Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 05 maio 2022
Atualizado em 24 julho 2022
Palavras-chave: protocols,emails,e-mails,network,internet,protocolos,smtp,pop3,imap,dns
Visualizações: 3215
Ao todo, temos 3 protocolos usados para o envio e o recebimento de emails. São esses:
Esses 3 protocolos são usados universalmente, ou seja, esses protocolos são utilizados em todo lugar do mundo.
O SMTP é a abreviação de “Simple Mail Transfer Protocol”, esse protocolo é geralmente utilizado na porta 25, e é responsável pelo envio de e-mails.
Esse protocolo estabelece uma conexão TCP, certificando-se de que o e-mail chegue ao seu destino seguramente.
Considere o exemplo abaixo:
De | Para | Título | Texto |
---|---|---|---|
[email protected] | [email protected] | Título teste | Teste teste teste |
O endereço do remetente acima é [email protected], esse usuário irá mandar um e-mail com o destino [email protected].
Diferente do que muitos pensam, esse e-mail não será enviado diretamente ao seu destinatário.
Quando enviamos um e-mail para alguma pessoa, primeiramente esse e-mail será encaminhado para um servidor SMTP.
O protocolo STMP irá consultar o protocolo DNS, que irá verificar o domínio do e-mail do destinatário, que no exemplo é “destino.com”.
Caso haja algum problema no endereço de e-mail do nosso destinatário, o protocolo SMTP irá nos notificar com um erro.
Caso não haja problema com o endereço de e-mail do destinatário, o servidor DNS irá retornar o endereço IP do domínio do e-mail.
Com esse endereço IP, o protocolo SMTP irá enviar o e-mail para o servidor do destinatário.
O trabalho do protocolo SMTP acaba aqui.
Até aqui, o destinatário ainda não recebeu o e-mail. Para poder receber esse e-mail localizado no servidor 150.91.170.2, o destinatário precisará usar o protocolo IMAP ou POP3.
Para podermos utilizar um desses protocolos, nós precisamos de um aplicativo de e-mail. O aplicativo de e-mail será responsável por baixar ou mostrar esses e-mails armazenados no servidor de domínio.
Ambos os protocolos POP3 e IMAP, tem como objetivo o recebimento de e-mails. Porém, esses dois se diferem em alguns aspectos.
O protocolo POP3 simplesmente baixa os e-mails que ainda não foram baixados.
Uma vez que o usuário se loga no aplicativo de e-mail, ele estará apto a baixar esse e-mails usando o protocolo POP3.
Após baixar esses e-mails no aplicativo, esses e-mails serão deletados do servidor de domínio(150.91.170.2).
Deletar o e-mail do servidor após baixar-lo no aplicativo é uma grande vantagem para economizar espaço no servidor, porém essa prática tem uma desvantagem. Quando usamos múltiplos dispositivos para acessar o mesmo servidor de e-mail, e-mails que já foram baixados não existirão mais no servidor.
O protocolo POP3 funciona muito bem para usuários que usam apenas um dispositivo. Caso, o usuário necessite acessar o mesmo e-mail de múltiplos dispositivos, esse deverá usar o protocolo IMAP.
Assim como o protocolo POP3, o protocolo IMAP também é responsável pelo recebimento de e-mails. A grande diferença é que o IMAP se sincroniza com o servidor de e-mail, ou seja, o aplicativo de e-mail mostrará os e-mails do servidor em tempo real. Isso é uma solução para aqueles usuários que usam múltiplos dispositivos para acessar o mesmo servidor de e-mail.
Além disso, diferente do POP3, o protocolo IMAP não baixa apenas os dados da caixa de entrada. O IMAP pode receber informações do servidor como:
Quando nos sincronizamos com o servidor não significa que baixamos os e-mails no aplicativo. Portanto, não é possível visualizar os e-mails quando estamos desconectados da internet. Já o protocolo POP3 torna isso possível apenas com e-mails que já baixamos no aplicativo.
O IMAP usa o cache para armazenar os e-mails, ou seja, são dados temporários que podem desaparecer à curto prazo.
O protocolo SMTP é usado para enviar e-mails para o servidor destinatário.
POP3 irá baixar esses e-mails no nosso aplicativo de e-mail, possibilitando também a visualização mesmo quando estamos desconectados da internet. Porém, nesse caso só podemos visualizar os e-mails que já foram baixados no nosso aplicativo.
O IMAP também torna possível a visualização de e-mails no nosso aplicativo, porém apenas quando estamos conectados à internet. Esse protocolo se sincroniza com o servidor de e-mail, possibilitando a visualização em tempo real.
A grande diferença entre o POP3 e o IMAP é que o POP3 apaga o e-mail do servidor após baixa-lo no aplicativo, impossibilitando a visualização desse mesmo e-mail de outro dispositivo. Já o IMAP possibilita a visualização do mesmo e-mail, mesmo de múltiplos dispositivos.
Projetos práticos
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas
Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...
O servidor é um computador responsável por disponibilizar serviços aos clientes dentro de uma rede interna ou para a internet toda
Documentos com especificações técnicas sobre as tecnologias da internet que são usados para a implementação de novas tecnologias e padronização.
Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.
Converte um tipo de energia em movimento físico, interagindo-se com o ambiente ao seu redor. É usado para realizar tarefas específicas.