Criptomoeda

Pode ser usado como dinheiro para transações, mas diferente de uma moeda emitida pelo governo de um país, não possui um orgão emissor central.

Categoria de Tecnologia

Postado em 07 abril 2022

Atualizado em 31 março 2023

Palavras-chave: cryptocurrency,criptomoeda,dinheiro,virtual,digital,machine,blockchain

Visualizações: 1510



Fintech é um termo amplo utilizado para descrever tecnologias que combinam informática e finança. No contexto de fintech, o financiamento é todo processo relacionado com dinheiro, seja para ver o saldo atual de uma conta até fazer compras através da internet.

Aplicativos de transação não precisam necessariamente utilizar uma moeda física como base, basta criar um novo tipo de moeda, sem a necessidade de imprimir dinheiro em espécie. Esse tipo de moeda que não existe no mundo físico é chamada de criptomoeda.

O que é criptomoeda?

A criptomoeda é uma moeda virtual sem forma física. Em outras palavras, a criptomoeda é em essência, apenas informação. Hoje, criptomoedas como bitcoin e ethereum são as mais utilizadas. O valor de uma criptomoeda é determinado pela oferta e demanda no mercado. Quanto mais pessoas querendo comprar e vender, mais valor ela terá.

A segurança da criptomoeda é garantida por tecnologias de criptografia e blockchain. O blockchain é o histórico de todas as transações até o momento. O blockchain é público, podendo ser acessado por qualquer usuário que desejar acessá-lo. Além disso, basicamente, a criptomoeda é descentralizada, não sendo controlada e nem emitida por governos ou bancos centrais, podendo ser uma boa alternativa para substituir a moeda fiduciária quando necessário.

A criptomoeda utiliza a tecnologia P2P (Peer-to-peer), não necessitando de um servidor central para que a moeda continue funcionando. Cada dispositivo terá uma cópia idêntica do blockchain da criptomoeda, prevenindo que individuais alterem o conteúdo escrito no histórico de transações, evitando fraudes e irregularidades.

Tanto transações nacionais quanto internacionais podem ser realizados com uma criptomoeda, desde que o destinatário não seja uma pessoa jurídica cobrando taxas. Criptomoedas também podem ser convertidas para dinheiro fiduciário, porém em alguns locais pode ter pouca liquidez. Alguns países proibiram o seu uso, pois a criptomoeda opera de forma independente do estado. Por isso, as criptomoedas podem sofrer burocratizações e sobretaxa em alguns países que permitem o seu uso.

criptoemoda

Vantanges da criptomoeda

Graças à automatização fornecida pela criptomoeda, não há necessidade de manutenção frequente, tendo menos custos. Transações internacionais podem ser realizados com facilidade sem a presença de um intermediário.

A criptomoeda é tão inovadora como o e-mail e é uma forte candidata para substituir a moeda atual. Assim como os e-mails tiveram um forte impacto nos correios, a criptomoeda pode ter um forte impacto no controle estatal, sendo chamada por algumas pessoas de moeda do futuro.

Comprar criptomoeda é seguro?

A criptomoeda é altamente volátil, podendo ter o seu valor variado de forma agressiva. Por essa razão, não é recomendável investir todo o patrimônio em criptomoedas.

Fraudes como lavagem de dinheiro ou furto, são eventos impossíveis de acontecer com uma criptomoeda. Entretanto, obter criptomoedas através de terceiros pode ser arriscado, uma vez que já existem diversos relatos de corretoras maliciosas que desapareceram (pirâmide) após acumular uma grande quantia de dinheiro.

A forma mais segura de obter criptomoeda é sem a presença de terceiros. As criptomoedas adquiridas podem ser armazenadas em uma carteira virtual com senha. Porém, ao perder a senha, torna-se impossível de recuperar as criptomoedas.

Conclusão

As criptomoedas são um forte candidato para substituir a moeda atual. A sua existência é bastante temida por governos e bancos que podem perder grande influência financeira em relação a uma nação. Por isso, a criptomoeda já está sendo banida em alguns países e limitada em outros.

Projetos práticos

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

Estar antenado pode te salvar de cair em algum golpe

A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..

Virtualização

A virtualização é a criação de um ou mais ambientes virtuais em uma mesma máquina física, com o intuito de cumprir o mesmo papel de um computador físico.

Endereço MAC

Usado como identificador em uma rede local. Possui 48bits e mais de 280 trilhões de variações que podem ser atribuídas aos dispositivos.

Blockchain Parte2

PoW atua como um intermediário não-humano entre os negociadores de criptomoedas. Em média, uma transação em bitcoin dura 10 minutos.

Machine Learning (Aprendizado de máquina)

Conjunto de algoritmos e técnicas que permitem que a máquina aprenda baseando-se em dados para realizar tarefas específicas.