Sistema de numeção binário

O sistema de numeração binário é composto por apenas dois algarismos, 0 (zero) e 1 (um). Na computação, cada número binário é chamado de bit.

Categoria de Tecnologia

Postado em 18 junho 2022

Atualizado em 18 junho 2022

Palavras-chave: binary,binário,sistema,numeração,rgb,storage,image,bit,ascii

Visualizações: 4511

Pensar em um sistema de numeração que fosse conveniente para computadores era algo complicado para cientistas antigamente.

O sistema de numeração decimal que usamos no nosso dia a dia, não pode ser aplicado de um modo muito eficiente em um computador.

Porém, para um usuário normal, o sistema de numeração continua sendo a mesma usada tradicionalmente, a numeração decimal. Os processos de um computador são feitos de maneira binária, que são convertidos em numeração decimal para ter uma interface mais amigável ao usuário.

Para pessoas que precisam se aprofundar mais sobre o assunto de computação, a compreensão do sistema de numeração binária é indispensável. Pois, na computação, muita coisa é representada em bits, que está totalmente relacionado ao sistema de numeração binário.

O que é o sistema de numeração binário?

O sistema de numeração binário é um sistema de contagem que apenas utiliza dois algarismos, sendo eles 0 e 1. Toda informação processada pelo computador, irá acontecer em formato binário. Mas, pelo contrário do que se pensa, esse sistema é extremamente conveniente, principalmente na computação.

Basicamente, o computador opera usando eletricidade. A eletricidade passa por um barramento físico capaz de conduzir energia para os outros componentes do computador. A eletricidade possui dois tipos de estados reconhecidos pelo computador:

  1. Quando há presença de energia
  2. Quando há ausência de energia

Os dois estados acima podem ser representados com zero e um. Quando há presença de energia, o computador interpreta como 1. Quando há ausência de energia, o computador interpreta como 0. Por isso, o sistema de numeração binário é utilizado, pois só há dois tipos de estado de eletricidade.

Um computador emite milhões de feixes de luz por segundo dentro do seu circuito. O que define a frequência de feixes de luz que são transportados pelo barramento será o sinal de relógio. As informações dentro do computador são transportados na metade da velocidade da luz. Essas informações perdem velocidade por causa do material em que elas viajam. Mas, mesmo assim, isso é o bastante para possibilitar o processamento de uma grande quantidade de informação por segundo.

Cada feixe de luz representa 1 bit. 1 bit pode ser considerado cada algarismo em um valor.
00000000 00000000
No exemplo acima, temos 8 bits, que é o mesmo que 8 dígitos. Quando juntamos vários bits, obtemos várias variações que podem representar um valor diferente.
00000001=100000011=300000111=700001111=1500011111=3100111111=6301111111=12711111111=255 00000001 =1 \\ 00000011 =3 \\ 00000111 =7 \\ 00001111 =15 \\ 00011111 =31 \\ 00111111 =63 \\ 01111111 =127 \\ 11111111 =255 \\
Ao todo, um valor contendo 8 bits (1 byte) pode ter 256 variações de valores disponíveis para o uso. Exemplos de esquemas que utilizam 8 bits na prática são o ASCII e o RGB.

Representação de alfabeto com sistema de numeração binário, ASCII

O ASCII é um esquema de codificação de 8 bits, usado para simbolizar o valor de cada letra do alfabeto.

esquema de codificação ascii

Ainda utilizado até hoje, o ASCII teve como objetivo padronizar o modo de como a informação binária deve ser expressada e interpretada por computadores em relação ao alfabeto.

Representação de cores com sistema de numeração binário, RGB

RGB é um esquema de codificação de 8 bits utilizado para representar a intensidade das cores no armazenamento de uma imagem.

rgb cores

RGB é a sigla para vermelho, verde e azul. Cada uma dessas cores pode ter a sua intensidade alterada entre os valores 0 e 255. No final, as intensidades dessas três cores irão ser multiplacadas, gerando a cor final.
256256256=16,777,216 256*256*256=16,777,216
O máximo de variações de cores que o RGB pode ter é de 16,777,216 (o zero também conta).

Porque o sistema de numeração binário é mais vantajoso na computação?

O computador utiliza sinais elétricos para interpretar a informação recebida. O circuito de um computador é composto por milhares de transistores que são pequenos switches que ligam e desligam. Esse tipo de informação pode ser usada como mapeamento, representando 0 e 1.

O sistema binário se aplica muito bem ao circuito elétrico de um computador, por conseguir interpretar de uma forma efetiva e segura esses sinais.

A representação de valores também poderia ser simbolizada com o número de voltagem, como 1V, 2V, 3V…, porém essa não é uma forma segura, uma vez que a precisão dos dados podem se tornar um problema.

Conclusão

O sistema de numeração binário é composto apenas por 2 algarismos, 0 e 1. Na computação, cada número binário é chamado de bit.

O sistema binário é ideal para computadores, pois a representação de informação é feita através de sinais elétricos. Quando não há sinal elétrico, o computador identifica como 0. Quando há sinal elétrico, o computador identifica como 1.

Projetos práticos

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Veja também

O DNS torna a interface do navegador mais amigável aos usuários

Antes de podermos visualizar o site, o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador passa por várias etapas, para só então podermos visualizar o site pela primeira vez...

Ainda nos primórdios da internet discada, o maior medo de um usuário era o telefone tocar...

Esperávamos horas para baixar apenas alguns megabytes. Nessas horas, quando o telefone tocava nós fazíamos de tudo para não atender o telefone. Mas infelizmente nem sempre dava certo....

Sistema operacional (OS)

Atua como intermediador, responsável por tarefas como funcionalidade de dispositivos de I/O e distribuição de memória entre aplicativos em execução.

Sinal de relógio (clock)

Sinais elétricos pulsantes emitidos por um oscilador que são convertidos em ondas quadradas responsáveis por sincronizar os componentes de um sistema.

Armazenamento de imagens

O armazenamento de imagens é realizado com o sistema de numeração binária. A imagem é composta por um conjunto de pixels e cada pixel representa uma cor.

FS Sistema de arquivos

O sistema de arquivos gerencia o armazenamento de arquivos na memória física e a exibição desses mesmos na interface do usuário (GUI).