IaaS (Infrastructure as a Service)

Computador virtual. Fornece infraestrutura de computação básica distribuída em vários locais, oferecendo mais flexibilidade e escalabilidade.

Categoria de Tecnologia

Postado em 02 abril 2022

Atualizado em 17 janeiro 2023

Palavras-chave: saas,iaas,paas,service,serviço,computador,servidor,computação,nuvem,infraestrutura,infrastructure

Visualizações: 1779

Computação em nuvem inovou o mercado digital com serviços de extrema utilidade. O SaaS é indispensável para empresas que não tem especialidade no ramo da tecnologia, trazendo o software pronto para o uso imediato. Porém, o SaaS pode trazer algumas limitações. Por essa razão, muitas empresas desenvolvem o seu próprio software para implantar no PaaS.

O PaaS fornece a plataforma necessária para um software funcionar. O cliente pode modificar e ajustar o seu software como bem entender, trazendo uma boa flexibilidade. Porém, em alguns casos, a plataforma pode não ser suficiente. Assim, alguns optam pelo IaaS.

O que é IaaS?

IaaS é a sigla para “Infrastructure as a Service”, em português, pode ser traduzido para “Infraestrutura como serviço”. O IaaS fornece o acesso à computadores com uma ampla possibilidade de utilidades. Em outras palavras, é um computador virtual.

A grande diferença do IaaS para um computador físico, é que a infraestrutura do IaaS é distribuída em vários locais. Além disso, o gerenciamento da infraestrutura desses servidores e da rede é de responsabilidade do provedor do serviço. Ferramentas de gerenciamento e automação são disponibilizadas pelo serviço, auxiliando o usuário.

Geralmente, para utilizar o serviço, o usuário deve fazer o cadastro e realizar o pagamento. Uma vez que essa etapa é finalizada, a máquina virtual pode ser configurada com os interesses do usuário. O acesso ao serviço pode ser feito pelo usuário com a interface do usuário através do navegador, API ou terminal, usando o protocolo SSH.

Assim como todos os outros serviços em nuvem, a infraestrutura do IaaS é altamente escalável. Por isso, os custos são proporcionais à quantidade de uso.

A grande diferença entre o PaaS e o IaaS, é que o PaaS oferece a plataforma necessária para implantação de um software, enquanto o IaaS fornece infraestrutura de computação básica.

iaas

Vantagens do IaaS

Espaço físico

Diferente de um computador físico, não ocupa espaço, não gasta energia e não precisa de gerenciamento do ambiente como temperatura e ventilação.

Diversas opções para atender os requerimentos

Sempre há a possibilidade de aumentar as especificações de acordo com as necessidades. Como memória, espaço de armazenamento e até largura de banda.

Manutenção de infraestrutura

Por usar servidores virtuais, não há a necessidade de executar a manutenção periódica das máquinas e nem adquirir novos servidores para substituir os servidores velhos com o tempo.

Desvantagens do IaaS

Mais responsabilidades

Apesar de possuir múltiplas ferramentas de automação, algumas tarefas devem ser realizadas pelo usuário. Como o gerenciamento de sistemas operacionais, segurança e cópia de segurança.

Dependência da internet

Para ter acesso aos recursos IaaS é necessário ter acesso à internet.

Exemplos de provedores de IaaS

  • DigitalOcean
  • Rackspace
  • Amazon Web Services
  • Microsoft Azure
  • Google Compute Engine

Conclusão

O IaaS possui grande flexibilidade, possibilitando escolha de sistemas operacionais de servidores para o aluguel sob demanda de modo totalmente virtual. Aplicativos que necessitam uma infraestrutura mais específica podem optar pelo IaaS para suprir os seus requerimentos de forma satisfatória.

Projetos práticos

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Veja também

Afinal, para que servem os cookies que sempre são solicitados quando entramos em uma página?

A política de privacidade é obrigatória para qualquer site que utiliza dados pessoais do usuário. Porém, quais dados são esses especificamente?

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

IAM Identity and access manager

O gerenciamento de identidades e acesso é um recurso da AWS usado para atribuir permissões para usuários e recursos na AWS.

LAN

Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.

Virtualização

A virtualização é a criação de um ou mais ambientes virtuais em uma mesma máquina física, com o intuito de cumprir o mesmo papel de um computador físico.

Edge Computing

Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.