Acessibilidade Digital

Prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.

Categoria de Estratégia

Postado em 08 setembro 2022

Atualizado em 08 setembro 2022

Visualizações: 91



A digitalização inovou e melhorou o modo de processar e transmitir informação. Hoje, grande parte da população mundial tem acesso digital e possui seu próprio computador.

O uso de computadores se tornou mais comum no final dos anos 90, contando desde essa época, a digitalização dura aproximadamente 30 anos. Portanto é bastante comum algumas pessoas terem dificuldades para adaptar-se a essa nova geração.

Com o intuito de conscientizar os desenvolvedores, a acessibilidade digital foi criada.

O que é a acessibilidade digital?

Prática adotada para tornar a usabilidade de dispositivos digitais mais eficiente para que qualquer pessoa possa ter acesso a informação digital. Aplicar a acessibilidade digital no desenvolvimento de sistemas, ajuda a aumentar o escopo do público-alvo, incluindo positivamente jovens, idosos e deficientes.

acessibilidade digital

A acessibilidade digital também é chamada de acessibilidade web, podendo ser adotada em softwares como sistemas operacionais, aplicativos e sites.

Diferença entre UI/UX e acessibilidade

Esse conceito é diferente do UI/UX que visa em apenas tornar experiência do usuário mais agradável, tendo como principal foco tornar a acessibilidade universal.

Infelizmente, muitos serviços ainda não adotam essa prática. Porém, aos poucos essa realidade está mudando.

Como melhorar a acessibilidade?

Diversas bibliotecas de aprimoramento de acessibilidade já estão disponíveis para implementação. Blogs já podem ter seu texto convertido para áudio utilizando inteligência artificial e áudios para linguagem de sinais, possibilitando acessibilidade a informação para cegos e surdos.

Opções como aumento de fonte e mapa do site contendo os principais links também tornam o site mais acessível para idosos.

Exemplos de plataformas que adotaram práticas de acessibilidade

Grandes plataformas como youtube e facebook adotaram algumas práticas de acessibilidade. No youtube é possível visualizar vídeos sem áudio e entender o conteúdo graças as legendas, que apesar de não serem perfeitas são o suficiente para o entendimento do assunto. As legendas do youtube são automatizadas por robôs, disponibilizando as legendas de modo imediato, sem a necessidade de um humano para inserção.

Por quê adotar medidas de acessibilidade?

O uso de serviços digitais facilitam a vida das pessoas. Possibilitam o pagamento de contas, aplicação de documentos, compras e o estudo. Adotar medidas de acessibilidade é incluir mais pessoas digitalmente, consequentemente aumentado o tráfego de pessoas que utilizam o serviço e contribuindo muito mais para a sociedade.

Conclusão

A acessibilidade digital é uma prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.

Hoje muitas pessoas tem acesso a dispositivos digitais, porém algumas ainda possuem dificuldades em acessar a informação.