BSC Balanced ScoreCard

BSC é uma sigla para Balanced ScoreCard. Em português, indicadores balanceados de desempenho. BSC analisa o desempenho da empresa de 4 perspectivas:

Categoria de Estratégia

Postado em 02 março 2022

Atualizado em 09 agosto 2022

Visualizações: 513

Hoje em dia, empresas precisam se preocupar com outros elementos além do lucro empresarial. Na era moderna, funcionários e candidatos a funcionários procuram cada vez mais por uma empresa que atendam os seus interesses em aspectos como cultura corporativa e taxa de crescimento.

Profissionais que tem uma carreira, buscam por um meio para alcançar os seus objetivos. Esse meio será a empresa. Por essa razão, a empresa precisa estar atenta a como sua imagem é vista.

Empresas com uma imagem atraente, atraem mais funcionários talentosos, consequentemente tendo mais lucros e gerando mais valor.

Por isso, a empresa deve examinar o seu desempenho de várias perspectivas. Um modo de fazer isso é implementando o BSC.

O que é BSC?

BSC é uma sigla para “Balanced ScoreCard”. Em português: Indicadores balanceados de desempenho.

BSC é um método estratégico para avaliar o desempenho da empresa usando como base 4 perspectivas:

  1. Perspectiva financeira
  2. Perspectiva dos clientes
  3. Perspectiva dos processos internos
  4. Perspectiva dos funcionários

Por que visualizar o desempenho empresarial?

Antigamente, o valor de uma empresa era medido com elementos físicos como capital (dinheiro) e patrimônio (infraestrutura).

Porém, na era moderna outros elementos foram somados ao valor de uma empresa como taxa de crescimento de funcionários e técnica de processamento dos negócios. Quanto mais habilidosos forem os funcionários, mais rápido e efetivo será o processamentos dos negócios, podendo gerar mais lucro e valor agregado para a empresa.

Por isso é importante avaliar uma empresa de várias perspectivas.

Quais são os objetivos do BSC?

O objetivo do BSC é gerenciar o desempenho da empresa, sem se esquecer da visão e estratégia empresarial que frequentemente acabam sendo esquecidos ao longo prazo.

Além de gerenciar o desempenho, é possível avaliar a satisfação dos clientes, qualidade dos processos internos e satisfação dos funcionários.

Perspectiva financeira

Avaliar os níveis de desempenho dos lucros da empresa. Isso afeta a imagem da empresa quando se trata de acionistas e investidores.

Perspectiva dos clientes

Fator importantíssimo que impacta diretamente na perspectiva financeira.

Além de atender as demandas de clientes, deve-se levar em consideração o nível de satisfação dos clientes, usando como referência o modo como os clientes veem a empresa e o produto.

Perspectiva dos processos internos

Os processos internos tem influência sobre a qualidade dos produtos e o tempo de execução até sua conclusão.

É importante avaliar se não há processos desnecessários ou processos que exigem muito esforço para serem finalizados.

Tempo de processamento necessário e número de reclamações em relação ao produto são fatores que podem servir como referência.

Perspectiva dos funcionários

Índice de crescimento e aprendizado dos funcionários.

Implementação de técnicas ou tecnologias modernas e efetivas são importantes para aumentar a motivação e satisfação de funcionários.

Conexão entre as perspectivas

Todas as perspectivas são correlacionadas entre si, consequentemente se tornando mais lucrativo.

indicadores balanceados de desempenho

Conclusão

Além do lucro, outros elementos também possui um valor determinante dentro de uma empresa. BSC analisa o desempenho da empresa a partir de 4 perspectivas, mantendo a visão e estratégia empresarial.