Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Management
Postado em 22 maio 2022
Atualizado em 05 agosto 2022
Palavras-chave: reputational,risk,risco,reputacional,reputação,management
Visualizações: 1564
Uma empresa possui muitas responsabilidades além de gerar lucros, empregos e produtos necessários para a população.
Uma empresa pode influenciar uma sociedade de várias maneiras, seja positivamente ou negativamente. Por isso, o posicionamento de uma empresa pode ser frequentemente questionada.
Com tanta discrepância entre as pessoas, pode ser difícil para uma empresa escolher o melhor posicionamento em alguns assuntos. O que poderá servir de referência para tomar essa decisão é o risco reputacional.
O risco reputacional como diz o próprio nome, é o risco que qualquer empresa pode sofrer por algum motivo.
Entre esses motivos que podem danificar a reputação de uma empresa estão:
Tipos de atos como mostrado acima, podem ser publicados em noticiários e redes sociais prejudicando a reputação dessa empresa imediatamente. Porém, dependendo da escala do problema e da preparação da empresa em relação ao problema esses danos podem ser minimizados.
A forma mais efetiva de combater esse tipo de risco é a prevenção. Educar os funcionários sobre compliance, analisar o controle interno rigorosamente e realizar a auditoria de sistema com uma certa frequência pode prevenir riscos reputacionais.
Porém, as vezes o problema pode estar na imagem atual da empresa.
A falta de transparência de uma empresa pode trazer uma má interpretação do público em relação daquilo que ela realmente é. Uma grande diferença entre as expectativas e a atual realidade de uma empresa também podem trazer riscos reputacionais para a mesma.
Se usarmos como exemplo uma empresa de fast food, não temos expectativa que os alimentos dessa empresa sejam saudáveis. Mas mesmo assim compramos os alimentos dessa empresa e saímos sem reclamar em relação a isso.
Porém se uma empresa que aparentava ter alimentos saudáveis, mas na realidade tinha alimentos prejudiciais a saúde, essa empresa pode ter um risco reputacional.
Isso acontece porque ela não tinha uma reputação adequada em relação a sua verdadeira identidade.
Tipos de problema como esse podem ser resolvidos com transparência. Esclarecer para o público o que de fato a empresa realmente é pode prevenir o problema de altas expectativas.
Reconhecer os riscos reputacionais podem ajudar a ter uma idéia melhor de como lidar com esses problemas no futuro.
A melhor forma de proteger a imagem da empresa é a prevenção desses riscos, com técnicas de compliance e controle interno.
Projetos práticos
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
A política de privacidade é obrigatória para qualquer site que utiliza dados pessoais do usuário. Porém, quais dados são esses especificamente?
Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...
Os direitos autorais são garantidos para qualquer obra intelectual originadas do estado de espírito do autor ainda mesmo no período de desenvolvimento.
Compliance tem muitas vantagens se bem compreendida pelos funcionários, seu objetivo é combater irregularidades dentro da empresa.
Prática que automatiza os processos de integração, análise e implantação de software, aumentando a produtividade dos desenvolvedores.
O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.