Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 05 setembro 2022
Atualizado em 05 setembro 2022
Palavras-chave: rpa,automatizacao,solucao,software,tecnologia,processos
Visualizações: 1438
A informática oferece muitos tipos de soluções para muitos tipos de problemas em vários aspectos. Redução de tempo de processamento e substituição de processos realizados por humanos por máquinas podem ser grandes investimentos a longo prazo em certos negócios.
A máquina já é adotada em muitos campos, substituindo e melhorando processos que antes eram problemáticos devido a erros humanos, falta de eficiência e altos custos.
Tornou-se evidente que a substituição de humanos por robôs em algumas áreas podem trazer grandes vantagens. Hoje, existe os chatbots que podem interagir com clientes 24 horas por dia.
Um problema bastante enfrentado hoje por muitas empresas são processos repetitivos e tediosos que são operados por humanos. Felizmente, a solução para esse problema existe e se chama RPA.
RPA é a sigla para “Robotic Process Automation”, em português, automação robótica de processos.
A automação robótica de processos é uma tecnologia que automatiza tarefas repetitivas no lugar de humanos, podendo ser integradas com os softwares e serviços que são utilizados como meio para a realização de tarefas. Exemplos de softwares e serviços que podem ser integrados são:
Essa tecnologia pode realizar atividades como elaboração de documentos baseando-se em dados de alguma fonte, reenvio de emails para clientes e registro ou atualização de informações no sistema ERP.
A RPA pode ser desde um simples algoritmo até um sistema mais complexo com inteligência artificial embutido. Portanto, sendo um software que automatiza processos e não um robô físico.
Automatizar processos com RPA diminui riscos, como erros humanos e agiliza processos, ultrapassando funcionários humanos facilmente em questão de eficiência.
Porém, a grande vantagem de adotar o RPA é a diminuição de custos com processos que podem ser automatizados. Processos repetitivos e tediosos consomem grande tempo e energia de funcionários, prejudicando a produtividade de funcionários e desperdiçando chances.
A criatividade humana como a elaboração de idéias inovadoras é um benefício que não pode ser automatizado com robôs. Por isso, deve-se aproveitar ao máximo esse benefício, diminuindo tarefas que atrapalhem o rendimento dos funcionários.
Os robôs podem substituir os humanos em muitos aspectos, porém estão muito longe de ultrapassar os humanos em questão de criatividade.
Adotar o RPA para substituir humanos em tarefas repetitivas pode trazer muitas vantagens, exemplos são:
O RPA é uma tecnologia que pode ser utilizada para automatizar processos repetitivos que não possuem muita complexidade.
Porém, pode não ser muito útil em tarefas complexas que necessitam da criatividade humana para serem concluídas.
Projetos práticos
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade
O envenenamento de cache DNS redireciona o usuário para um site falso, mesmo digitando um URL legítimo. Como isso é possível??!!
A virtualização é a criação de um ou mais ambientes virtuais em uma mesma máquina física, com o intuito de cumprir o mesmo papel de um computador físico.
A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.
Fornece a plataforma necessária para a implantação de softwares remotamente, economizando tempo e diminuindo custos de infraestrutura.
A programação orientada a objetos possui um contexto bastante semelhante com a vida real, facilitando a sua implementação e interpretação.