Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Management
Postado em 22 maio 2022
Atualizado em 05 agosto 2022
Palavras-chave: reputational,risk,risco,reputacional,reputação,management
Visualizações: 1448
Uma empresa possui muitas responsabilidades além de gerar lucros, empregos e produtos necessários para a população.
Uma empresa pode influenciar uma sociedade de várias maneiras, seja positivamente ou negativamente. Por isso, o posicionamento de uma empresa pode ser frequentemente questionada.
Com tanta discrepância entre as pessoas, pode ser difícil para uma empresa escolher o melhor posicionamento em alguns assuntos. O que poderá servir de referência para tomar essa decisão é o risco reputacional.
O risco reputacional como diz o próprio nome, é o risco que qualquer empresa pode sofrer por algum motivo.
Entre esses motivos que podem danificar a reputação de uma empresa estão:
Tipos de atos como mostrado acima, podem ser publicados em noticiários e redes sociais prejudicando a reputação dessa empresa imediatamente. Porém, dependendo da escala do problema e da preparação da empresa em relação ao problema esses danos podem ser minimizados.
A forma mais efetiva de combater esse tipo de risco é a prevenção. Educar os funcionários sobre compliance, analisar o controle interno rigorosamente e realizar a auditoria de sistema com uma certa frequência pode prevenir riscos reputacionais.
Porém, as vezes o problema pode estar na imagem atual da empresa.
A falta de transparência de uma empresa pode trazer uma má interpretação do público em relação daquilo que ela realmente é. Uma grande diferença entre as expectativas e a atual realidade de uma empresa também podem trazer riscos reputacionais para a mesma.
Se usarmos como exemplo uma empresa de fast food, não temos expectativa que os alimentos dessa empresa sejam saudáveis. Mas mesmo assim compramos os alimentos dessa empresa e saímos sem reclamar em relação a isso.
Porém se uma empresa que aparentava ter alimentos saudáveis, mas na realidade tinha alimentos prejudiciais a saúde, essa empresa pode ter um risco reputacional.
Isso acontece porque ela não tinha uma reputação adequada em relação a sua verdadeira identidade.
Tipos de problema como esse podem ser resolvidos com transparência. Esclarecer para o público o que de fato a empresa realmente é pode prevenir o problema de altas expectativas.
Reconhecer os riscos reputacionais podem ajudar a ter uma idéia melhor de como lidar com esses problemas no futuro.
A melhor forma de proteger a imagem da empresa é a prevenção desses riscos, com técnicas de compliance e controle interno.
Projetos práticos
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..
As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...
O modelo PoC visa em avaliar uma nova tecnologia ainda não comprovada com uma demonstração, com o intuito de avaliar a sua veracidade.
Em português, gestão de portofólio de produto. É uma estratégia de análise utilizada para a distribuição de recursos para um produto ou serviço.
Design thinking é um método bastante flexível que procura atender os desejos humanos com o intuito de inovar ou solucionar problemas.
Conjunto de relatórios com o objetivo de fornecer informações úteis para o governo, sócios, acionistas, investidores e outros usuários.