Risco reputacional

O risco reputacional é o risco que qualquer empresa pode sofrer por motivos como atos imorais, decadência de produto ou reputação inadequada

Categoria de Management

Postado em 22 maio 2022

Atualizado em 05 agosto 2022

Visualizações: 321



Uma empresa possui muitas responsabilidades além de gerar lucros, empregos e produtos necessários para a população.

Uma empresa pode influenciar uma sociedade de várias maneiras, seja positivamente ou negativamente. Por isso, o posicionamento de uma empresa pode ser frequentemente questionada.

Com tanta discrepância entre as pessoas, pode ser difícil para uma empresa escolher o melhor posicionamento em alguns assuntos. O que poderá servir de referência para tomar essa decisão é o risco reputacional.

O que é o risco reputacional?

O risco reputacional como diz o próprio nome, é o risco que qualquer empresa pode sofrer por algum motivo.

Entre esses motivos que podem danificar a reputação de uma empresa estão:

  • Comentários ou atos de funcionários dessa empresa
  • Atos imorais dentro da empresa como excesso de horas extras, assédios ou fraudes
  • Decadência na qualidade de produtos ou serviços
  • Erros humanos como vazamentos de dados

Tipos de atos como mostrado acima, podem ser publicados em noticiários e redes sociais prejudicando a reputação dessa empresa imediatamente. Porém, dependendo da escala do problema e da preparação da empresa em relação ao problema esses danos podem ser minimizados.

reputacional_risk

Como evitar o risco reputacional?

A forma mais efetiva de combater esse tipo de risco é a prevenção. Educar os funcionários sobre compliance, analisar o controle interno rigorosamente e realizar a auditoria de sistema com uma certa frequência pode prevenir riscos reputacionais.

Porém, as vezes o problema pode estar na imagem atual da empresa.

Reputação adequada

A falta de transparência de uma empresa pode trazer uma má interpretação do público em relação daquilo que ela realmente é. Uma grande diferença entre as expectativas e a atual realidade de uma empresa também podem trazer riscos reputacionais para a mesma.

Se usarmos como exemplo uma empresa de fast food, não temos expectativa que os alimentos dessa empresa sejam saudáveis. Mas mesmo assim compramos os alimentos dessa empresa e saímos sem reclamar em relação a isso.

Porém se uma empresa que aparentava ter alimentos saudáveis, mas na realidade tinha alimentos prejudiciais a saúde, essa empresa pode ter um risco reputacional.

Isso acontece porque ela não tinha uma reputação adequada em relação a sua verdadeira identidade.

Tipos de problema como esse podem ser resolvidos com transparência. Esclarecer para o público o que de fato a empresa realmente é pode prevenir o problema de altas expectativas.

Conclusão

Reconhecer os riscos reputacionais podem ajudar a ter uma idéia melhor de como lidar com esses problemas no futuro.

A melhor forma de proteger a imagem da empresa é a prevenção desses riscos, com técnicas de compliance e controle interno.