Algoritmo de chave assimétrica

O algoritmo de chave assimétrica, ou algoritmo de chave pública, utiliza uma chave pública para encriptação e uma chave privada para a desencriptação.

Categoria de Tecnologia

Postado em 30 maio 2022

Atualizado em 30 maio 2022

Palavras-chave: asymmeytic,cryptography,assimétrica,criptografia,segurança,security,chave,key,pública,publica,public

Visualizações: 1978



Assim como o algoritmo de chave simétrica, o algoritmo de chave assimétrica também tem como objetivo proteger dados que navegam na internet.

Esse algoritmo é principalmente utilizado no protocolo TLS/TSS, que torna o protocolo HTTPS possível. Outros exemplos de utilização são o protocolo SSH e o Bitcoin.

O que é o algoritmo de chave assimétrica?

Também conhecido como “algoritmo de chave pública”, o algoritmo de chave assimétrica é utilizado para a criptografia de dados. A criptografia de chave pública utiliza duas chaves. Uma para realizar a encriptação de dados e outra para a desencriptação.

O algoritmo de chave assimétrica é mais devagar no processamento em relação ao algoritmo de chave simétrica, porém é considerado mais seguro, por usar duas chaves diferentes.

As chaves utilizadas são a chave pública e a chave privada. A chave pública é visível e acessível para qualquer usuário. A chave privada é armazenada de modo seguro no computador do destinatário que irá utilizar essa chave para a desencriptação.

Por que o algoritmo de chave assimétrica é usado?

O grande problema do algoritmo de chave simétrica é a necessidade de enviar a chave para o remetente através da internet, para possibilitar a desencriptação da mensagem criptofragada.

Porém, se essa chave for roubada no meio do caminho, o usuário malicioso poderá descriptografar todas as mensagens vindo desse remetente.

O algoritmo de chave assimétrica torna a encriptação e desencriptação possível sem a necessidade de mandar uma chave para a desencriptação. Isso torna esse tipo de criptografia mais segura.

Nem mesmo a pessoa que encriptou a mensagem é capaz de desencriptar essa mensagem, pois ela não possui a chave privada necessária para isso. Quem possui essa chave privada é o remetente, que deve cuidar dessa chave em um local sigiloso.

Processo do algoritmo de chave assimétrico

No algoritmo de chave assimétrica, o processo se inicia no destinatário.

chave assimétrica

  1. O destinatário gera duas chaves, uma pública e uma privada.
  2. O remetente da mensagem recebe a chave pública do destinatário
  3. O remetente utiliza a chave pública do destinatário para encriptar a mensagem
  4. O remetente enviará a mensagem encriptada para o destinatário
  5. O destinatário irá desencriptar a mensagem com a chave privada
DestinatárioRemetenteChave públicaEncriptaMensagem encriptadaDesencriptaVisualizaDestinatárioRemetente

Em alguns casos, esse algoritmo é combinado com o algoritmo de chave simétrico, como no protocolo HTTPS.

Conclusão

O algoritmo de chave assimétrica, ou algoritmo de chave pública, utiliza uma chave pública para encriptação e uma chave privada para a desencriptação. A desencriptação só é possível com a chave privada do destinatário.

Essa técnica demora mais tempo para ser processada do que o algoritmo de chave simétrica, porém é considerada mais segura por não haver a necessidade de enviar a chave para o destinatário.

Projetos práticos

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Veja também

A digitalização é o jeito moderno de gerenciamento de documentos

Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.

Um algoritmo não pode ser composto por instruções ambíguas, isso pode trazer resultados inesperados

Os algoritmos na ciência da computação são o principal meio para o desenvolvedor poder escrever instruções para o computador, operando a sua maneira

Tríade CIA

Para um sistema realizar os requerimentos mínimos de segurança, este deve estar de acordo com os três pilares da segurança de informação(CIA).

Blockchain Parte1

Blockchain pode ser interpretado como uma caderneta bancária, nela é registrado o histórico de todas as transações realizadas na nossa conta bancária.

DMZ Zona desmilitarizada

A zona desmilitarizada é uma área isolada que fica situada entre a rede pública e interna com o objetivo de sofrer ataques para proteger a rede interna.

RAT Remote Access Trojan

O RAT é um malware que tipicamente infecta o computador da vítima por um cavalo de tróia. Uma vez detectado, não é muito difícil sua remoção.