Sistema de numeção binário

O sistema de numeração binário é composto por apenas dois algarismos, 0 (zero) e 1 (um). Na computação, cada número binário é chamado de bit.

Categoria de Tecnologia

Postado em 18 junho 2022

Atualizado em 18 junho 2022

Palavras-chave: binary,binário,sistema,numeração,rgb,storage,image,bit,ascii

Visualizações: 4299

Pensar em um sistema de numeração que fosse conveniente para computadores era algo complicado para cientistas antigamente.

O sistema de numeração decimal que usamos no nosso dia a dia, não pode ser aplicado de um modo muito eficiente em um computador.

Porém, para um usuário normal, o sistema de numeração continua sendo a mesma usada tradicionalmente, a numeração decimal. Os processos de um computador são feitos de maneira binária, que são convertidos em numeração decimal para ter uma interface mais amigável ao usuário.

Para pessoas que precisam se aprofundar mais sobre o assunto de computação, a compreensão do sistema de numeração binária é indispensável. Pois, na computação, muita coisa é representada em bits, que está totalmente relacionado ao sistema de numeração binário.

O que é o sistema de numeração binário?

O sistema de numeração binário é um sistema de contagem que apenas utiliza dois algarismos, sendo eles 0 e 1. Toda informação processada pelo computador, irá acontecer em formato binário. Mas, pelo contrário do que se pensa, esse sistema é extremamente conveniente, principalmente na computação.

Basicamente, o computador opera usando eletricidade. A eletricidade passa por um barramento físico capaz de conduzir energia para os outros componentes do computador. A eletricidade possui dois tipos de estados reconhecidos pelo computador:

  1. Quando há presença de energia
  2. Quando há ausência de energia

Os dois estados acima podem ser representados com zero e um. Quando há presença de energia, o computador interpreta como 1. Quando há ausência de energia, o computador interpreta como 0. Por isso, o sistema de numeração binário é utilizado, pois só há dois tipos de estado de eletricidade.

Um computador emite milhões de feixes de luz por segundo dentro do seu circuito. O que define a frequência de feixes de luz que são transportados pelo barramento será o sinal de relógio. As informações dentro do computador são transportados na metade da velocidade da luz. Essas informações perdem velocidade por causa do material em que elas viajam. Mas, mesmo assim, isso é o bastante para possibilitar o processamento de uma grande quantidade de informação por segundo.

Cada feixe de luz representa 1 bit. 1 bit pode ser considerado cada algarismo em um valor.
00000000 00000000
No exemplo acima, temos 8 bits, que é o mesmo que 8 dígitos. Quando juntamos vários bits, obtemos várias variações que podem representar um valor diferente.
00000001=100000011=300000111=700001111=1500011111=3100111111=6301111111=12711111111=255 00000001 =1 \\ 00000011 =3 \\ 00000111 =7 \\ 00001111 =15 \\ 00011111 =31 \\ 00111111 =63 \\ 01111111 =127 \\ 11111111 =255 \\
Ao todo, um valor contendo 8 bits (1 byte) pode ter 256 variações de valores disponíveis para o uso. Exemplos de esquemas que utilizam 8 bits na prática são o ASCII e o RGB.

Representação de alfabeto com sistema de numeração binário, ASCII

O ASCII é um esquema de codificação de 8 bits, usado para simbolizar o valor de cada letra do alfabeto.

esquema de codificação ascii

Ainda utilizado até hoje, o ASCII teve como objetivo padronizar o modo de como a informação binária deve ser expressada e interpretada por computadores em relação ao alfabeto.

Representação de cores com sistema de numeração binário, RGB

RGB é um esquema de codificação de 8 bits utilizado para representar a intensidade das cores no armazenamento de uma imagem.

rgb cores

RGB é a sigla para vermelho, verde e azul. Cada uma dessas cores pode ter a sua intensidade alterada entre os valores 0 e 255. No final, as intensidades dessas três cores irão ser multiplacadas, gerando a cor final.
256256256=16,777,216 256*256*256=16,777,216
O máximo de variações de cores que o RGB pode ter é de 16,777,216 (o zero também conta).

Porque o sistema de numeração binário é mais vantajoso na computação?

O computador utiliza sinais elétricos para interpretar a informação recebida. O circuito de um computador é composto por milhares de transistores que são pequenos switches que ligam e desligam. Esse tipo de informação pode ser usada como mapeamento, representando 0 e 1.

O sistema binário se aplica muito bem ao circuito elétrico de um computador, por conseguir interpretar de uma forma efetiva e segura esses sinais.

A representação de valores também poderia ser simbolizada com o número de voltagem, como 1V, 2V, 3V…, porém essa não é uma forma segura, uma vez que a precisão dos dados podem se tornar um problema.

Conclusão

O sistema de numeração binário é composto apenas por 2 algarismos, 0 e 1. Na computação, cada número binário é chamado de bit.

O sistema binário é ideal para computadores, pois a representação de informação é feita através de sinais elétricos. Quando não há sinal elétrico, o computador identifica como 0. Quando há sinal elétrico, o computador identifica como 1.

Projetos práticos

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Veja também

Afinal, para que servem os cookies que sempre são solicitados quando entramos em uma página?

A política de privacidade é obrigatória para qualquer site que utiliza dados pessoais do usuário. Porém, quais dados são esses especificamente?

Estar antenado pode te salvar de cair em algum golpe

A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..

Sistema de produção de Toyota

Método que revolucionou o modo de produção do mercado automobilístico, aproveitando melhor os recursos e diminuindo o desperdício.

Disponibilidade de sistemas

Usando variáveis como MTBF e MTTR, pode-se obter a porcentagem da disponibilidade de um sistema, seja linear ou paralelo.

FS Sistema de arquivos

O sistema de arquivos gerencia o armazenamento de arquivos na memória física e a exibição desses mesmos na interface do usuário (GUI).

Pipeline

Técnica de sistemas computacionais que dividi tarefas em estágios e executa de forma simultânea, diminuindo o tempo total de processamento.