Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Estratégia
Postado em 29 agosto 2022
Atualizado em 29 agosto 2022
Palavras-chave: poc,estrategia,prova,conceito,demonstracao,avaliacao,modelo,management
Visualizações: 1931
A ambição humana fez com que a tecnologia evoluísse de uma forma extremamente rápida. Há cerca de 40 anos atrás, computadores pesavam toneladas e armazenavam pouquíssima memória. Hoje, computadores pesam muito menos e armazenam muito mais.
Sem dúvidas, a necessidade de computadores cada vez menores em setores como astronomia, motivaram essa grande evolução. Esses pequenos computadores possibilitaram a inovação em mais das diversas áreas, como IoT e inteligência artificial. Smartphones também possuem componentes utilizados em experimentos espaciais, assim podendo caber na palma das nossas mãos.
Todas essas inovações não vieram ao acaso, sendo frutos de inúmeros experimentos realizados ao longo da história. Um processo bastante importante na fase experimental é a prova de conceito.
A prova de conceito é uma demonstração prática de uma teoria, conceito ou tecnologia. Essa demonstração também visa em examinar os resultados na prática para obter dados relacionados aos efeitos e utilidades que a prova de conceito pode proporcionar.
Esse conceito é um modelo principalmente adotado em áreas de tecnologia, com o objetivo de avaliar novos conhecimentos, como por exemplo pesquisas e projetos sobre inteligência artificial e internet das coisas.
A grande diferença entre esses dois conceitos é o estágio de sua implementação.
Em modelos como design thinking, o protótipo é realizado após chegar-se a conclusão de que o alvo da pesquisa é realizável.
Já na prova de conceito, o alvo de pesquisa é testado com o intuito de primeiramente testar a sua viabilidade, para então seguir adiante.
As vantagens de adotar um modelo de prova de conceito são:
No desenvolvimento do serviço ou produto, problemas inesperados podem acontecer, necessitando de custos extras para manutenção ou até necessitando de um novo recomeço.
Adotar o modelo PoC pode evitar problemas como esse, impedindo que custos desnecessários possam vir a acontecer.
Uma vez que uma demonstração comprova que não há problemas, isso pode servir de apelo para investidores e empresários.
Além disso, pode ser utilizado como um exemplo real para desenvolvedores.
Uma vez que uma demonstração é realizada na prática, pode-se extrair informações de utilidade para os desenvolvedores refinarem ainda mais no futuro.
Seguindo as 4 etapas seguintes é possível aproveitar-se dos benefícios do modelo PoC:
Lembrando que o modelo PoC não é o objetivo final de um projeto.
Informações como quais dados devem ser coletados, qual é o motivo do teste e o que deve ser alcançado, são as questões inicias que devem ser definidas.
Seguindo em frente, o planejamento de como deve ser feito o processo de teste deve ser definido, como por exemplo, quais são as necessidades para o teste ser realizável.
Dependendo do projeto, o número de execuções do teste por ser limitado. Por isso, construir um ambiente com vários ângulos para extrair o máximo de dados é importantíssimo nessa etapa.
Avaliar fatores como segurança, viabilidade, possibilidade devem ser estudados. Esses dados podem ser usados para o próximo teste ou podem servir de referência para desenvolvedores, empreendedores ou investidores.
O modelo PoC visa em avaliar uma nova tecnologia ainda não comprovada com o intuito de avaliar a sua veracidade.
Esse modelo é aplicado ainda no começo de um projeto, podendo servir de prova para o desenvolvimento ou apelo para investidores.
Projetos práticos
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.
Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...
HR Tech é um software que auxilia na gestão de pessoas, tornando-se possível o gerenciamento centralizado na área de recursos humanos.
O risco reputacional é o risco que qualquer empresa pode sofrer por motivos como atos imorais, decadência de produto ou reputação inadequada
Os direitos autorais são garantidos para qualquer obra intelectual originadas do estado de espírito do autor ainda mesmo no período de desenvolvimento.
Prática que automatiza os processos de integração, análise e implantação de software, aumentando a produtividade dos desenvolvedores.