Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 19 setembro 2022
Atualizado em 19 setembro 2022
Palavras-chave: computador,hardware,componente,microcontrolador,microprocessador,eletrico,circuito,tecnologia
Visualizações: 2196
Além dos computadores, geladeira, microondas e máquina de lavar roupas são exemplos de objetos que usam um sistema programado por uma pessoa para operar corretamente.
Uma vez que um sistema é programado, será armazenado em um semicondutor que será integrado com o objeto.
Diferente de um computador que possui uma interface programável e flexível, outros objetos eletrônicos não possuem esse tipo de mordomia. Sistemas embarcados serão programados apenas uma vez, com o intuito de funcionarem dessa forma até o seu último dia de utilização.
Essa expressão vem do inglês “embedded system”. Se traduzido para o português, é chamado de sistema embarcado ou sistema embutido.
O sistema embarcado é um mini-computador já fixado em algum objeto eletrônico, como máquina de lavar roupa, carro, televisão, câmera, ar-condicionado, etc.
Diferente de um computador que possui infinitas funcionalidades, um sistema embarcado é projetado para executar apenas a sua função atribuída pelo fabricante. Um exemplo disso é a máquina de lavar roupa, que necessita apenas de funcionalidades como lavar, centrifugar e secar. Uma vez que o sistema embutido é extremamente simples e objetivo, pode-se cortar custos de recursos que serão utilizados na fabricação desse mini-computador.
Geralmente, um sistema embutido não usa um microprocessador (utilizado no computador convencional, smartphones e raspberry pi) para a realização de tarefas. Invés disso, microcontroladores são utilizados.
Um microcontrolador é um mini-computador integrado com um circuito já conectado com outros componentes, como memória, entrada e saída.
É extremamente simples e serve para executar as tarefas mais simples possíveis, como leitura de sensores, decisão de comandos e execução de algoritmos simples.
O microcontrolador é bastante adotado no campo da internet das coisas. Um exemplo de microcontrolador é o Arduino.
O sistema embarcado é quase usado em todos os objetos eletrônicos. A sua função é servir de intermediário entre o usuário e o hardware.
Exemplos de sistemas embarcados são:
O sistema embarcado é um mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída.
Diferente de um computador convencional que usa microprocessador, o sistema embarcado usa um microcontrolador, pela fato de ser projetado para executar tarefas extremamente simples.
Projetos práticos
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
A ausência e a presença de energia são dois estados que podem ser usados como valores. Esses valores são respectivamente zero e um.
Os algoritmos na ciência da computação são o principal meio para o desenvolvedor poder escrever instruções para o computador, operando a sua maneira
Inteligência artificial é a criação de máquinas que podem pensar, aprender, sentir ou tomar decisões conforme o ambiente ao seu redor.
Método de desenvolvimento em que os testes são a base da implementação. Eficiente para mitigar bugs de forma automática.
Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.
Método de ensino digital que ajusta o nível de dificuldade conforme a capacidade, nível e conhecimento do indivíduo que utiliza o sistema.