As tentativas de desligar a internet

Tentativas de desligar a internet tem sido cada vez mais frequentes. Alguns países optam por filtrar conteúdo ao invés de bloquear como a Rússia.

Categoria de Artigos

Postado em 05 outubro 2023

Atualizado em 05 outubro 2023

Palavras-chave: bloqueio,internet,russia,china,egito,primavera.arabe,censura,desligamento

Visualizações: 603



Recentemente, muitas entidades públicas tem mostrado uma posição contrária a liberdade total da internet. De certo modo, muita informação na internet já é filtrada nos grandes sistemas de buscas. Os sites que podem ser encontrados a partir de algum sistema de busca representa apenas uma pequena porcentagem do que realmente existe na internet. A internet profunda é a camada obscura da rede mundial de computadores e abriga sites que não podem ser acessados nos sistemas de busca ordinários, mas podem ser acessados diretamente.

O acesso à sites pode ser limitado de várias formas, algumas delas são:

  • Bloqueio do acesso em uma determinada área como cidade ou país
  • Finalizar o fornecimento do site

O bloqueio de um determinado site em uma determinada área não é uma tarefa fácil e na maioria das vezes é realizado nos provedores de internet (ISP). Em alguns países, o protocolo de DNS é envenenado com informações ilegítimas, recusando a solicitação de acesso ou redirecionando o usuário para outro site. Problemas de DNS podem ser evitados digitando o endereço IP diretamente no navegador do usuário. Porém, o endereço IP também pode ser bloqueado facilmente nos servidores dos provedores de serviço de internet. O uso de VPNs para mascarar o endereço IP original de um site é um método útil em países que restrigem sites com base no endereço IP.

Finalizar o fornecimento de site através de meios jurídicos também é um método disponível em países como a Índia. Porém, quando um site está fora do escopo de poder do governo de um país, ataques de DDoS também podem ser úteis para derrubar sites, como foi realizado com o grande canhão chinês.

Em alguns países, a filtragem de informação é fortemente influenciada pelo governo. A China é um grande exemplo de país que controla a internet. O grande firewall chinês é responsável por filtrar informação que pode ser visualizada dentro do país, com excessão de regiões como Hong Kong, Macao e Taiwan. Porém, em alguns países, o controle da internet vai mais além, desligando e tornando inacessível a internet. Kashmir, é uma região da Índia que ficou mais do que um ano sem acesso à internet.

O que significa desligar a internet?

Não é possível desligar toda a internet do mundo através de uma entidade centralizada. Desligar a internet do mundo seria como parar todos os rios que existem no mundo. O desligamento da internet em uma pequena área é possível dependendo da tecnologia da área, porém quanto maior a área de desligamento, mais difícil se torna essa tarefa.

O desligamento da internet em um país é algo impossível de ser realizado pelo fato de que hoje também existem outras opções de comunicação entre computadores como a telemática. A telemática usa tecnologias como satélite e antenas de transmissão para transportar informação sem o uso de meios físicos de transferência. Por isso, mesmo desligando a internet, os usuários ainda podem encontrar outras opções para se conectar com a internet.

Mesmo assim, alguns países já tentaram desligar a internet. Como foi o caso do Egito em 2011.

é possível desligar a internet

Desligamento da internet no Egito em 2011

O desligamento dos meios de transmissão no Egito ocorreu na primavera árabe que foi uma gigante manifestação antigovernamental que iniciou-se em 2010. A REST OF WORLD explica nessa postagem como foi feito o desligamento da internet que foi iniciado no dia 25 de janeiro de 2011. As primeiras tentativas de desligar a internet não deram certo, apenas 3 dias depois, dia 28 de janeiro de 2011 é que a transmissão da internet foi desligada. O desligamento durou por 5 dias, durando até o dia 2 de fevereiro.

O desligamento da internet foi feito através dos provedores de serviço de internet (ISP) e das operadoras de telefonia móvel. Obviamente, esse corte de internet não afetou apenas os manifestantes, prejudicando entidades importantes como bancos e empresas. Devido a ausência da internet, transações foram impossibilitadas. Muitas empresas também não conseguiam mais se comunicar com os clientes no exterior. Segundo a OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o prejuízo foi de aproximadamente 18 milhões de dólares.

