Autenticação Biométrica

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.

Categoria de Tecnologia

Postado em 04 junho 2022

Atualizado em 04 junho 2022

Palavras-chave: authentication,autenticação,autenticacao,biometria,digital,biometrico,biometric,biométrico,tecnologia,technology,security

Visualizações: 1718



A maioria de sistemas depende da autenticação de usuários. Uma vez que um usuário autenticado entra no sistema é possível monitorar, rastrear e controlar seu acesso, tornando o gerenciamento de usuários muito mais conveniente.

O padrão de autenticação de usuários sempre foi a senha.

A autenticação com senha sempre foi muito vantajosa para desenvolvedores de sistemas por ter uma implementação mais facilitada. Alguns anos atrás, para o usuário recuperar uma senha esquecida ele precisava responder às perguntas que só ele sabia, como:

  • Nome do cachorro
  • Nome da escola primária
  • Melhor amigo de infância

Porém, essa técnica não funcionava quando a resposta era um pouco diferente do que a gravada no banco de dados do sistema. Além disso, com engenharia social é possível obter essas informações do usuário, facilitando a invasão de contas.

Com o avanço da tecnologia, os padrões de autenticação também evoluíram, trazendo mais segurança e conveniência aos usuários. Isso se deve ao fato da ascensão da autenticação biométrica.

O que é a autenticação biométrica?

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.

Autenticação biométrica é junção de duas expressões, “autenticação” e “biometria”.

Autenticação

Uso de algum meio para validar se um indivíduo é ou não a pessoa que cujo indivíduo diz ser.

Biometria

A biometria é a análise de características e comportamentos de seres vivos, com o intuito de identificar as particularidades de cada indivíduo.

Utilização da autenticação biométrica

A autenticação biométrica já é bastante utilizada no dia a dia, principalmente no nosso smartphone.

autenticação biométrica

Aparelhos como smartphones utilizavam senhas como autenticação há alguns anos, porém hoje já temos diversas autenticações biométricas implementadas nesses dispositivos, como:

  • Reconhecimento de face
  • Impressão digital
  • Reconhecimento de voz

Reconhecimento biométrico não se limita apenas para realização de autenticações. Seu uso pode variar para múltiplas tarefas, como:

  • Reconhecimento facial para melhorar o foco no rosto dos indivíduos em uma foto
  • Reconhecimento facial para identificar cada indivíduo em uma foto
  • Reconhecimento de voz para poder se comunicar com inteligência artificial

Assim como a biometria digital, a inteligência artificial também tem progredido bastante. A integração dessas duas técnicas já são utilizadas pelo nosso smartphone, trazendo uma imensidade de conveniências.

Podemos concluir que combinar a biometria com outras técnicas trazem grandes vantagens para o usuário. Isso prova que a biometria digital só tende a crescer.

Vantagens da autenticação biométrica

A implementação da autenticação biométrica traz principalmente segurança e conveniência ao usuário.

Segurança

A tecnologia mais recente da biometria digital traz disponibilidade, confidencialidade e integridade.

A primeira grande vantagem é a eliminação de senhas. Isso se deve ao fato de que senhas podem ser roubadas ou adivinhadas. Uma vez que um usuário malicioso obtém a senha da vítima, esse mesmo pode invadir essa conta facilmente.

A facilidade de desbloquear um dispositivo usando autenticação biométrica com o polegar melhora muito a disponibilidade dessa tecnologia, pois um indivíduo pode realizar reconhecimento facial mesmo usando óculos, máscara ou chapéu.

Devido à cada indivíduo ter uma biometria única, é extremamente difícil burlar a autenticação biométrica de um sistema. Mesmo quando o usuário malicioso tenta usar fotos ou impressões falsas da vítima, dificilmente ele será autenticado, trazendo alta confidencialidade.

A biometria do usuário será criptografado com uma chave simétrica, como a AES. Isso dificultará a adulteração de dados e aumentará a integridade.

Conveniência

A autenticação biométrica traz inúmeras vantagens ao usuário além de segurança, principalmente em questão de conveniência.

A substituição de senhas por biometria elimina a necessidade de gerenciar inúmeras senhas de contas de outros serviços. Além disso, problemas como esquecimento de senhas também será resolvido, tornando a experiência mais conveniente para o usuário e o desenvolvimento menos desgastante ao desenvolver que não precisará adicionar processos como “Esqueci a minha senha”.

Desvantagens da autenticação biométrica

Muitos usuários já devem ter tido a experiência de autenticação de impressão digital em um dia de chuva. Para o sistema verificar a biometria do usuário com exatidão, o dispositivo precisa de requerimentos específicos. Caso esses requerimentos não sejam feitos a autenticação biométrica pode falhar.

Impressão digital

Não interage corretamente em dias de chuva, devido à presença de água entre o dedo do usuário e a tela do smartphone.

Reconhecimento facial

Pode ter falhas de autenticação caso o usuário esteja utilizando máscara ou tampando grande parte do rosto.

Reconhecimento de voz

O reconhecimento de voz pode ser afetado caso o usuário esteja gripado, não funcionando direito.

Conclusão

A autenticação biométrica é o uso de características únicas de um indivíduo para verificar se a sua identidade é legítima.

O uso da biometria em autenticações traz imensa conveniência e segurança ao usuário. Entretanto, em algumas circunstâncias como dias chuvosos, pode ter sua funcionalidade um pouco comprometida.

O uso da biometria digital já é utilizada hoje nos nossos smartphones, câmeras e em carros mais avançados. A tendência do aumento da utilização de biometria no futuro só cresce, principalmente pela sua alta integrabilidade.

Projetos práticos

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Veja também

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

Nunca se sabe quando tem alguém nos espionando no nosso computador

Um computador conectado à internet está exposto a diversos perigos. O spyware é um deles e é esse malware responsável por roubar contas de redes sociais.

Telemática

Utiliza tecnologias de informática e telecomunicação para efetuar transferência de dados entre dispositivos por longas distâncias.

Algoritmo

O algoritmo é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.

Linguagem de programação

A linguagem de programação é um conjunto de instruções que possuem um padrão de escritas, sendo um intermediário entre o programador humano e a máquina.

5G (Quinta geração)

Alterna as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos, podendo atuar efetivamente em diversos ambientes.