio e dos métodos de venda.

Uma vez que o empreendedor esta com seu serviço ou produto pronto, o próximo passo será o marketing. Porém, qual marketing adotar? Pull ou Push?

O que é push e pull marketing?

Também chamado de estratégia push e pull, esse conceito é uma estratégia que busca atrair clientes e vender produtos e serviços com mais efetividade.

Push e pull, apesar de serem palavras com sentidos opostos, podem ser utilizadas ao mesmo tempo.

Push significa “empurrar” um produto ou serviço ao cliente, convencendo-lhe a comprar.

Pull significa “puxar”, mas nesse contexto pode ser expressado como “atrair”. A técnica de pull vende produtos e serviços sem a necessidade de “empurrar”, apenas esperando que o cliente venha por vontade própria e compre.

estratégia push e pull

O que é PUSH na estratégia de push e pull?

Push é uma estratégia bastante ativa, onde a empresa irá investir mais nos vendedores para que possam aumentar as vendas conversando diretamente com os clientes.

Exemplos de métodos de push para aumentar as vendas são descontos e mais parcelas na compra de produtos para os clientes e premiação para os vendedores com o intuito de aumentar a motivação e o desempenho.

O que é PULL na estratégia de push e pull?

Estratégia passiva para atrair clientes, tentando atrair o cliente com métodos como postagens em blogs e uso de propagandas na televisão, em panfletos e na internet. Web marketing também é um método pull.

Essa estratégia é mais utilizada a longo prazo, uma vez que os clientes é quem tem que procurar pela empresa para comprar. Assim, podendo não ser uma boa opção para empresas que acabaram de começar um negócio.

Quando utilizar a estratégia push e pull?

Negócios ainda recém-iniciados que acabaram de lançar um produto ou serviço, geralmente precisam de mais exposição do produto. Nesse caso uma “estratégia de ataque” deve ser adotada, exemplos disso é a diminuição de preço dos produtos com o intuito de vender mais e ganhar reconhecimento. Esse é um exemplo de push.

Produtos e serviços que já possuem certo reconhecimento já não precisam estar tão concentrados no “ataque”, podendo utilizar métodos passivos combinados com métodos ativos para aumentar ainda mais a demanda do produto ou serviço.

Em caso de empresas mais estáveis, o uso de ambas estratégias (push e pull) de modo balanceado pode ter um impacto positivo nas vendas.

Conclusão

Push e pull são estratégias opostas que se usadas em conjunto e de modo balanceado trazem grandes benefícios, uma vez que push “empurra” produtos aos clientes e pull “atrai” os clientes.

Empresas novas no mercado preferem optar investir mais no push, tentando ganhar mais reconhecimento e aumentar a quantidade de vendas.

Projetos práticos

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

Qual é o papel das grandes empresas além de fornecer seu serviços?

Poluição do ar, solo e água ainda é um grande problema para ser resolvido ainda em vários países. Há estudos que comprovam que os países mais poluentes podem causar câncer...

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

Inovação aberta

A inovação aberta é um termo abrangente de cooperação entre diferentes áreas especializadas para a formulação de produtos ou serviços inovadores.

Matriz de Ansoff

Matriz de Ansoff em português é uma estratégia de crescimento da empresa no mercado. Ansoff é o sobrenome de um russo-americano, Igor Ansoff.

Economia compartilhada

A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.

CRM Customer Relationship Management

O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.