Acessibilidade Digital

Prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.

Categoria de Estratégia

Postado em 08 setembro 2022

Atualizado em 08 setembro 2022

Palavras-chave: acessibilidade,digital,estrategia,coontribuicao,informacao

Visualizações: 1631



A digitalização inovou e melhorou o modo de processar e transmitir informação. Hoje, grande parte da população mundial tem acesso digital e possui seu próprio computador.

O uso de computadores se tornou mais comum no final dos anos 90, contando desde essa época, a digitalização dura aproximadamente 30 anos. Portanto é bastante comum algumas pessoas terem dificuldades para adaptar-se a essa nova geração.

Com o intuito de conscientizar os desenvolvedores, a acessibilidade digital foi criada.

O que é a acessibilidade digital?

Prática adotada para tornar a usabilidade de dispositivos digitais mais eficiente para que qualquer pessoa possa ter acesso a informação digital. Aplicar a acessibilidade digital no desenvolvimento de sistemas, ajuda a aumentar o escopo do público-alvo, incluindo positivamente jovens, idosos e deficientes.

acessibilidade digital

A acessibilidade digital também é chamada de acessibilidade web, podendo ser adotada em softwares como sistemas operacionais, aplicativos e sites.

Diferença entre UI/UX e acessibilidade

Esse conceito é diferente do UI/UX que visa em apenas tornar experiência do usuário mais agradável, tendo como principal foco tornar a acessibilidade universal.

Infelizmente, muitos serviços ainda não adotam essa prática. Porém, aos poucos essa realidade está mudando.

Como melhorar a acessibilidade?

Diversas bibliotecas de aprimoramento de acessibilidade já estão disponíveis para implementação. Blogs já podem ter seu texto convertido para áudio utilizando inteligência artificial e áudios para linguagem de sinais, possibilitando acessibilidade a informação para cegos e surdos.

Opções como aumento de fonte e mapa do site contendo os principais links também tornam o site mais acessível para idosos.

Exemplos de plataformas que adotaram práticas de acessibilidade

Grandes plataformas como youtube e facebook adotaram algumas práticas de acessibilidade. No youtube é possível visualizar vídeos sem áudio e entender o conteúdo graças as legendas, que apesar de não serem perfeitas são o suficiente para o entendimento do assunto. As legendas do youtube são automatizadas por robôs, disponibilizando as legendas de modo imediato, sem a necessidade de um humano para inserção.

Por quê adotar medidas de acessibilidade?

O uso de serviços digitais facilitam a vida das pessoas. Possibilitam o pagamento de contas, aplicação de documentos, compras e o estudo. Adotar medidas de acessibilidade é incluir mais pessoas digitalmente, consequentemente aumentado o tráfego de pessoas que utilizam o serviço e contribuindo muito mais para a sociedade.

Conclusão

A acessibilidade digital é uma prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.

Hoje muitas pessoas tem acesso a dispositivos digitais, porém algumas ainda possuem dificuldades em acessar a informação.

Projetos práticos

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Veja também

Um algoritmo não pode ser composto por instruções ambíguas, isso pode trazer resultados inesperados

Os algoritmos na ciência da computação são o principal meio para o desenvolvedor poder escrever instruções para o computador, operando a sua maneira

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

ERP Enterprise Resource Planning

Software que possibilita o gerenciamento de todos os recursos da empresa em um só sistema. Esses recursos são capital, pessoas, coisas e informações.

Autenticação Biométrica

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.

Blockchain Parte2

PoW atua como um intermediário não-humano entre os negociadores de criptomoedas. Em média, uma transação em bitcoin dura 10 minutos.

Blockchain Parte1

Blockchain pode ser interpretado como uma caderneta bancária, nela é registrado o histórico de todas as transações realizadas na nossa conta bancária.