BSC Balanced ScoreCard

BSC é uma sigla para Balanced ScoreCard. Em português, indicadores balanceados de desempenho. BSC analisa o desempenho da empresa de 4 perspectivas:

Categoria de Estratégia

Postado em 02 março 2022

Atualizado em 09 agosto 2022

Palavras-chave: balanced,score,card,bsc,indicador,desempenho,empresarial,perspectiva,cliente,financeira,funcionário,interno,processo,governança

Visualizações: 1002

Hoje em dia, empresas precisam se preocupar com outros elementos além do lucro empresarial. Na era moderna, funcionários e candidatos a funcionários procuram cada vez mais por uma empresa que atendam os seus interesses em aspectos como cultura corporativa e taxa de crescimento.

Profissionais que tem uma carreira, buscam por um meio para alcançar os seus objetivos. Esse meio será a empresa. Por essa razão, a empresa precisa estar atenta a como sua imagem é vista.

Empresas com uma imagem atraente, atraem mais funcionários talentosos, consequentemente tendo mais lucros e gerando mais valor.

Por isso, a empresa deve examinar o seu desempenho de várias perspectivas. Um modo de fazer isso é implementando o BSC.

O que é BSC?

BSC é uma sigla para “Balanced ScoreCard”. Em português: Indicadores balanceados de desempenho.

BSC é um método estratégico para avaliar o desempenho da empresa usando como base 4 perspectivas:

  1. Perspectiva financeira
  2. Perspectiva dos clientes
  3. Perspectiva dos processos internos
  4. Perspectiva dos funcionários

Por que visualizar o desempenho empresarial?

Antigamente, o valor de uma empresa era medido com elementos físicos como capital (dinheiro) e patrimônio (infraestrutura).

Porém, na era moderna outros elementos foram somados ao valor de uma empresa como taxa de crescimento de funcionários e técnica de processamento dos negócios. Quanto mais habilidosos forem os funcionários, mais rápido e efetivo será o processamentos dos negócios, podendo gerar mais lucro e valor agregado para a empresa.

Por isso é importante avaliar uma empresa de várias perspectivas.

Quais são os objetivos do BSC?

O objetivo do BSC é gerenciar o desempenho da empresa, sem se esquecer da visão e estratégia empresarial que frequentemente acabam sendo esquecidos ao longo prazo.

Além de gerenciar o desempenho, é possível avaliar a satisfação dos clientes, qualidade dos processos internos e satisfação dos funcionários.

Perspectiva financeira

Avaliar os níveis de desempenho dos lucros da empresa. Isso afeta a imagem da empresa quando se trata de acionistas e investidores.

Perspectiva dos clientes

Fator importantíssimo que impacta diretamente na perspectiva financeira.

Além de atender as demandas de clientes, deve-se levar em consideração o nível de satisfação dos clientes, usando como referência o modo como os clientes veem a empresa e o produto.

Perspectiva dos processos internos

Os processos internos tem influência sobre a qualidade dos produtos e o tempo de execução até sua conclusão.

É importante avaliar se não há processos desnecessários ou processos que exigem muito esforço para serem finalizados.

Tempo de processamento necessário e número de reclamações em relação ao produto são fatores que podem servir como referência.

Perspectiva dos funcionários

Índice de crescimento e aprendizado dos funcionários.

Implementação de técnicas ou tecnologias modernas e efetivas são importantes para aumentar a motivação e satisfação de funcionários.

Conexão entre as perspectivas

Todas as perspectivas são correlacionadas entre si, consequentemente se tornando mais lucrativo.

indicadores balanceados de desempenho

Conclusão

Além do lucro, outros elementos também possui um valor determinante dentro de uma empresa. BSC analisa o desempenho da empresa a partir de 4 perspectivas, mantendo a visão e estratégia empresarial.

Projetos práticos

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Veja também

A internet é uma terra sem lei. O que vai proteger a nossa rede interna da internet é o firewall

Uma rede interna sem um firewall é como se fosse uma casa com a porta destrancada. Um indivíduo com más intenções pode se aproveitar para a invadir quando menos esperamos.

Os três pilares de segurança da informação são o requerimento mínimo para um serviço seguro

A quantidade de programadores só tende a aumentar com o tempo. Porém, muitos programadores ainda não conhecem os três pilares de segurança da informação.

SWOT Strength Weakness Opportunity Threat

A análise SWOT é um método estratégico de fácil utilidade usado para avaliar desde uma simples pessoa até uma grande empresa.

Governança de TI

Responsável por tratar de assuntos envolvendo tecnologia da informação com o alto escalão para gerar valores na área de TI

Fintech

Fintech é o uso da tecnologia para criar soluções inovadoras no mercado financeiro, facilitando a vida das pessoas em movimentar dinheiro virtualmente.

Controle Interno

Controle interno é um conjunto de regras de trabalho para melhorar elementos ligados ao controle interno de uma empresa: compliance, relatório e operação