Ciência de dados

Data Science ou ciência de dados, esta em quase todo lugar, seja em empresas de moda até empresas de inteligência artificial.

Categoria de Tecnologia

Postado em 24 março 2022

Atualizado em 07 julho 2022

Visualizações: 473

A computação tem ficado mais presente na vida das pessoas nesses últimos anos. Seja uma pessoa individual ou empresa, o acesso a hardwares e softwares de extrema utilidade tem se tornado mais notável.

Essa acessibilidade permitiu que quase qualquer pessoa possa obter um computador que se conecta com a internet, aumentando a população de usuários que surfam na internet.

Hoje em dia, muita coisa foi digitalizada, possibilitando atividades como transições, negócios e investimentos online. Tudo isso trouxe muitas oportunidades na internet, uma vez que dados coletados a partir do histórico de cada usuário pode trazer grandes pistas sobre a tendência de um certo grupo de usuários.

Com o objetivo de utilizar esses dados de modo favorável, a ciência de dados surgiu.

O que é a ciência de dados?

Ciência de dados mistura técnicas de programação, matemática e análise estatística para criar algoritmos capazes de extrair dados de extrema utilidade a partir de dados passados.

Dados do passado coletados na internet ou dispositivos são utilizados como base, que trarão resultados de dados analíticos, que podem ajudar a empresa em vários aspectos como:

  • Saber a tendência dos clientes na compra de algum produto
  • Compreender melhor as vendas de cada dia, evitando excesso de fabricação de produtos e prejuízos consequentes
  • Analisar as vendas de outros ângulos

ciencia de dados

Onde a ciência de dados é utilizada?

Ciência de dados é uma expressão cada vez mais comum no dia a dia de pessoas na área de tecnologia, devido ao aumento de sua popularidade em grandes empresas que começaram a utilizar essa técnica tendo um maior desempenho nas suas vendas.

A ciência de dados está em todo lugar, seja em empresas de moda até empresas de inteligência artificial.

Técnicas de machine learning e deep learning também podem ser trabalhadas em conjunto com a ciência de dados, providenciando resultados e soluções de extrema utilidade para o negócio de empresários.

Integrar a ciência de dados com outras tecnologias pode ser algo difícil de ser efetuado, isso torna a ciência de dados um cargo bastante exigido por empresas em todo o mundo.

Os dados analíticos obtidos com a ciência de dados, tem várias formas de serem usados na prática, como:

  • Criação de estatísticas
  • Previsões do futuro
  • Machine learning

Criação de estatísticas

Criar gráficos a partir de dados coletados, permitindo a visualização dessa informação de vários aspectos.

Previsões do futuro

Contrói previsões do futuro usando dados passados como base.

Machine learning

Integra técnicas de machine learning com ciência de dados, trazendo melhores soluções do que soluções estabelecidas por humanos.

Implementar ciência de dados trará bons resultados?

Nem toda extração de dados trará bons resultados. O modo de extração de dados depende muito do objetivo da empresa e da habilidade do especialista em ciências de dados.

Uma boa comunicação entre a empresa e o analista é necessário para o entendimento de como esses dados podem ajudar a empresa de um modo positivo.

Várias tentativas podem ser necessárias até a ciência de dados se mostrar efetiva para o negócio. Constantes testes de algoritmos de análise também fazem parte do processo inicial.

Conclusão

Redes sociais como instagram, facebook ou tiktok usam ciência de dados para trazer o conteúdo que o usuário tende a visualizar.

Quando encontramos vídeos no youtube sobre assunto que estamos interessados não é mera coincidência, é apenas um algoritmo que se baseou nas nossas visualizações passadas, isso é ciência de dados.