Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 21 junho 2022
Atualizado em 21 junho 2022
Visualizações: 700
O corpo humano é um sistema composto por um conjunto de órgãos que possibilita um indivíduo a realizar atividades como comer, dormir e estudar.
Porém, existe um órgão que é considerado muito mais importante do que qualquer outro órgão no corpo humano, o cérebro.
O cérebro gerencia todas as nossas atividades conscientemente e inconscientemente. Exemplos de tarefas inconscientes são respiração, pulsação e queima calórica.
Assim como o corpo humano, o computador também é um sistema formado por vários componentes. Esses componentes estão conectados entre si e são gerenciados por um único componente, o CPU.
CPU é a sigla para unidade central de processamento, também podendo ser alternado por expressões como processador.
Fixado na placa mãe por um soquete, o CPU possui milhares de transistores. Esses transistores são uma espécie de switch que liga e desliga, podendo manipular os impulsos elétricos, representando um valor binário.
O CPU é responsável por gerenciar as instruções (também chamado de comandos) executadas pelo usuário por periféricos de entrada como teclado, mouse, microfone, câmera e escaneador. Além das instruções executadas pelo usuário, também gerencia instruções de softwares, necessários para o funcionamento do computador.
O CPU pode ser dividido em duas unidades, o ALU e o CU.
A unidade de controle serve como intermediário entre a memória e outro dispositivo, realizando o gerenciamento de instruções.
Essa unidade busca instruções armazenadas na memória que serão executadas. Após concluir a busca irá decodificar este comando para a execução.
A unidade lógica e aritmética é responsável por fazer cálculos e enviar esses resultados para a memória.
Ao analisarmos o ciclo do CPU, podemos entender como este dispositivo funciona e como ele controla os demais dispositivos.
Dentro da unidade de processamento central, temos a ALU e a CU embutidos.
A imagem acima é um exemplo. Nem sempre os dados irão passar do CU para o ALU.
Na memória, instruções serão endereçadas como uma espécie de lista.
Endereço | Instrução |
---|---|
0001 | Clicou com o mouse |
0002 | Apertou tecla “a” |
0003 | … |
A CU irá obter um endereço da instrução acima, armazenando até a sua execução no contador de programa.
O contador de programa é um registro que mantém o endereço da instrução sendo executada ou da próxima instrução a ser executada.
Seguindo em diante, a instrução irá ser decodificada (interpretada). Uma vez que essa instrução é decodificada, a CU irá calcular o endereço dos operandos, indo buscar as informações necessárias para executar a operação.
Na informática, operandos são os valores (argumentos) utilizados nas “fórmulas” do CPU para obter o resultado necessário para a execução da operação.
O ciclo acima é apenas uma amostra. Dependendo do CPU, esse ciclo pode variar.
O CPU é o cérebro do computador, responsável por tarefas como gerenciar instruções de dispositivos de entrada e fazer cálculos.
Composto por milhares de transistores, o CPU é considerado o principal hardware de um computador, recebendo o nome de unidade de processamento central.
Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa
Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...
A programação orientada a objetos possui um contexto bastante semelhante com a vida real, facilitando a sua implementação e interpretação.
A análise SWOT é um método estratégico de fácil utilidade usado para avaliar desde uma simples pessoa até uma grande empresa.
Alterna as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos, podendo atuar efetivamente em diversos ambientes.
O algoritmo é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.