Os 5 principais componentes do computador

Os 5 principais componentes do computador são a unidade de controle, unidade aritmética e lógica, memória, dispositivo de entrada e dispositivo de saída.

Categoria de Tecnologia

Postado em 22 junho 2022

Atualizado em 22 junho 2022

Palavras-chave: computador,dispositivos,hardwares,componentes,cpu,unidade,controle,aritmética,lógica,memória,entrada,saída

Visualizações: 8804



O computador é um sistema com vários componentes que realizam atividades específicas. Alguns desses componentes podem ser dependentes de outros para o seu funcionamento.

A importância de cada componente pode ser definido pelo nível de dependência que outros dispositivos tem em relação a esse componente. O CPU é um grande exemplo disso, pois ele gerencia instruções e faz cálculos necessários para operação de outros componentes. Por isso, um computador sem CPU não é considerado um computador.

Para facilitar o entendimento de como um computador opera internamente é recomendável saber quais são os principais hardwares que são considerados indispensáveis para constituir o computador. Por isso, os cinco dispositivos mais importantes foram selecionados por especialistas.

Quais são os cinco componentes mais importantes no computador?

Os cinco principais componentes em um computador são:

  1. Dispositivo de entrada
  2. Memória
  3. Unidade de controle (CU)
  4. Unidade aritmética e lógica (ALU)
  5. Dispositivo de saída

os 5 principais componentes do computador

Se descrevermos a função de modo resumido de cada um desses componentes respectivamente, obtemos a lista abaixo:

  1. Entrada
  2. Armazenamento
  3. Controle
  4. Cálculos
  5. Saída

Dispositivo de entrada

Dispositivos de entrada servem como intermediários de interação entre o usuário e o computador. Esses dispositivos recebem instruções do usuário para a realização de comandos. Exemplos dessas instruções são:

  • Algum botão do mouse clicado
  • Alguma tecla do tecla pressionada

Para tornar possível a entrada, periféricos de entrada são necessários. Exemplos desses periféricos são:

  • Mouse
  • Teclado
  • Microfone
  • Câmera
  • Escaneador

Essas instruções serão armazenadas na memória, sendo executadas em seguida.

Memória

Se dividirmos a memória em 2 grandes categorias, teremos a lista abaixo:

  • Memória primária
  • Memória auxiliar

Memória primária

A memória primária é diretamente conectada ao CPU. A memória RAM é um exemplo de memória primária.

Pelo fato de estar diretamente ligada ao CPU, dados armazenados na memória primária podem ser obtidos com mais rapidez, agilizando processos.

Geralmente, na memória primária são armazenadas instruções que são utilizadas com mais frequência.

Uma desvantagem da memória primária é a volatilidade (perda dos dados armazenados) com o corte do fluxo de energia (desligamento do computador).

Memória auxiliar

Na memória auxiliar são armazenados dados que não são acessados com tanta frequência, demorando mais tempo para o acesso comparado com a memória primária.

Exemplos de memória auxiliar:

  • Disco rígido
  • CD
  • USB

Porém, possui muito mais espaço de armazenamento comparado com a memória primária. Além disso, armazena dados de forma permanente e é independente da presença de energia.

Unidade de controle (CU)

Fica situada dentro do CPU. É responsável pelo gerenciamento de instruções de cada componente.

A unidade de controle é bem parecida com o cérebro humano, responsável pelo funcionamento sincronizado do corpo.

Unidade aritmética e lógica (ALU)

Também situada no CPU. Tem como papel realizar cálculos de adição, subtração, divisão e multiplicação. Além disso, também executa cálculos de lógica booleana.

Dispositivo de saída

Interpreta os dados binários e exibe de modo amigável para o usuário.

Exemplos de dispositivos de saída são:

  • Monitor
  • Impressora
  • Alto-falante

Conclusão

Os 5 principais componentes do computador são a unidade de controle, unidade aritmética e lógica, memória, dispositivo de entrada e dispositivo de saída.

Todos esses dispositivos são dependentes da unidade de controle (CU) que gerencia as instruções, a memória armazena dados e a unidade aritmética e lógica (ALU) é responsável por realizar cálculos. Os dispositivos de entrada e saída servem como intermediários entre o usuário e o computador.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Veja também

Nunca se sabe quando tem alguém nos espionando no nosso computador

Um computador conectado à internet está exposto a diversos perigos. O spyware é um deles e é esse malware responsável por roubar contas de redes sociais.

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

LAN

Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.

Barramento (Bus)

Caminhos entre os componentes do computador que são responsáveis pela transferência de informações de controle, endereçamento e dados.

Framebuffer

Conjunto de dados armazenados temporariamente na placa de vídeo em forma de matriz. Esses dados serão usados para exibir os frames na tela do monitor.

FPU Unidade de ponto flutuante

Faz cálculos aritméticos com números fracionários usando notação científica, economizando mais bits. Também chamado de vírgula flutuante.