Entretanto, o resultado não foi como esperado. Muitas pessoas encontraram outras opções de conexão como satélite ou internet de grandes empresas privadas. Enfim, o desligamento da internet no Egito não teve muito sucesso.

A prática de desligar a internet não é algo novo e já é aplicado em alguns locais. Kashmir é um local que já teve a internet desligada dezenas de vezes.

Por quê desligar a internet de um país?

A possibilidade de desligar a internet depende das leis e da independência de cada entidade de comunicação. Nos Estados Unidos, desligar a internet é uma tarefa praticamente impossível pelo fato de ter cerca de 1400 ISPs (Provedor de serviço de internet) e grande parte da estrutura de comunicação nas mãos dos cidadãos, como empresas privadas. Além disso, a constituição dos Estados Unidos é fortemente favorável a liberdade de expressão, dificultando meios legais de desligar a internet por questões políticas. Por outro lado, países como o Myanmar possuem apenas 4 ISPs, sendo que metade dos provedores tem forte ligação com o governo, o quê acaba facilitando a tentativa de desligar a internet.

O desligamento da internet em um país ou região traz grandes prejuízos. Por essa razão, desligar a internet é o último método que um governo irá querer tomar. Os grandes motivos para desligar a internet são questões políticas como confusão política, eleições e manifestações. Mesmo assim, a prática de cortar a internet tem sido um método cada vez mais utilizado em alguns países.

A regulação da internet em alguns países

Desligar a internet traz grandes prejuízos como aconteceu com o Egito na primavera árabe. Invés disso países como China e Rússia optaram por filtrar informação invés de desligar a internet. A China é famosa por regular a internet usando o grande firewall que é capaz de bloquear conteúdo indesejável dentro do território Chinês. A Rússia também tem adotado técnicas parecidas, porém, ao invés de desenvolver um sistema regulatório automatizado como a China, a Rússia optou por utilizar a tecnologia de DPI (Inspeção profunda de pacotes). O DPI filtra pacotes contendo conteúdo que o governo não permite.

Originalmente, a tecnologia de DPI é usada para detectar irregularidades na comunicação de computadores como espionagem ou adulteração de dados. Porém, a Rússia tem usado essa tecnologia por motivos políticos. Em 2019, o governo russo tornou obrigatório para os ISPs dentro do território russo a adoção de um DPI de autoria do governo com o intuito de “combater as ameaças da internet”, o TSPU. O TSPU exige que o uso de uma DPI do governo seja realizada em conjunto com um DPI de autoria do provedor de serviço de internet. Em resumo, cada ISP dentro da Rússia deve adotar o DPI do governo para regular conteúdo considerado restrito. Com isso, em março no ano de 2023, plataformas como Twitter, Facebook e Instagram foram bloqueados no país.

O que podemos aprender com esse artigo?

Desativar a internet em um país pode ser uma tarefa difícil em alguns países, mas não tanto em outros. Invés de desligar a internet, muitas países optam por filtrar informações baseando-se no conteúdo. Quando os provedores de serviço de internet de um país são fortemente ligados ao governo, mais fácil é regulamentar a internet de um país. Para evitar esse tipo de problema é importante que as entidades de comunicação sejam independentes.

Projetos práticos

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Veja também

Os três pilares de segurança da informação são o requerimento mínimo para um serviço seguro

A quantidade de programadores só tende a aumentar com o tempo. Porém, muitos programadores ainda não conhecem os três pilares de segurança da informação.

O usuário malicioso joga a isca e espera a vítima pacientemente

Phishing tem esse nome pois a vítima se torna só mais um peixe na rede. Ter conhecimento de phishing é o melhor jeito de evitar ser um desses peixes

VPN Rede virtual privada

A VPN permite a transferência de dados de modo privado e seguro em uma rede pública sem a utilização de infraestrutura adicional.

5G (Quinta geração)

Alterna as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos, podendo atuar efetivamente em diversos ambientes.

LPWA Low Power Wide Area

LPWA é a abreviação de Low Power Wide Area. LPWA é um modo de comunicação wireless entre dispositivos. É principalmente utilizado em dispositivos IoT.

Pacote de dados

Unidades contendo informação de um arquivo que é enviado de um nó para o outro através da internet. Quando juntadas formam um arquivo.