Autenticação Biométrica

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.

Categoria de Tecnologia

Postado em 04 junho 2022

Atualizado em 04 junho 2022

Palavras-chave: authentication,autenticação,autenticacao,biometria,digital,biometrico,biometric,biométrico,tecnologia,technology,security

Visualizações: 1468



A maioria de sistemas depende da autenticação de usuários. Uma vez que um usuário autenticado entra no sistema é possível monitorar, rastrear e controlar seu acesso, tornando o gerenciamento de usuários muito mais conveniente.

O padrão de autenticação de usuários sempre foi a senha.

A autenticação com senha sempre foi muito vantajosa para desenvolvedores de sistemas por ter uma implementação mais facilitada. Alguns anos atrás, para o usuário recuperar uma senha esquecida ele precisava responder às perguntas que só ele sabia, como:

  • Nome do cachorro
  • Nome da escola primária
  • Melhor amigo de infância

Porém, essa técnica não funcionava quando a resposta era um pouco diferente do que a gravada no banco de dados do sistema. Além disso, com engenharia social é possível obter essas informações do usuário, facilitando a invasão de contas.

Com o avanço da tecnologia, os padrões de autenticação também evoluíram, trazendo mais segurança e conveniência aos usuários. Isso se deve ao fato da ascensão da autenticação biométrica.

O que é a autenticação biométrica?

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.

Autenticação biométrica é junção de duas expressões, “autenticação” e “biometria”.

Autenticação

Uso de algum meio para validar se um indivíduo é ou não a pessoa que cujo indivíduo diz ser.

Biometria

A biometria é a análise de características e comportamentos de seres vivos, com o intuito de identificar as particularidades de cada indivíduo.

Utilização da autenticação biométrica

A autenticação biométrica já é bastante utilizada no dia a dia, principalmente no nosso smartphone.

autenticação biométrica

Aparelhos como smartphones utilizavam senhas como autenticação há alguns anos, porém hoje já temos diversas autenticações biométricas implementadas nesses dispositivos, como:

  • Reconhecimento de face
  • Impressão digital
  • Reconhecimento de voz

Reconhecimento biométrico não se limita apenas para realização de autenticações. Seu uso pode variar para múltiplas tarefas, como:

  • Reconhecimento facial para melhorar o foco no rosto dos indivíduos em uma foto
  • Reconhecimento facial para identificar cada indivíduo em uma foto
  • Reconhecimento de voz para poder se comunicar com inteligência artificial

Assim como a biometria digital, a inteligência artificial também tem progredido bastante. A integração dessas duas técnicas já são utilizadas pelo nosso smartphone, trazendo uma imensidade de conveniências.

Podemos concluir que combinar a biometria com outras técnicas trazem grandes vantagens para o usuário. Isso prova que a biometria digital só tende a crescer.

Vantagens da autenticação biométrica

A implementação da autenticação biométrica traz principalmente segurança e conveniência ao usuário.

Segurança

A tecnologia mais recente da biometria digital traz disponibilidade, confidencialidade e integridade.

A primeira grande vantagem é a eliminação de senhas. Isso se deve ao fato de que senhas podem ser roubadas ou adivinhadas. Uma vez que um usuário malicioso obtém a senha da vítima, esse mesmo pode invadir essa conta facilmente.

A facilidade de desbloquear um dispositivo usando autenticação biométrica com o polegar melhora muito a disponibilidade dessa tecnologia, pois um indivíduo pode realizar reconhecimento facial mesmo usando óculos, máscara ou chapéu.

Devido à cada indivíduo ter uma biometria única, é extremamente difícil burlar a autenticação biométrica de um sistema. Mesmo quando o usuário malicioso tenta usar fotos ou impressões falsas da vítima, dificilmente ele será autenticado, trazendo alta confidencialidade.

A biometria do usuário será criptografado com uma chave simétrica, como a AES. Isso dificultará a adulteração de dados e aumentará a integridade.

Conveniência

A autenticação biométrica traz inúmeras vantagens ao usuário além de segurança, principalmente em questão de conveniência.

A substituição de senhas por biometria elimina a necessidade de gerenciar inúmeras senhas de contas de outros serviços. Além disso, problemas como esquecimento de senhas também será resolvido, tornando a experiência mais conveniente para o usuário e o desenvolvimento menos desgastante ao desenvolver que não precisará adicionar processos como “Esqueci a minha senha”.

Desvantagens da autenticação biométrica

Muitos usuários já devem ter tido a experiência de autenticação de impressão digital em um dia de chuva. Para o sistema verificar a biometria do usuário com exatidão, o dispositivo precisa de requerimentos específicos. Caso esses requerimentos não sejam feitos a autenticação biométrica pode falhar.

Impressão digital

Não interage corretamente em dias de chuva, devido à presença de água entre o dedo do usuário e a tela do smartphone.

Reconhecimento facial

Pode ter falhas de autenticação caso o usuário esteja utilizando máscara ou tampando grande parte do rosto.

Reconhecimento de voz

O reconhecimento de voz pode ser afetado caso o usuário esteja gripado, não funcionando direito.

Conclusão

A autenticação biométrica é o uso de características únicas de um indivíduo para verificar se a sua identidade é legítima.

O uso da biometria em autenticações traz imensa conveniência e segurança ao usuário. Entretanto, em algumas circunstâncias como dias chuvosos, pode ter sua funcionalidade um pouco comprometida.

O uso da biometria digital já é utilizada hoje nos nossos smartphones, câmeras e em carros mais avançados. A tendência do aumento da utilização de biometria no futuro só cresce, principalmente pela sua alta integrabilidade.

Projetos práticos

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Veja também

O DNS torna a interface do navegador mais amigável aos usuários

Antes de podermos visualizar o site, o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador passa por várias etapas, para só então podermos visualizar o site pela primeira vez...

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

Servidor

O servidor é um computador responsável por disponibilizar serviços aos clientes dentro de uma rede interna ou para a internet toda

Digitalização

A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.

Ataque cibernético direcionado

O ataque cibernético direcionado é um ataque virtual com um alvo definido. O alvo pode ser um usuário individual, empresa, constituição ou governo.

Computação forense

Ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital.