Autenticação Biométrica

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.

Categoria de Tecnologia

Postado em 04 junho 2022

Atualizado em 04 junho 2022

Palavras-chave: authentication,autenticação,autenticacao,biometria,digital,biometrico,biometric,biométrico,tecnologia,technology,security

Visualizações: 1412



A maioria de sistemas depende da autenticação de usuários. Uma vez que um usuário autenticado entra no sistema é possível monitorar, rastrear e controlar seu acesso, tornando o gerenciamento de usuários muito mais conveniente.

O padrão de autenticação de usuários sempre foi a senha.

A autenticação com senha sempre foi muito vantajosa para desenvolvedores de sistemas por ter uma implementação mais facilitada. Alguns anos atrás, para o usuário recuperar uma senha esquecida ele precisava responder às perguntas que só ele sabia, como:

  • Nome do cachorro
  • Nome da escola primária
  • Melhor amigo de infância

Porém, essa técnica não funcionava quando a resposta era um pouco diferente do que a gravada no banco de dados do sistema. Além disso, com engenharia social é possível obter essas informações do usuário, facilitando a invasão de contas.

Com o avanço da tecnologia, os padrões de autenticação também evoluíram, trazendo mais segurança e conveniência aos usuários. Isso se deve ao fato da ascensão da autenticação biométrica.

O que é a autenticação biométrica?

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.

Autenticação biométrica é junção de duas expressões, “autenticação” e “biometria”.

Autenticação

Uso de algum meio para validar se um indivíduo é ou não a pessoa que cujo indivíduo diz ser.

Biometria

A biometria é a análise de características e comportamentos de seres vivos, com o intuito de identificar as particularidades de cada indivíduo.

Utilização da autenticação biométrica

A autenticação biométrica já é bastante utilizada no dia a dia, principalmente no nosso smartphone.

autenticação biométrica

Aparelhos como smartphones utilizavam senhas como autenticação há alguns anos, porém hoje já temos diversas autenticações biométricas implementadas nesses dispositivos, como:

  • Reconhecimento de face
  • Impressão digital
  • Reconhecimento de voz

Reconhecimento biométrico não se limita apenas para realização de autenticações. Seu uso pode variar para múltiplas tarefas, como:

  • Reconhecimento facial para melhorar o foco no rosto dos indivíduos em uma foto
  • Reconhecimento facial para identificar cada indivíduo em uma foto
  • Reconhecimento de voz para poder se comunicar com inteligência artificial

Assim como a biometria digital, a inteligência artificial também tem progredido bastante. A integração dessas duas técnicas já são utilizadas pelo nosso smartphone, trazendo uma imensidade de conveniências.

Podemos concluir que combinar a biometria com outras técnicas trazem grandes vantagens para o usuário. Isso prova que a biometria digital só tende a crescer.

Vantagens da autenticação biométrica

A implementação da autenticação biométrica traz principalmente segurança e conveniência ao usuário.

Segurança

A tecnologia mais recente da biometria digital traz disponibilidade, confidencialidade e integridade.

A primeira grande vantagem é a eliminação de senhas. Isso se deve ao fato de que senhas podem ser roubadas ou adivinhadas. Uma vez que um usuário malicioso obtém a senha da vítima, esse mesmo pode invadir essa conta facilmente.

A facilidade de desbloquear um dispositivo usando autenticação biométrica com o polegar melhora muito a disponibilidade dessa tecnologia, pois um indivíduo pode realizar reconhecimento facial mesmo usando óculos, máscara ou chapéu.

Devido à cada indivíduo ter uma biometria única, é extremamente difícil burlar a autenticação biométrica de um sistema. Mesmo quando o usuário malicioso tenta usar fotos ou impressões falsas da vítima, dificilmente ele será autenticado, trazendo alta confidencialidade.

A biometria do usuário será criptografado com uma chave simétrica, como a AES. Isso dificultará a adulteração de dados e aumentará a integridade.

Conveniência

A autenticação biométrica traz inúmeras vantagens ao usuário além de segurança, principalmente em questão de conveniência.

A substituição de senhas por biometria elimina a necessidade de gerenciar inúmeras senhas de contas de outros serviços. Além disso, problemas como esquecimento de senhas também será resolvido, tornando a experiência mais conveniente para o usuário e o desenvolvimento menos desgastante ao desenvolver que não precisará adicionar processos como “Esqueci a minha senha”.

Desvantagens da autenticação biométrica

Muitos usuários já devem ter tido a experiência de autenticação de impressão digital em um dia de chuva. Para o sistema verificar a biometria do usuário com exatidão, o dispositivo precisa de requerimentos específicos. Caso esses requerimentos não sejam feitos a autenticação biométrica pode falhar.

Impressão digital

Não interage corretamente em dias de chuva, devido à presença de água entre o dedo do usuário e a tela do smartphone.

Reconhecimento facial

Pode ter falhas de autenticação caso o usuário esteja utilizando máscara ou tampando grande parte do rosto.

Reconhecimento de voz

O reconhecimento de voz pode ser afetado caso o usuário esteja gripado, não funcionando direito.

Conclusão

A autenticação biométrica é o uso de características únicas de um indivíduo para verificar se a sua identidade é legítima.

O uso da biometria em autenticações traz imensa conveniência e segurança ao usuário. Entretanto, em algumas circunstâncias como dias chuvosos, pode ter sua funcionalidade um pouco comprometida.

O uso da biometria digital já é utilizada hoje nos nossos smartphones, câmeras e em carros mais avançados. A tendência do aumento da utilização de biometria no futuro só cresce, principalmente pela sua alta integrabilidade.

Projetos práticos

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Veja também

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

A subclasse não deve estender a superclasse que não representa consistência em relação as suas características

No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...

OSS Software de código aberto

O código aberto é disponível para a visualização, modificação e utilização, podendo ser utilizado por terceiros para fins comerciais.

Digitalização

A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.

Link dedicado

Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.

Algoritmo de chave assimétrica

O algoritmo de chave assimétrica, ou algoritmo de chave pública, utiliza uma chave pública para encriptação e uma chave privada para a desencriptação.