Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 18 junho 2022
Atualizado em 18 junho 2022
Palavras-chave: binary,binário,sistema,numeração,rgb,storage,image,bit,ascii
Visualizações: 6992
Pensar em um sistema de numeração que fosse conveniente para computadores era algo complicado para cientistas antigamente.
O sistema de numeração decimal que usamos no nosso dia a dia, não pode ser aplicado de um modo muito eficiente em um computador.
Porém, para um usuário normal, o sistema de numeração continua sendo a mesma usada tradicionalmente, a numeração decimal. Os processos de um computador são feitos de maneira binária, que são convertidos em numeração decimal para ter uma interface mais amigável ao usuário.
Para pessoas que precisam se aprofundar mais sobre o assunto de computação, a compreensão do sistema de numeração binária é indispensável. Pois, na computação, muita coisa é representada em bits, que está totalmente relacionado ao sistema de numeração binário.
O sistema de numeração binário é um sistema de contagem que apenas utiliza dois algarismos, sendo eles 0 e 1. Toda informação processada pelo computador, irá acontecer em formato binário. Mas, pelo contrário do que se pensa, esse sistema é extremamente conveniente, principalmente na computação.
Basicamente, o computador opera usando eletricidade. A eletricidade passa por um barramento físico capaz de conduzir energia para os outros componentes do computador. A eletricidade possui dois tipos de estados reconhecidos pelo computador:
Os dois estados acima podem ser representados com zero e um. Quando há presença de energia, o computador interpreta como 1. Quando há ausência de energia, o computador interpreta como 0. Por isso, o sistema de numeração binário é utilizado, pois só há dois tipos de estado de eletricidade.
Um computador emite milhões de feixes de luz por segundo dentro do seu circuito. O que define a frequência de feixes de luz que são transportados pelo barramento será o sinal de relógio. As informações dentro do computador são transportados na metade da velocidade da luz. Essas informações perdem velocidade por causa do material em que elas viajam. Mas, mesmo assim, isso é o bastante para possibilitar o processamento de uma grande quantidade de informação por segundo.
Cada feixe de luz representa 1 bit. 1 bit pode ser considerado cada algarismo em um valor.
No exemplo acima, temos 8 bits, que é o mesmo que 8 dígitos. Quando juntamos vários bits, obtemos várias variações que podem representar um valor diferente.
Ao todo, um valor contendo 8 bits (1 byte) pode ter 256 variações de valores disponíveis para o uso. Exemplos de esquemas que utilizam 8 bits na prática são o ASCII e o RGB.
O ASCII é um esquema de codificação de 8 bits, usado para simbolizar o valor de cada letra do alfabeto.
Ainda utilizado até hoje, o ASCII teve como objetivo padronizar o modo de como a informação binária deve ser expressada e interpretada por computadores em relação ao alfabeto.
RGB é um esquema de codificação de 8 bits utilizado para representar a intensidade das cores no armazenamento de uma imagem.
RGB é a sigla para vermelho, verde e azul. Cada uma dessas cores pode ter a sua intensidade alterada entre os valores 0 e 255. No final, as intensidades dessas três cores irão ser multiplacadas, gerando a cor final.
O máximo de variações de cores que o RGB pode ter é de 16,777,216 (o zero também conta).
O computador utiliza sinais elétricos para interpretar a informação recebida. O circuito de um computador é composto por milhares de transistores que são pequenos switches que ligam e desligam. Esse tipo de informação pode ser usada como mapeamento, representando 0 e 1.
O sistema binário se aplica muito bem ao circuito elétrico de um computador, por conseguir interpretar de uma forma efetiva e segura esses sinais.
A representação de valores também poderia ser simbolizada com o número de voltagem, como 1V, 2V, 3V…, porém essa não é uma forma segura, uma vez que a precisão dos dados podem se tornar um problema.
O sistema de numeração binário é composto apenas por 2 algarismos, 0 e 1. Na computação, cada número binário é chamado de bit.
O sistema binário é ideal para computadores, pois a representação de informação é feita através de sinais elétricos. Quando não há sinal elétrico, o computador identifica como 0. Quando há sinal elétrico, o computador identifica como 1.
Projetos práticos
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..
Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.
A finalidade da auditoria é examinar e avaliar os procedimentos internos da empresa mantendo a integridade de dados em questão de qualidade e segurança.
Sinais elétricos pulsantes emitidos por um oscilador que são convertidos em ondas quadradas responsáveis por sincronizar os componentes de um sistema.
Usando variáveis como MTBF e MTTR, pode-se obter a porcentagem da disponibilidade de um sistema, seja linear ou paralelo.
Técnica de sistemas computacionais que dividi tarefas em estágios e executa de forma simultânea, diminuindo o tempo total de processamento.