Edge Computing

Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.

Categoria de Tecnologia

Postado em 16 março 2022

Atualizado em 28 dezembro 2022

Palavras-chave: edge,computing,computação,de,borda,ajuda,iot,internet,thing,coisa

Visualizações: 1359

Muitos componentes de IoT são criados para realizar apenas uma tarefa. Por isso, esses componentes não possuem habilidade para fazer outros tipos de tarefas como armazenamento de dados ou conexão com a internet. Para criar um dispositivo de coleta, processamento e armazenamento de dados, outros componentes devem ser integrados para realizar diferentes tarefas. Essa integração pode ser feita de várias formas, um exemplo é a conexão com um servidor central de processamento e armazenamento de dados. Porém, quanto mais dispositivos se conectam ao servidor central, mais ocupado este servidor se torna. Além disso, o constante tráfego de dados através da internet não é algo seguro.

Um solução para esse problema foi o edge computing, em português, computação de borda.

O que é Edge Computing?

Edge computing ou computação de borda é um modelo de computação. Esse modelo faz o uso de servidores localizados próximos aos dispositivos que coletam dados, de modo que esses dados não precisem enviar dados para um servidor afastado geograficamente. A computação de borda é uma opção que substitui o modelo de computação em nuvem, onde os dados são enviados para uma nuvem para processamento e armazenamento.

enter image description here

O modelo de computação de borda é útil em aplicações em que a velocidade de resposta do servidor deve ser imediata. Além disso, essa prática reduz o tráfego de dados com servidores afastados do local de origem, aumentando a privacidade e segurança dos dados.

Vantagens de implementar um servidor de borda

Manter conexão com servidores distantes pode oferecer vários problemas como:

  • Demora no envio de dados, consequentemente afetando o desempenho geral
  • Riscos e problemas de segurança, como “homem no meio”
  • Altos custos com banda
  • Indisponibilidade de dados

A computação de borda aparece para resolver todos esses problemas. Colocando um servidor próximo à esses dispositivos, podemos melhorar a velocidade no recebimento e processamento de dados. Além disso, por ter um servidor localizado perto desses dispositivos é possível diminuir de forma significativa os custos da internet com largura de banda, pois quanto mais dispositivos enviando dados através da internet, mais banda será necessária.

No final das contas, toda a informação coletada em servidores de borda, irão ser enviados para o servidor central. Porém, a frequência de envio desses dados irá diminuir drasticamente, melhorando o desempenho do servidor central e melhorando em aspectos de segurança, uma vez que esses dados não são enviados constantemente.

Quando usar Edge Computing?

O uso de computação de borda pode ser usado para substituir o modelo de computação em nuvem, mas não é necessariamente sempre a melhor opção.

enter image description here

Tecnologias que precisam de resultados quase instantâneos podem necessitar de servidores de borda. Um exemplo são leitores biométricos:

  • Reconhecimento facial
  • Impressão digital

Apesar da segurança que a criptografia atual traz, problemas como indisponibilidade podem afetar o processamento dos dados de um leitor biométrico em caso de grandes níveis de latência com servidores afastados geograficamente. Isso pode afetar a qualidade do produto, tornando usuários insatisfeitos. Armazenar temporariamente dados do servidor central que são acessados frequentemente no servidor de borda pode uma boa prática em muitos casos.

Outro exemplo é o caso de dados coletados nos campos de agricultura. Esses dados podem ser armazenados e processados num servidor de borda e enviados uma ou duas vezes por dia para o servidor central, em muitas situações melhorando os custos de banda e manutenção pelo fato de usar menos bateria.

No entanto, a adoção do modelo de computação de borda pode trazer algumas desvantagens. Isso é o aumento de custos com a implementação e o mantimento de sistemas de computação de borda, devido a um maior número de dispositivos que devem ser adquiridos e gerenciados. Nesse caso, pode ser uma tarefa difícil atualizar e gerenciar dispositivos de borda por estarem espalhados por vários locais diferentes.

Conclusão

Conectar uma grande quantidade de dispositivos em um único servidor pode não ser uma boa prática. Saber a hora certa de usar computação de borda é recomendável para aumentar a velocidade de resposta de servidores e tornar a experiência do usuário mais agradável. Ter um servidor local pode ajudar a aumentar a velocidade de transferência de dados, segurança e desempenho geral.

Projetos práticos

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Veja também

Já pensou ser redirecionado para um site de banco falso?

O envenenamento de cache DNS redireciona o usuário para um site falso, mesmo digitando um URL legítimo. Como isso é possível??!!

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

Deep Learning (Aprendizagem profunda)

Subcampo da inteligência artificial inspirado no sistema de neurônios de seres inteligentes como o dos humanos, permitindo com que as máquinas aprendam.

Ciência de dados

Data Science ou ciência de dados, é uma área de computação que se concentra em extrair informações valiosas de grandes quantidades de dados.

Modelo cascata

Modelo tradicional de desenvolvimento de software, cada etapa do projeto deve seguir a ordem dos processos sem retroceder para as etapas anteriores.

SWOT Strength Weakness Opportunity Threat

A análise SWOT é um método estratégico de fácil utilidade usado para avaliar desde uma simples pessoa até uma grande empresa.