RPA Automação robótica de processos

Automatiza tarefas repetitivas no lugar de humanos, podendo ser integradas com os softwares e serviços que são utilizados para a realização de tarefas.

Categoria de Tecnologia

Postado em 05 setembro 2022

Atualizado em 05 setembro 2022

Visualizações: 106



A informática oferece muitos tipos de soluções para muitos tipos de problemas em vários aspectos. Redução de tempo de processamento e substituição de processos realizados por humanos por máquinas podem ser grandes investimentos a longo prazo em certos negócios.

A máquina já é adotada em muitos campos, substituindo e melhorando processos que antes eram problemáticos devido a erros humanos, falta de eficiência e altos custos.

Tornou-se evidente que a substituição de humanos por robôs em algumas áreas podem trazer grandes vantagens. Hoje, existe os chatbots que podem interagir com clientes 24 horas por dia.

Um problema bastante enfrentado hoje por muitas empresas são processos repetitivos e tediosos que são operados por humanos. Felizmente, a solução para esse problema existe e se chama RPA.

O que é RPA?

RPA é a sigla para “Robotic Process Automation”, em português, automação robótica de processos.

A automação robótica de processos é uma tecnologia que automatiza tarefas repetitivas no lugar de humanos, podendo ser integradas com os softwares e serviços que são utilizados como meio para a realização de tarefas. Exemplos de softwares e serviços que podem ser integrados são:

  • Excel
  • Word
  • Emails
  • Sistemas ERP

Essa tecnologia pode realizar atividades como elaboração de documentos baseando-se em dados de alguma fonte, reenvio de emails para clientes e registro ou atualização de informações no sistema ERP.

Exemplo de processo que pode ser automatizado
Copia dados
Recebe email
Registra Dados
Responde email

A RPA pode ser desde um simples algoritmo até um sistema mais complexo com inteligência artificial embutido. Portanto, sendo um software que automatiza processos e não um robô físico.

Por que e quando adotar o RPA?

Automatizar processos com RPA diminui riscos, como erros humanos e agiliza processos, ultrapassando funcionários humanos facilmente em questão de eficiência.

Porém, a grande vantagem de adotar o RPA é a diminuição de custos com processos que podem ser automatizados. Processos repetitivos e tediosos consomem grande tempo e energia de funcionários, prejudicando a produtividade de funcionários e desperdiçando chances.

A criatividade humana como a elaboração de idéias inovadoras é um benefício que não pode ser automatizado com robôs. Por isso, deve-se aproveitar ao máximo esse benefício, diminuindo tarefas que atrapalhem o rendimento dos funcionários.

Os robôs podem substituir os humanos em muitos aspectos, porém estão muito longe de ultrapassar os humanos em questão de criatividade.

automacao robotica de processos rpa

Quais são os benefícios em adotar o RPA?

Adotar o RPA para substituir humanos em tarefas repetitivas pode trazer muitas vantagens, exemplos são:

  • Melhor produtividade de funcionários, uma vez que podem dedicar o seu tempo a tarefas importantes
  • Automatização de tarefas repetitivas com mais eficiência e agilidade
  • Diminuição de erros humanos
  • Diminuição de custos operacionais
  • Pode ser disponível por 24 horas

Conclusão

O RPA é uma tecnologia que pode ser utilizada para automatizar processos repetitivos que não possuem muita complexidade.

Porém, pode não ser muito útil em tarefas complexas que necessitam da criatividade humana para serem concluídas.