Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 19 maio 2022
Atualizado em 25 julho 2022
Palavras-chave: malware,virus,vulnerabilidade,dos,ddos,negacao,negação,serviço,denial,distributed,distribuído,distribuido
Visualizações: 903
Existem várias formas de prejudicar um aplicativo ou serviço na internet se aproveitando de suas vulnerabilidades.
Porém, mesmo aplicativos que não possuem vulnerabilidades podem ser alvos de ataques indiretamente. Aplicativos que dependem de um servidor, podem ficar indisponíveis caso o servidor esteja muito ocupado respondendo outras solicitações.
Mesmo não sendo alvo de ataques, serviços podem sair do ar devido ao grande tráfico de usuários acessando esse serviço ao mesmo tempo. Isso pode acontecer por falha técnica ou vulnerabilidade. Quando algum usuário malicioso se aproveita dessa vulnerabilidade, temos um ataque de DoS.
DoS é a abreviação de “Denial of Service”. Em português, “negação de serviço”.
DoS é um ataque que parti apenas de um máquina. O agressor se aproveita de uma vulnerabilidade de algum serviço ou aplicativo, concentrando vários ataques nessa porção vulnerável.
Uma vulnerabilidade pode ser considerada alguma página que utiliza muita memória para ser carregada. Enviar múltiplas solicitações nessa página ao mesmo tempo, pode ultrapassar o uso de memória suportado, resultando na indisponibilidade desse serviço.
Esse tipo de vulnerabilidade é considerada uma falha técnica, resultada por falta de atenção na questão de disponibilidade.
Porém, mesmo não possuindo brechas para um ataque, um serviço pode sofrer um ataque de sobrecarregamento, resultando em sua indisponibilidade. Esse ataque é o famoso DDoS.
Abreviação para “Distributed Denial of Service”.
O DDoS aplica um imenso número de solicitações ao mesmo tempo em um serviço ou aplicativo. Porém, ao invés de usar uma mesma máquina para fazer seus ataques, o DDoS utiliza múltiplas máquinas.
O agressor recruta vários computadores zumbis para seu exército. Um computador zumbi é um computador infectado por algum malware como o RAT, no qual permite acesso remoto ao computador da vítima.
Para ser recrutado em uma rede zumbis, não é necessário ser um computador, dispositivos IoT também podem ser recrutados e participar de um ataque DDoS.
Botnet é uma expressão utilizada para descrever uma rede zumbi. Uma rede zumbi é um conjunto de vários dispositivos conectados à internet, infectados por um malware de acesso remoto.
Um dispositivo zumbi pode ser utilizado de várias formas:
O recrutamento desses dispositivos acontece sem o conhecimento do dono. A contaminação pode acontecer por um cavalo de tróia ou por drive-by download.
O DoS pode ser evitado limitando acesso ao agressor, pois a origem dessas solicitações partem apenas de uma máquina.
Porém, quando o ataque parte de múltiplas máquinas é difícil distinguir essas máquinas e realizar um bloqueio. Se o agressor escolher um horário de grande tráfico, esse reconhecimento pode se tornar mais complicado ainda.
Os ataques DoS e DDoS tem como objetivo tornar indisponível um serviço, seja por razões políticas ou descontentamento em relação à esse serviço.
Por exemplo, atacar o servidor de algum jogo e tirá-lo do ar por 10 minutos é uma forma de prejudicar essa empresa desenvolvedora. Jogadores não poderão jogar por 10 minutos e irão questionar a segurança desse jogo. Nesse caso, ter um servidor reserva pode evitar esse tipo de problema.
O DoS e DDoS só tem como objetivo tirar algum serviço do ar. Portanto, roubo de dados ou contaminação de vírus não acontecerá.
O DoS é um ataque de negação de serviço partindo apenas de uma máquina.
O DDoS também é um ataque de negação de serviço, porém parti de múltiplas máquinas, controladas por com algum malware como o RAT.
Ambos ataques tem como objetivo tirar algum serviço do ar. Portanto, roubo de dados ou contaminação de vírus não acontecem.
Projetos práticos
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.
Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa
Data Science ou ciência de dados, é uma área de computação que se concentra em extrair informações valiosas de grandes quantidades de dados.
Fornece conexão com a rede para dispositivos móveis mesmo quando estes se encontram em deslocamento. Utiliza o protocolo LTE para a transferência de dados.
TI invisível é o uso de tecnologias de software ou hardware não autorizadas pela empresa para o aumento da produtividade no trabalho.
Um banco de dados é um conjunto de tabelas com dados armazenados de uma forma estruturada, possibilitando a gestão de dados de uma forma organizada.