Acessibilidade Digital

Prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.

Categoria de Estratégia

Postado em 08 setembro 2022

Atualizado em 08 setembro 2022

Palavras-chave: acessibilidade,digital,estrategia,coontribuicao,informacao

Visualizações: 857



A digitalização inovou e melhorou o modo de processar e transmitir informação. Hoje, grande parte da população mundial tem acesso digital e possui seu próprio computador.

O uso de computadores se tornou mais comum no final dos anos 90, contando desde essa época, a digitalização dura aproximadamente 30 anos. Portanto é bastante comum algumas pessoas terem dificuldades para adaptar-se a essa nova geração.

Com o intuito de conscientizar os desenvolvedores, a acessibilidade digital foi criada.

O que é a acessibilidade digital?

Prática adotada para tornar a usabilidade de dispositivos digitais mais eficiente para que qualquer pessoa possa ter acesso a informação digital. Aplicar a acessibilidade digital no desenvolvimento de sistemas, ajuda a aumentar o escopo do público-alvo, incluindo positivamente jovens, idosos e deficientes.

acessibilidade digital

A acessibilidade digital também é chamada de acessibilidade web, podendo ser adotada em softwares como sistemas operacionais, aplicativos e sites.

Diferença entre UI/UX e acessibilidade

Esse conceito é diferente do UI/UX que visa em apenas tornar experiência do usuário mais agradável, tendo como principal foco tornar a acessibilidade universal.

Infelizmente, muitos serviços ainda não adotam essa prática. Porém, aos poucos essa realidade está mudando.

Como melhorar a acessibilidade?

Diversas bibliotecas de aprimoramento de acessibilidade já estão disponíveis para implementação. Blogs já podem ter seu texto convertido para áudio utilizando inteligência artificial e áudios para linguagem de sinais, possibilitando acessibilidade a informação para cegos e surdos.

Opções como aumento de fonte e mapa do site contendo os principais links também tornam o site mais acessível para idosos.

Exemplos de plataformas que adotaram práticas de acessibilidade

Grandes plataformas como youtube e facebook adotaram algumas práticas de acessibilidade. No youtube é possível visualizar vídeos sem áudio e entender o conteúdo graças as legendas, que apesar de não serem perfeitas são o suficiente para o entendimento do assunto. As legendas do youtube são automatizadas por robôs, disponibilizando as legendas de modo imediato, sem a necessidade de um humano para inserção.

Por quê adotar medidas de acessibilidade?

O uso de serviços digitais facilitam a vida das pessoas. Possibilitam o pagamento de contas, aplicação de documentos, compras e o estudo. Adotar medidas de acessibilidade é incluir mais pessoas digitalmente, consequentemente aumentado o tráfego de pessoas que utilizam o serviço e contribuindo muito mais para a sociedade.

Conclusão

A acessibilidade digital é uma prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.

Hoje muitas pessoas tem acesso a dispositivos digitais, porém algumas ainda possuem dificuldades em acessar a informação.

Projetos práticos

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Veja também

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

Assinatura Digital

A assinatura digital é utilizada para provar a legitimidade dos dados enviados, usando técnicas de hash e algoritmo de chave assimétrica.

Computação forense

Ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital.

ERP Enterprise Resource Planning

Software que possibilita o gerenciamento de todos os recursos da empresa em um só sistema. Esses recursos são capital, pessoas, coisas e informações.

Digitalização

A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.