IaaS (Infrastructure as a Service)

Computador virtual. Fornece infraestrutura de computação básica distribuída em vários locais, oferecendo mais flexibilidade e escalabilidade.

Categoria de Tecnologia

Postado em 02 abril 2022

Atualizado em 17 janeiro 2023

Visualizações: 777

Computação em nuvem inovou o mercado digital com serviços de extrema utilidade. O SaaS é indispensável para empresas que não tem especialidade no ramo da tecnologia, trazendo o software pronto para o uso imediato. Porém, o SaaS pode trazer algumas limitações. Por essa razão, muitas empresas desenvolvem o seu próprio software para implantar no PaaS.

O PaaS fornece a plataforma necessária para um software funcionar. O cliente pode modificar e ajustar o seu software como bem entender, trazendo uma boa flexibilidade. Porém, em alguns casos, a plataforma pode não ser suficiente. Assim, alguns optam pelo IaaS.

O que é IaaS?

IaaS é a sigla para “Infrastructure as a Service”, em português, pode ser traduzido para “Infraestrutura como serviço”. O IaaS fornece o acesso à computadores com uma ampla possibilidade de utilidades. Em outras palavras, é um computador virtual.

A grande diferença do IaaS para um computador físico, é que a infraestrutura do IaaS é distribuída em vários locais. Além disso, o gerenciamento da infraestrutura desses servidores e da rede é de responsabilidade do provedor do serviço. Ferramentas de gerenciamento e automação são disponibilizadas pelo serviço, auxiliando o usuário.

Geralmente, para utilizar o serviço, o usuário deve fazer o cadastro e realizar o pagamento. Uma vez que essa etapa é finalizada, a máquina virtual pode ser configurada com os interesses do usuário. O acesso ao serviço pode ser feito pelo usuário com a interface do usuário através do navegador, API ou terminal, usando o protocolo SSH.

Assim como todos os outros serviços em nuvem, a infraestrutura do IaaS é altamente escalável. Por isso, os custos são proporcionais à quantidade de uso.

A grande diferença entre o PaaS e o IaaS, é que o PaaS oferece a plataforma necessária para implantação de um software, enquanto o IaaS fornece infraestrutura de computação básica.

iaas

Vantagens do IaaS

Espaço físico

Diferente de um computador físico, não ocupa espaço, não gasta energia e não precisa de gerenciamento do ambiente como temperatura e ventilação.

Diversas opções para atender os requerimentos

Sempre há a possibilidade de aumentar as especificações de acordo com as necessidades. Como memória, espaço de armazenamento e até largura de banda.

Manutenção de infraestrutura

Por usar servidores virtuais, não há a necessidade de executar a manutenção periódica das máquinas e nem adquirir novos servidores para substituir os servidores velhos com o tempo.

Desvantagens do IaaS

Mais responsabilidades

Apesar de possuir múltiplas ferramentas de automação, algumas tarefas devem ser realizadas pelo usuário. Como o gerenciamento de sistemas operacionais, segurança e cópia de segurança.

Dependência da internet

Para ter acesso aos recursos IaaS é necessário ter acesso à internet.

Exemplos de provedores de IaaS

  • DigitalOcean
  • Rackspace
  • Amazon Web Services
  • Microsoft Azure
  • Google Compute Engine

Conclusão

O IaaS possui grande flexibilidade, possibilitando escolha de sistemas operacionais de servidores para o aluguel sob demanda de modo totalmente virtual. Aplicativos que necessitam uma infraestrutura mais específica podem optar pelo IaaS para suprir os seus requerimentos de forma satisfatória.