Navegador

Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.

Categoria de Tecnologia

Postado em 03 janeiro 2023

Atualizado em 03 janeiro 2023

Palavras-chave: browser,navegador,http,css,javascript,linguagem,programacao,protocolo,exibi,conteudo,tecnologia

Visualizações: 3429



O computador possui diversas ferramentas que permitem comunicações com outras máquinas. No mundo da computação, comunicação é quase sinônimo de protocolo. O protocolo é um conjunto de regras que a máquina deve seguir para conseguir se comunicar com outro dispositivo. As portas TCP e UDP servem como base para essas comunicações.

Um protocolo bastante familiar com usuários que navegam na internet é o HTTPS. Se conseguimos acessar outras sites sem a utilização de ferramentas complexas como o terminal, é graças ao navegador.

O que é o navegador?

O navegador é um aplicativo que permite que possamos visualizar sites na internet. Ao acessarmos um site na barra do navegador, o conteúdo escrito em um linguagem de programação é interpretado e convertido pelo navegador, em seguida sendo exibido ao usuário.

O termo “navegador” vem do inglês “browser” e vem do verbo “browse”, que significa navegar em português.

Geralmente, o navegador já vem instalado quando adquirimos um computador ou dispositivo. Dependendo do sistema operacional (OS) da máquina, o navegador padrão pode variar, como mostra a tabela abaixo:

OS Navegador padrão
Windows Edge
MacOS Safari
ChromeOS Chrome
Linux Firefox

navegadores mais comuns utilizados pelos usuários

Para que serve o navegador?

Mesmo sem um navegador, podemos visualizar sites na internet. Porém, a grande diferença é que seria necessário um grande conhecimento na área de tecnologia, pois teríamos que fazer tudo através de comandos usando o terminal do computador.

O navegador não só permite o acesso e exibição de sites, como também possui outras funcionalidades que facilitam a vida do usuário. Exemplos dessas facilidades são armazenamento do histórico de navegação, gerenciamento de senhas, personalização de configurações e extensões, como tradutores de conteúdo e bloqueador de propagandas.

Hoje em dia, já existem navegadores especializados para jogos e dispositivos móveis, facilitando a interação do usuário e a informação digital.

Como funciona o navegador?

O navegador executa conexões com outros computadores ou servidores conectados com a internet usando protocolos como:

Protocolo Papel
HTTP Permite acesso a páginas na internet
HTTPS Versão criptografada do HTTP
SSH Acesso a servidores remotos
FTP Transferência de arquivos
SMTP Protocolo para a troca de emails
DNS Converte endereços de sites para endereços IP

Entretanto, o protocolo usado com mais frequência é o HTTPS, responsável pela conexão segura entre computadores para a exibição e visualização de páginas na internet através do navegador.

Além disso, o navegador pode interpretar diversas linguagens de programação. As linguagens de programação mais comuns são:

Linguagem Papel
HTML Linguagem estruturada para organizar o conteúdo
CSS Altera o estilo da página
JavaScript Torna o site mais dinâmico

As linguagens CSS e JavaScript são dispensáveis no desenvolvimento de sites. Já a linguagem HTML é obrigatória para escrever e estruturar o conteúdo da página. Entretanto, é raríssimo sites que não utilizam CSS e JavaScript em conjunto com o HTML.

Conclusão

O navegador é essencial para que usuários ordinários possam visualizar páginas de sites na internet. Mesmo sem um navegador, é possível visualizar sites na internet, porém isso exigi um grande conhecimento e prática na área de tecnologia.

O navegador utiliza protocolos para se comunicar com servidores e adquirir o conteúdo para a exibição. Além dessa funcionalidade, o mesmo possui muitas outras funcionalidades que melhoram a experiência do usuário.

Projetos práticos

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Veja também

Os robôs estão aprendendo por conta própria?

Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...

Os computadores usam a numeração binária para a manipulação de dados em circuitos elétricos

A ausência e a presença de energia são dois estados que podem ser usados como valores. Esses valores são respectivamente zero e um.

Terminal

Interface dedicada ao desenvolvedor ou especialista da computação para executar comandos ao computador sem a presença de um mouse.

Notação do big-O

A notação do O grande é um método de fácil implementação, usado para avaliar a eficiência de um algoritmo em relação ao tempo de processamento.

WiFi Wireless Fidelity

Realiza a transmissão de dados entre o roteador e os dispositivos da LAN usando ondas de rádio. As bandas de frequência utilizadas podem ser 2,4GHz e 5Ghz.

POJO e Java Bean

Expressões utilizadas na linguagem Java para descrever classes simples que contém atributos, getters e setters de um objeto.