Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 30 maio 2022
Atualizado em 30 maio 2022
Palavras-chave: asymmeytic,cryptography,assimétrica,criptografia,segurança,security,chave,key,pública,publica,public
Visualizações: 1265
Assim como o algoritmo de chave simétrica, o algoritmo de chave assimétrica também tem como objetivo proteger dados que navegam na internet.
Esse algoritmo é principalmente utilizado no protocolo TLS/TSS, que torna o protocolo HTTPS possível. Outros exemplos de utilização são o protocolo SSH e o Bitcoin.
Também conhecido como “algoritmo de chave pública”, o algoritmo de chave assimétrica é utilizado para a criptografia de dados. A criptografia de chave pública utiliza duas chaves. Uma para realizar a encriptação de dados e outra para a desencriptação.
O algoritmo de chave assimétrica é mais devagar no processamento em relação ao algoritmo de chave simétrica, porém é considerado mais seguro, por usar duas chaves diferentes.
As chaves utilizadas são a chave pública e a chave privada. A chave pública é visível e acessível para qualquer usuário. A chave privada é armazenada de modo seguro no computador do destinatário que irá utilizar essa chave para a desencriptação.
O grande problema do algoritmo de chave simétrica é a necessidade de enviar a chave para o remetente através da internet, para possibilitar a desencriptação da mensagem criptofragada.
Porém, se essa chave for roubada no meio do caminho, o usuário malicioso poderá descriptografar todas as mensagens vindo desse remetente.
O algoritmo de chave assimétrica torna a encriptação e desencriptação possível sem a necessidade de mandar uma chave para a desencriptação. Isso torna esse tipo de criptografia mais segura.
Nem mesmo a pessoa que encriptou a mensagem é capaz de desencriptar essa mensagem, pois ela não possui a chave privada necessária para isso. Quem possui essa chave privada é o remetente, que deve cuidar dessa chave em um local sigiloso.
No algoritmo de chave assimétrica, o processo se inicia no destinatário.
Em alguns casos, esse algoritmo é combinado com o algoritmo de chave simétrico, como no protocolo HTTPS.
O algoritmo de chave assimétrica, ou algoritmo de chave pública, utiliza uma chave pública para encriptação e uma chave privada para a desencriptação. A desencriptação só é possível com a chave privada do destinatário.
Essa técnica demora mais tempo para ser processada do que o algoritmo de chave simétrica, porém é considerada mais segura por não haver a necessidade de enviar a chave para o destinatário.
Projetos práticos
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Os algoritmos na ciência da computação são o principal meio para o desenvolvedor poder escrever instruções para o computador, operando a sua maneira
Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...
A zona desmilitarizada é uma área isolada que fica situada entre a rede pública e interna com o objetivo de sofrer ataques para proteger a rede interna.
A assinatura digital é utilizada para provar a legitimidade dos dados enviados, usando técnicas de hash e algoritmo de chave assimétrica.
Malware programado especialmente para praticar golpes através da internet. O golpe é iniciado quando usuário executa esse programa malicioso
A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.