Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 12 abril 2022
Atualizado em 22 julho 2022
Visualizações: 779
Apesar da internet estar presente no nosso cotidiano, muita gente não sabe como de fato ela funciona. De forma geral, a internet utiliza dois protocolos para a comunicação de dados entre dispositivos conectados à internet, são esses TCP e UDP.
Ao baixar arquivos através da internet, a porcentagem de download aumenta aos poucos, conforme os dados vão chegando ao seu destino. Esses dados são chamados de pacote de dados.
Pacote de dados é uma expressão utilizada para descrever fragmentos de dados. Para arquivos serem transferidos através da internet, estes arquivos precisam ser fragmentados em vários pedaços.
Um único pacote de dados é inútil, uma vez que não sabemos como concluir esse arquivo que foi fragmentado.
Quando uma pessoa manda um vídeo para outra pessoa, esse vídeo é separado em vários pedaços. Cada pedaço desse contém uma quantidade de dados, que são enviados até o seu destino.
Um pedaço desse, equivale a um pacote de dados. Isso vale para qualquer tipo de informação que trafega pela internet, como:
No mundo da internet, qualquer tipo de dado a ser enviado é desintegrado. Todos esses pedaços irão se reunir novamente no seu destino de entrega.
Cada pacote irá escolher o caminho mais viável até o seu destinatário. Ou seja, nem sempre o caminho mais direto é o escolhido. Isso acontece porque muita coisa pode acontecer durante o trajeto, como caminhos congestionados ou caminhos que foram desconectados.
Ter várias opções de caminhos para o enviar e receber dados, traz grandes benefícios em relação a confiabilidade, pois os pacotes podem continuar a seguir seu caminho sem serem interrompidos.
Uma vez que todos os pacotes de dados chegam ao seu destino o arquivo é remontado, sendo possível receber esse arquivo.
Algo bastante comum que muita gente já experienciou na hora de baixar um arquivo, é o corrompimento do mesmo. Isso acontece porque alguns pacotes de dados não conseguiram chegar ao seu destino. Se o arquivo não estiver inteiro, ele torna-se um arquivo corrompido. Mas casos como esses tem diminuído bastante com os avanços da internet.
O pacote de dados pode se deslocar quase na velocidade da luz e pode chegar em quase qualquer lugar do mundo. Isso é possível porque temos cabos submarinos que conectam um país ao outro.
O que torna possível um pacote de dados chegar ao seu destino é o IP do destinatário.
Todo computador conectado na internet possui um IP único. O IP é o endereço do computador na internet.
Um bom exemplo desse sistema são os correios. Em uma carta escrevemos o endereço de origem e o endereço do destinatário.
Na internet funciona do mesmo jeito. Cada pacote de dados possui o IP de origem e o IP do destinatário.
O pacote de dados é uma pequena parte de um arquivo dividido em várias pequenas partes. Esses pacotes de dados são transferidos através da internet. O trajeto desses pacotes variam de acordo com as circunstâncias ao longo do caminho.
Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa
Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...
O envenenamento de cache DNS é a injeção de endereços IP de um site falso no cache de um servidor DNS local, com o objetivo de pharming.
Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.
Ao todo, temos três protocolos que usados para o envio e o recebimento de e-mails. Esses protocolos são SMTP, POP3 e IMAP.
Fornece conexão com a rede para dispositivos móveis mesmo quando estes se encontram em deslocamento. Utiliza o protocolo LTE para a transferência de dados.