Criptomoeda

Pode ser usado como dinheiro para transações, mas diferente de uma moeda emitida pelo governo de um país, não possui um orgão emissor central.

Categoria de Tecnologia

Postado em 07 abril 2022

Atualizado em 31 março 2023

Palavras-chave: cryptocurrency,criptomoeda,dinheiro,virtual,digital,machine,blockchain

Visualizações: 1579



Fintech é um termo amplo utilizado para descrever tecnologias que combinam informática e finança. No contexto de fintech, o financiamento é todo processo relacionado com dinheiro, seja para ver o saldo atual de uma conta até fazer compras através da internet.

Aplicativos de transação não precisam necessariamente utilizar uma moeda física como base, basta criar um novo tipo de moeda, sem a necessidade de imprimir dinheiro em espécie. Esse tipo de moeda que não existe no mundo físico é chamada de criptomoeda.

O que é criptomoeda?

A criptomoeda é uma moeda virtual sem forma física. Em outras palavras, a criptomoeda é em essência, apenas informação. Hoje, criptomoedas como bitcoin e ethereum são as mais utilizadas. O valor de uma criptomoeda é determinado pela oferta e demanda no mercado. Quanto mais pessoas querendo comprar e vender, mais valor ela terá.

A segurança da criptomoeda é garantida por tecnologias de criptografia e blockchain. O blockchain é o histórico de todas as transações até o momento. O blockchain é público, podendo ser acessado por qualquer usuário que desejar acessá-lo. Além disso, basicamente, a criptomoeda é descentralizada, não sendo controlada e nem emitida por governos ou bancos centrais, podendo ser uma boa alternativa para substituir a moeda fiduciária quando necessário.

A criptomoeda utiliza a tecnologia P2P (Peer-to-peer), não necessitando de um servidor central para que a moeda continue funcionando. Cada dispositivo terá uma cópia idêntica do blockchain da criptomoeda, prevenindo que individuais alterem o conteúdo escrito no histórico de transações, evitando fraudes e irregularidades.

Tanto transações nacionais quanto internacionais podem ser realizados com uma criptomoeda, desde que o destinatário não seja uma pessoa jurídica cobrando taxas. Criptomoedas também podem ser convertidas para dinheiro fiduciário, porém em alguns locais pode ter pouca liquidez. Alguns países proibiram o seu uso, pois a criptomoeda opera de forma independente do estado. Por isso, as criptomoedas podem sofrer burocratizações e sobretaxa em alguns países que permitem o seu uso.

criptoemoda

Vantanges da criptomoeda

Graças à automatização fornecida pela criptomoeda, não há necessidade de manutenção frequente, tendo menos custos. Transações internacionais podem ser realizados com facilidade sem a presença de um intermediário.

A criptomoeda é tão inovadora como o e-mail e é uma forte candidata para substituir a moeda atual. Assim como os e-mails tiveram um forte impacto nos correios, a criptomoeda pode ter um forte impacto no controle estatal, sendo chamada por algumas pessoas de moeda do futuro.

Comprar criptomoeda é seguro?

A criptomoeda é altamente volátil, podendo ter o seu valor variado de forma agressiva. Por essa razão, não é recomendável investir todo o patrimônio em criptomoedas.

Fraudes como lavagem de dinheiro ou furto, são eventos impossíveis de acontecer com uma criptomoeda. Entretanto, obter criptomoedas através de terceiros pode ser arriscado, uma vez que já existem diversos relatos de corretoras maliciosas que desapareceram (pirâmide) após acumular uma grande quantia de dinheiro.

A forma mais segura de obter criptomoeda é sem a presença de terceiros. As criptomoedas adquiridas podem ser armazenadas em uma carteira virtual com senha. Porém, ao perder a senha, torna-se impossível de recuperar as criptomoedas.

Conclusão

As criptomoedas são um forte candidato para substituir a moeda atual. A sua existência é bastante temida por governos e bancos que podem perder grande influência financeira em relação a uma nação. Por isso, a criptomoeda já está sendo banida em alguns países e limitada em outros.

Projetos práticos

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Veja também

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

A digitalização é o jeito moderno de gerenciamento de documentos

Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.

Digitalização

A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.

Blockchain Parte2

PoW atua como um intermediário não-humano entre os negociadores de criptomoedas. Em média, uma transação em bitcoin dura 10 minutos.

Virtualização

A virtualização é a criação de um ou mais ambientes virtuais em uma mesma máquina física, com o intuito de cumprir o mesmo papel de um computador físico.

Deep Learning (Aprendizagem profunda)

Subcampo da inteligência artificial inspirado no sistema de neurônios de seres inteligentes como o dos humanos, permitindo com que as máquinas aprendam.