Algoritmo de chave assimétrica

O algoritmo de chave assimétrica, ou algoritmo de chave pública, utiliza uma chave pública para encriptação e uma chave privada para a desencriptação.

Categoria de Tecnologia

Postado em 30 maio 2022

Atualizado em 30 maio 2022

Palavras-chave: asymmeytic,cryptography,assimétrica,criptografia,segurança,security,chave,key,pública,publica,public

Visualizações: 2672



Assim como o algoritmo de chave simétrica, o algoritmo de chave assimétrica também tem como objetivo proteger dados que navegam na internet.

Esse algoritmo é principalmente utilizado no protocolo TLS/TSS, que torna o protocolo HTTPS possível. Outros exemplos de utilização são o protocolo SSH e o Bitcoin.

O que é o algoritmo de chave assimétrica?

Também conhecido como “algoritmo de chave pública”, o algoritmo de chave assimétrica é utilizado para a criptografia de dados. A criptografia de chave pública utiliza duas chaves. Uma para realizar a encriptação de dados e outra para a desencriptação.

O algoritmo de chave assimétrica é mais devagar no processamento em relação ao algoritmo de chave simétrica, porém é considerado mais seguro, por usar duas chaves diferentes.

As chaves utilizadas são a chave pública e a chave privada. A chave pública é visível e acessível para qualquer usuário. A chave privada é armazenada de modo seguro no computador do destinatário que irá utilizar essa chave para a desencriptação.

Por que o algoritmo de chave assimétrica é usado?

O grande problema do algoritmo de chave simétrica é a necessidade de enviar a chave para o remetente através da internet, para possibilitar a desencriptação da mensagem criptofragada.

Porém, se essa chave for roubada no meio do caminho, o usuário malicioso poderá descriptografar todas as mensagens vindo desse remetente.

O algoritmo de chave assimétrica torna a encriptação e desencriptação possível sem a necessidade de mandar uma chave para a desencriptação. Isso torna esse tipo de criptografia mais segura.

Nem mesmo a pessoa que encriptou a mensagem é capaz de desencriptar essa mensagem, pois ela não possui a chave privada necessária para isso. Quem possui essa chave privada é o remetente, que deve cuidar dessa chave em um local sigiloso.

Processo do algoritmo de chave assimétrico

No algoritmo de chave assimétrica, o processo se inicia no destinatário.

chave assimétrica

  1. O destinatário gera duas chaves, uma pública e uma privada.
  2. O remetente da mensagem recebe a chave pública do destinatário
  3. O remetente utiliza a chave pública do destinatário para encriptar a mensagem
  4. O remetente enviará a mensagem encriptada para o destinatário
  5. O destinatário irá desencriptar a mensagem com a chave privada
DestinatárioRemetenteChave públicaEncriptaMensagem encriptadaDesencriptaVisualizaDestinatárioRemetente

Em alguns casos, esse algoritmo é combinado com o algoritmo de chave simétrico, como no protocolo HTTPS.

Conclusão

O algoritmo de chave assimétrica, ou algoritmo de chave pública, utiliza uma chave pública para encriptação e uma chave privada para a desencriptação. A desencriptação só é possível com a chave privada do destinatário.

Essa técnica demora mais tempo para ser processada do que o algoritmo de chave simétrica, porém é considerada mais segura por não haver a necessidade de enviar a chave para o destinatário.

Projetos práticos

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

O DNS torna a interface do navegador mais amigável aos usuários

Antes de podermos visualizar o site, o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador passa por várias etapas, para só então podermos visualizar o site pela primeira vez...

Todo empreendedor deve estar consciente que cada funcionário é um humano, portanto deve reconhecer as tentações em alguns cenários

Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa

PIX Sistema digital de pagamentos

Sistema desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, capaz de fazer movimentações financeiras entre duas contas bancárias em segundos.

Spyware

Spyware é um malware, que registra as atividades do usuário, podendo monitorar tudo que o foi digitado no teclado ou clicado na tela do computador.

RAT Remote Access Trojan

O RAT é um malware que tipicamente infecta o computador da vítima por um cavalo de tróia. Uma vez detectado, não é muito difícil sua remoção.

Ransomware

Malware programado especialmente para praticar golpes através da internet. O golpe é iniciado quando usuário executa esse programa malicioso